PRIMEIRA COPA DO MUNDO: 1930

By | April 8, 2019

INTRODUÇÃO: PRIMEIRA COPA DO MUNDO 1930

Idealizada pelo visionário francês Jules Rimet, a primeira Copa do Mundo em 1930 foi o pontapé inicial para o futebol de campo se popularizar e profissionalizar pelo mundo. A realização da primeira Copa do Mundo de Futebol, entretanto, aconteceu com polêmicas e rivalidades, inclusive aqui no Brasil!

COMO SURGIU A PRIMEIRA COPA

Tudo começou quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o futebol de campo não participaria dos Jogos Olímpicos de 1932 pela sua baixa popularidade nos Estados Unidos, país-sede do evento. A FIFA divergiu sobre essa exclusão, pois queria a profissionalização do esporte.

Em 1928, o francês Monsieur Jules Rimet, presidente à época da FIFA, anunciou a criação de um torneio que também seria realizado de quatro em quatro anos, mas agora exclusivo para o futebol: a Copa do Mundo.

Série Copas do Mundo

  1. Episódio 02: Copa do Mundo de 34
  2. Episódio 03: Copa do Mundo de 38

URUGUAI FOI SEDE DA PRIMEIRA COPA

Com cinco países candidatos, a FIFA escolheu a capital Montevidéu, no Uruguai, para sediar a primeira Copa do Mundo. Essa escolha não foi por acaso: aquele era o ano do centenário da independência do país e a seleção uruguaia havia conquistado os dois últimos títulos olímpicos de futebol.

Apesar da homenagem, essa decisão causou alguns problemas para a organização do evento.

POLÊMICAS E INÍCIO DA PRIMEIRA COPA

A escolha do Uruguai, um país sul-americano, fez com que vários países desistissem de participar da competição devido aos custos e à duração da viagem. É importante lembrar que o futebol ainda era encarado como um esporte amador e não recebia um investimento apropriado.

Isso fez com que apenas 13 seleções participassem do evento, sem jogos eliminatórios: quatro da Europa (França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia), sete da América do Sul (Brasil, Argentina. Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru) e duas da América do Norte (Estados Unidos e México).

A primeira Copa do Mundo ocorreu entre os dias 13 e 30 de julho de 1930 sob um inverno rigoroso. Foi dividida em quatro grupos, onde se classificaram para a semifinal: Argentina, Estados Unidos, Uruguai e Iugoslávia.

SELEÇÃO DO BRASIL NA PRIMEIRA COPA DO MUNDO

Em 1930, havia uma enorme rivalidade entre os times estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo, que detinham os melhores jogadores para compor a seleção nacional.

A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidiu convocar apenas jogadores cariocas, com exceção do jogador Araken Patusca. Dessa forma, a seleção brasileira chegou à Copa do Mundo sem força competitiva e terminou em sexto lugar.

Conheça um pouco mais dessa história:

O PRIMEIRO GOL EM COPAS DO MUNDO

O francês Lucien Laurent marcou, aos 19 minutos do primeiro tempo, o primeiro gol da história das Copas do Mundo no jogo contra o México, no estádio Pócitos.

O PRIMEIRO GOL DO BRASIL EM COPAS DO MUNDO

No segundo dia de torneio, o jogador “Preguinho”, do Fluminense, foi o primeiro a marcar um gol brasileiro em Copas do Mundo. Mas isso não deu sorte à seleção, que acabou perdendo a partida contra a Iugoslávia.

No seu segundo jogo na competição, o Brasil conseguiu vencer a Bolívia por 4 a 0, mas já estava desclassificado por saldo de pontos. A notícia chegou ao país por telegrama e causou tristeza, além de gozações por parte dos paulistas aos cariocas.

A FINAL DA PRIMEIRA COPA EM 1930

A Primeira Copa do Mundo: 1930 no Uruguai

A final ocorreu no Estádio Centenário, que ficou pronto quando a Copa do Mundo já havia iniciado. Argentina e Uruguai protagonizaram uma briga a respeito da bola antes da partida começar.

Com um público de 93 mil pessoas e o placar de 4 a 2, o Uruguai sagrou-se o primeiro campeão da Copa do Mundo, sendo contemplado com a famosa taça Jules Rimet – pesando mais de 4 kg de ouro maciço.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1930 FIFA World Cup Uruguai. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/uruguay1930/index.html>. Acesso em: 08/01/2018

  • 4
    Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

one × one =