Copa do Mundo de 1998: A Copa da França de Zidane

By | June 2, 2018

Introdução: Copa do Mundo de 1998

A Copa do Mundo de 1998 tem um ar de mistério até hoje em relação ao episódio do “apagão” de Ronaldo. A seleção tetracampeã veria o título escorregar pelas mãos frente uma atuação impecável do craque Zidane.

Copa de 1998 teve 32 seleções participantes

Sediando pela segunda vez, a França recebeu a Copa do Mundo de 1998 com 10 estádios em cidades diferentes. Seria a primeira vez em que o Mundial teria 32 seleções participantes. Entre todos os campeões mundiais, apenas o Uruguai não conseguiu classificação.

Croácia estreia com atuação surpreendente

A Croácia fez uma ótima campanha em sua primeira participação em Copas do Mundo. Conseguiu vencer Alemanha e Holanda, passou pela seleção romena e só foi parada pela França. Mesmo assim, conquistou o terceiro lugar na Copa de 98.

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998

Tetracampeã na Copa de 94, a seleção brasileira teria o jogador Romário cortado dias antes de se iniciar a Copa do Mundo de 1998, devido uma lesão na panturrilha. Assim, os jogadores comandados por Mario Jorge Lobo Zagallo iniciaram uma briga pela vaga no ataque do time.

A estreia do Brasil não convenceu, mesmo tendo vencido a Escócia por 2 a 1. Rivaldo, Ronaldo e Bebeto garantiram os três gols brasileiros na vitória em cima da seleção de Marrocos. Mas, chegando na partida contra a Noruega, a derrota por 2 a 1 iria abalar a união da equipe, que começou a trocar críticas publicamente.

Já na semifinal, Taffarel brilhou novamente ao defender duas cobranças de pênalti da seleção holandesa. Com isso, o Brasil avançou para a final.

Final da Copa de 98

A final da Copa de 1998 teria um dos episódios mais misteriosos envolvendo a seleção brasileira. Horas antes de iniciar a disputa pelo título contra a França, Ronaldo sofreu uma convulsão, mas foi liberado pelos médicos a jogar.

A Imprensa, entretanto, divulgava que Ronaldo estava com dores no tornozelo. Depois, informaram que havia sido uma crise nervosa, que havia “amarelado”. Por fim, essa história nunca ficou muito bem entendida.

Mas é provável que esse episódio com Ronaldo tenha afetado a concentração dos jogadores. Mesmo com Edmundo pronto para atuar no lugar do atacante, Ronaldo decidiu entrar. Entretanto, o comportamento do jogador estava estranho e seu jogo apático. Assim, tudo desandou para a seleção brasileira.

Zidane leva França ao título

Já a França, que tinha o craque Zinedine Zidane em sua seleção, teve uma campanha de altos e baixos até chegar à final. Contudo, o time estava focado e praticava um futebol de alta qualidade. A seleção francesa venceu o Brasil por 3 x 0 em um jogo relativamente fácil, uma vez que Ronaldo não brilhou. Dois gols foram de Zidane, eleito o melhor jogador do torneio pela crítica.

A França conquistava seu primeiro título na Copa do Mundo de 1998. Os franceses também terminaram sua participação no Mundial com o melhor ataque e a melhor defesa da Copa de 98 – um feito histórico realizado em casa.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIFA. 1998 FIFA World Cup France. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/france1998/index.html>. Acesso em: 29/04/2018

  • 24
    Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 + six =