Copa do Mundo de 1966 _ :) _

By | 28/02/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Copa do Mundo de 1966

A Copa do Mundo de 1966 ficou marcada pelo roubo da taça Jules Rimet e arbitragem duvidosa na partida final. Mesmo com a seleção brasileira otimista após a conquista do bicampeonato, nem Pelé ou Garrincha conseguiram evitar uma das piores campanhas já realizadas.

País que criou o Futebol recebe a Copa

A 8ª edição da Copa do Mundo aconteceu na Inglaterra, país que criou o futebol moderno, entre os dias 11 e 30 de julho de 1966. Curiosamente, nenhum jogo foi realizado aos domingos por motivos religiosos nas Ilhas Britânicas.

Durante o campeonato, houve destaque para o jogador português Eusébio, artilheiro que ajudou a eliminar o Brasil e a surpreendente Coreia do Norte. A equipe asiática conseguiu derrotar por 1 x0 a seleção da Itália, que foi recebida com tomates podres ao retornar para casa.

Primeira Mascote da Copa do Mundo

Na Copa de 1966 surgia a primeira mascote do campeonato. World Cup Willie, um leão simpático, foi considerado o percursor das mascotes em grandes eventos esportivos. A ideia era promover o Mundial e faturar com o apelo comercial.

Roubo da Taça Jules Rimet em 1966

A taça Jules Rimet foi exposta em uma exposição em Londres alguns meses antes do início da Copa. Mas no dia 20 de março de 1966, foi roubada do local.

O desaparecimento envolveu os investigadores da Scotland Yard. Mas quem acabou farejando o troféu perdido foi Pickles, um cãozinho que estava passeando com seu dono em uma praça na região.

A valiosa taça estava escondida entre arbustos, embrulhada com jornal. Após uma semana perdida, a Inglaterra conseguiu recuperar o troféu com a ajuda do cão herói que virou celebridade mundial. Porém, 17 anos depois, no Brasil, a taça seria roubada novamente para nunca mais ser encontrada.

Seleção Brasileira na Copa de 1966

A seleção brasileira estava vivendo uma fase de grande prestígio pela conquista do bicampeonato no Mundial. Mas os problemas já começaram com a indefinição da equipe principal para a Copa de 66.

Com 47 jogadores convocados revezando durante os treinos e mudanças na preparação física da seleção brasileira, tudo só foi estabelecido às vésperas do início do campeonato.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Fim da dupla Pelé e Garrincha

A estreia foi com vitória em cima da Bulgária: 2 x 0, com gols de Pelé e Garrincha. Esta seria a última partida que jogariam juntos pela seleção brasileira. Com a dupla, o Brasil nunca perdeu.

Pelé foi marcado violentamente em jogo e não esteve presente na derrota por 3 x 1 para a Hungria. Esse jogo acabou com a invencibilidade brasileira de 13 jogos em Copas do Mundo.

Nas quartas de final, Portugal jogou bem e eliminou o Brasil por 3 x 1. Uma das piores campanhas da seleção brasileira em Copas do Mundo.

Polêmica Final da Copa do Mundo de 66

Inglaterra e Alemanha Ocidental disputaram a final no estádio de Wembley para um público de 98 mil torcedores. A partida foi emocionante, mas também polêmica.

O jogo seguia empatado em 2 x 2 quando o inglês Geoff Hurst, aos 11 minutos da prorrogação, chutou a bola no travessão do goleiro alemão. A bola caiu perto da linha do gol e voltou. O árbitro deu o gol controverso para a Inglaterra.

No último minuto do jogo, três torcedores invadiram o campo. Mas Hurst seguiu com o contra-ataque e marcou o quarto gol da Inglaterra. Acredita-se até hoje que a arbitragem beneficiou os anfitriões da Copa de 1966.

Mas, com o placar de 4 a 2, a Inglaterra foi declarada campeã. A recuperada taça Jules Rimet foi entregue à seleção inglesa pelas mãos da própria rainha.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIFA. 1966 FIFA World Cup England. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/england1966/index.html>. Acesso em: 19/02/2018

  • 29
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =