Pular para o conteúdo

Copa do Mundo de 1950: O Maracanazo

Copa do mundo de 1950
COMPARTILHE!

Copa do Mundo FIFA de 1950.

A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi a quarta edição do maior torneio de Futebol masculino envolvendo seleções nacionais. Organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), a competição ocorreu no Brasil, com seis cidades-sede, com início no dia 24 de junho e término em 16 de julho de 1950.

A Escolha da Sede da Copa de 1950.

Devido a Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo não vinha sendo disputada desde 1938; as Copas do Mundo de 1942 e 1946 foram canceladas. Após a guerra, a FIFA desejava retomar a competição assim que possível, e começaram a planejar a próxima copa. No pós-guerra, a maior parte do continente europeu estava destruída. Como resultado, a Federação Internacional de Futebol teve algumas dificuldades em encontrar algum país interessado em sediar a competição.

Por algum tempo, a Copa do Mundo esteve em risco de não ser realizada por causa de uma falta de interesse da comunidade internacional, até que o Brasil apresentou uma proposta ao Congresso da Federação Internacional de Futebol de 1946, se oferecendo para sediar o evento, que estava originalmente planejado para 1949. Brasil e Alemanha haviam sido os principais candidatos à cancelada Copa do Mundo de 1942. A nova proposta brasileira era muito semelhante à de 1942 e, devido ao contexto, foi rapidamente aceita.

Para a realização da Copa de 1950, foram construídos estádios, dentre eles o Maracanã, que, na época, era o maior estádio do mundo.

Brasil: a sede da copa do mundo de 1950

As Cidades-Sede e Estádios da Copa de 1950

Seis cidades sediaram a Copa do Mundo de 1950:

  • Belo Horizonte:

O Estádio Raimundo Sampaio (Estádio Independência) foi construído para a Copa do Mundo de 1950 e recebeu 3 partidas pela competição.

  • Curitiba:

O Estádio Durival Britto e Silva (a Vila Capanema) recebeu 2 jogos.

  • Porto Alegre:

O Estádio dos Eucaliptos tinha capacidade para 20 mil pessoas. O complexo, que recebeu dois jogos da competição, e foi demolido em 2012.

  • Recife:

O Estádio Adelmar da Costa Carvalho (a Ilha do Retiro), foi reformado para a competição e tinha capacidade, na época, de 20 mil pessoas. O estádio recebeu dois jogos.

  • Rio de Janeiro:

O Estádio Jornalista Mário Filho (o Maracanã) foi construído para a Copa do Mundo e tinha a intenção de ser o maior estádio do mundo. O principal palco da Copa tinha a capacidade, na época, de 200 mil pessoas e recebeu 8 jogos, dentre eles 4 da Seleção Brasileira e o jogo final da copa.

  • São Paulo:

O Estádio Paulo Machado de Carvalho (o Pacaembu) foi o segundo maior estádio da Copa com capacidade, na época, de 60 mil pessoas. Sediou 6 jogos.

Estádios da copa do mundo de 1950

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 1950

Após a escolha da sede, a FIFA ainda dedicaria algum tempo para convencer os países a enviar suas seleções nacionais para competir. A Itália, campeã da Copa de 1938, era uma presença muito importante, mas o país estava se reconstruindo após o final da Segunda Guerra e havia pouco interesse por parte dos italianos de se inscreverem. Os italianos foram convencidos a participar, porém há rumores que a FIFA teve que custear as viagens para que a seleção italiana pudesse viajar até o Brasil.

O Japão, ainda sob ocupação, e a ocupada e dividida Alemanha ainda não tinham permissão para competir devido as sanções pós-guerra.

As nações britânicas puderam competir, após 17 anos de autoexílio, voltaram a fazer parte da FIFA. O British Home Championship (antigo campeonato britânico de seleções) de 1949-50 serviria de eliminatória, com o campeão e vice se classificando. A Inglaterra terminou em primeiro e a Escócia em segundo, mas os escoceses optaram por não participar da copa.

Dois outros times, Turquia e Índia, também desistiram após se classificarem. França e Portugal foram convidados para repor as vagas, mas declinaram. Sendo assim, das 16 seleções classificadas originalmente previstos, somente 13 participaram do torneio.

Países Participantes da Copa do Mundo de 1950

Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar da Copa do Mundo de 1950, sendo 8 delas europeias (Itália, Suécia, Suíça, Espanha, Iugoslávia, Inglaterra, Escócia e Turquia), 7 americanas (Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos e México) e uma asiática (a Índia).

As equipes da Índia, Turquia e Escócia desistiram da competição; o grupo 4 ficou com apenas duas seleções: Uruguai e Bolívia e o grupo 3 com três seleções: Suécia, Itália e Paraguai.

Os Jogos da Copa do Mundo de 1950

Sorteio e os Cabeças de Chave da Copa de 50

O sorteio foi realizado no Itamaraty no Rio de Janeiro no dia 22 de Maio de 1950.

Os cabeças de chave da Copa do Mundo de 1950 foram Brasil, Inglaterra, Itália e Uruguai.

Sorteio da Copa do Mundo de 1950

Fórmula de Disputa da Copa do Mundo de 1950

A copa do mundo de 1950 foi disputada em duas fases: a fase de grupo era a primeira fase, com 4 grupos, onde o vencedor de cada grupo, avançaria para o quadrangular final, a segunda fase.

Atenção!

Ao contrário do que muitos pensam, a Copa do Mundo de 1950 não teve dois finalistas, e sim 4 finalistas que disputaram o quadrangular final.

A Primeira fase da Copa do Mundo de 1950: Fase de Grupos

O grupo 1 era formado por Brasil, México, Suíça e Iugoslávia. O Brasil foi o vencedor do grupo com duas vitórias e um empate com a Suíça.

O grupo 2 era formado por Espanha, Inglaterra, Chile e Estados Unidos. A Espanha foi a vencedora do grupo, com três vitórias.

O grupo 3 foi formado por Suécia, Itália e Paraguai. A Suécia foi a vencedora do grupo com uma vitória e um empate.

O grupo 4, devido a seleções desistentes, foi formado apenas por Uruguai e Bolívia. O Uruguai avançou com facilidade, vencendo a Bolívia por 8 a 0.

A Itália, então bicampeã mundial, foi eliminada na 1ª fase, mas o time não era o mesmo de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azurra.

Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai.

Quadrangular Final da Copa do Mundo de 1950

Na fase final, um quadrangular inédito e único em copas do mundo: Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai.

O Brasil venceu a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1 era considerado grande favorito para ganhar a copa do mundo.

Já a seleção do Uruguai empatou em 2 a 2 com a Espanha e venceu a Suécia por 3 a 2, e iria para o jogo final com chances de se tornar campeã se vencesse a favorita seleção brasileira.

A Final da Copa do Mundo de 1950: “o Maracanaço”

Em 16 de julho diante de um público de 199 954 mil pessoas (alguns estimam cerca de 205 mil pessoas) lotaram o Maracanã, o Brasil precisava apenas empatar com o Uruguai para conquistar a copa do mundo.

A última partida era coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição.

O Brasil, embalado pela excelente campanha e com apoio da torcida, abriu o placar aos 2 minutos do segundo tempo com gol de Friaça. O Uruguai, aos 21 minutos do segundo tempo, empatou a partida com Juan Alberto Schiaffino. O empate ainda daria o título da competição aos brasileiros. E aos 34 minutos do segundo tempo, Alcides Ghiggia virou o placar para os uruguaios, silenciando o Maracanã e dando o segundo título mundial a seleção do Uruguai.

Autores dos gols da final da Copa do Mundo de 1950

Esta partida ficou conhecida como “Maracanaço” e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: 199.854 pessoas (oficialmente). Também é considerada uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro.

O que é o termo “Maracanaço” da Copa de 1950?

O jogo final da Copa do Mundo de 1950 é conhecido como “Maracanaço”, derivado de uma expressão latina (em espanhol: Maracanazo) usada pelos adversários para provocar os brasileiros.

O Artilheiro da copa do Mundo de 1950

Com 9 gols, Ademir de Menezes foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950.

Ademir Menezes foi o artilho da copa do mundo de 1950

Os Destaques da Copa do Mundo de 1950

Os jogadores destaques da Copa de 1950 foram: Roque Máspoli, Obdulio Varela, Alcides Ghiggia e Juan Schiaffino do Uruguai e Ademir de Menezes, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e José Carlos Bauer do Brasil.

Seleção Uruguaia de 1950

Seleção uruguaia campeã mundial de 1950

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1950 FIFA World Cup Brazil. Disponível em: < http://www.fifa.com/worldcup/archive/brazil1950/index.html >. Acesso em: 15/01/2018

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *