Copa do Mundo de 1950: O Maracanazo _ :) _

By | 26/01/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física



Introdução: Copa do mundo de 1950

Após o período da 2º guerra, o maior evento internacional de futebol ressurgia em 1950 em terras tupiniquins. Com a construção do Estádio do Maracanã, o maior que o mundo já havia visto, a Copa do Mundo de 1950 foi marcada por uma final emocionante que até hoje é lembrada no Brasil.

2º Guerra afetou a realização das Copas do Mundo

Iniciada em 1939, a Segunda Guerra Mundial foi responsável por deixar um hiato na realização de duas edições da Copa do Mundo. Vários países da Europa ficaram destruídos física e economicamente por conta do conflito.

Brasil: a terra da Copa de 1950

Em 1945 a guerra acabou e a Copa de 1950 seria realizada justamente na terra da alegria, do samba e do (agora) futebol. O Brasil foi escolhido para sediar a quarta edição da Copa do Mundo, um feito que iria solidificar o futebol como um grande esporte e paixão nacional.

Construção do Estádio do Maracanã em 1950

Para sediar a Copa do Mundo, o governo brasileiro investiu na construção de um gigantesco estádio de futebol, e o maior do mundo naquele tempo, na cidade do Rio de Janeiro. Era inaugurado, no dia 16 de junho de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, pronto para receber milhares de pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=kZ-3e06KPnU

Outros estádios localizados em MG, PR, RS, PE e SP, com o Pacaembu, também foram palco dos jogos da Copa de 50 no Brasil.

Novo Regulamento e Times Europeus Enfraquecidos

Como estratégia política, a FIFA decidiu retirar da competição todos os países que representaram o eixo durante guerra. A exceção ficou com a Itália, por ter sido a última a conquistar o título no Mundial, que chegava enfraquecida ao ter perdido grandes craques do país em um acidente aéreo ocorrido com o clube “Grande Torino”.

Para a Copa do Mundo de 50, classificaram-se 16 seleções, mas apenas 13 viajaram para o Brasil. A FIFA alterou o regulamento do torneio e inseriu duas fases de grupo, evitando a frustração de times sendo eliminados logo no primeiro jogo.

Jogo entre Inglaterra e EUA na Copa de 50 virou filme

Após vencerem o Chile (2 x 0), a Inglaterra – país que criou o futebol moderno – protagonizou uma das maiores “zebras” da história do futebol. Contra todas as probabilidades, a seleção dos Estados Unidos, composta apenas por jogadores amadores, acabou vencendo os ingleses na partida que ficou conhecida como o “Milagre de Belo Horizonte”. Esse episódio foi retratado no filme “Duelo de Campeões“, produzido em 2005 nos EUA.

Seleção Brasileira de 1950

O avanço da profissionalização do futebol, com clubes cada vez mais estruturados, impulsionou o surgimento dos primeiros jornais esportivos no Brasil. Em 24 de junho, o Brasil abriu os jogos da Copa de 50 goleando o México por 4 x 0 e seguiu pelas fases do campeonato.

Final da Copa de 50: Brasil x Uruguai

A Copa do Mundo de 50

Estima-se que mais de 200 mil pessoas foram ao Maracanã assistir a partida final da Copa do Mundo de 50. O Brasil tinha a vantagem do empate, mas acabou sofrendo um gol do ponta-direita Ghiggia aos 34 minutos do segundo tempo, o que deu a vitória ao Uruguai por 2 x 1.

Os torcedores brasileiros pareciam não acreditar. Um silêncio constrangedor tomou conta do Maracanã e deixou um enorme sentimento de tristeza em todo o país. Curiosamente, o carrasco brasileiro (Alcides Ghiggia) viria a falecer no dia 16 de julho de 2015 – exatamente 65 anos após o “Maracanazo”.

A trágica derrota na Copa do Mundo mudou as cores da camisa da seleção brasileira (antes era azul e branco) e marcou não apenas a carreira daqueles jogadores, mas toda uma geração que chorou e sofreu com o episódio.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1950 FIFA World Cup Brazil. Disponível em: < http://www.fifa.com/worldcup/archive/brazil1950/index.html >. Acesso em: 15/01/2018

  • 78
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − um =