Copa do Mundo de 1994: A Copa de Romário

By | 10/05/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Copa do Mundo de 1994

Com Romário e Bebeto, o time do Brasil encontrava o entrosamento que tanto desejava no ataque, além de contar com o talento de Taffarel no gol. A Copa do Mundo de 1994 teve lances emocionantes e emblemáticos lembrados até hoje por muitos brasileiros.

Copa de 94 lota os Estádios nos Estados Unidos

Estados Unidos, país-sede da Copa do Mundo de 1994, teve o desafio de empolgar os americanos devido à baixa popularidade do futebol (soccer) por lá. Mesmo assim, o torneio foi um sucesso de público e lotou os estádios.

Nas oitavas de final, a seleção argentina acabou eliminada. Isso aconteceu logo após Diego Maradona não passar pelo exame antidoping e ser expulso do campeonato.

Como resultado, o Brasil foi o único país sul-americano a passar para as quartas de final.

Jogador mais velho a marcar gol em Copas do Mundo

Aos 42 anos, Roger Milla, do time de Camarões, foi o jogador mais velho a marcar um gol na história do Mundial. Entretanto, esse seria o único gol da equipe na partida contra a Rússia. O jogo terminou em 6 a 1, eliminando a equipe africana da Copa do Mundo de 1994.

Aliás, nessa mesma partida, o atacante Oleg Salekno marcou cinco gols para os russos. Dessa maneira, bateu o recorde de jogador com maior número de gols em uma única partida.

Romário e Bebeto: dupla fez História na Copa do Mundo de 94

A seleção brasileira de 94 passou raspando pelas eliminatórias da Copa. Mas o jogador que se destacou para que o Brasil se classificasse foi o baixinho Romário. Junto com Bebeto, a dupla de atacantes garantiu que o time avançasse pelas fases da Copa de 1994.

Foi com um passe de Romário a Bebeto, em jogo tenso contra os donos da casa, que o Brasil eliminou os Estados Unidos com o único gol da partida. Contudo, o time comandado por Carlos Alberto Parreira tinha um esquema tático mais defensivo. Contava também com a habilidade dos jogadores Raí, Márcio Santos, Cafú e Branco.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Brasil x Holanda na Copa de 1994

O time brasileiro se superou na Copa de 1994, principalmente no jogo contra a Holanda, pelas quartas de final. Romário abriu o placar e Bebeto garantiu o segundo gol brasileiro com uma comemoração emblemática. O atacante balançou os braços como se estivesse ninando seu filho que havia nascido dois dias antes, um gesto que foi copiado muitas vezes depois por outros jogadores.

Entretanto, os holandeses conseguiram reagir e empataram a partida. Foi quando o lateral Branco, com um chute bombástico em cobrança de falta, garantiu a vitória do Brasil por 3 a 2.

Em seguida, Romário fez o gol que garantiu a classificação do Brasil para final, na partida contra a Suécia (1 x 0).

Final da Copa do Mundo de 1994: É tetra!

Chegando à final da Copa do Mundo de 1994, a seleção brasileira teria um jogo emocionante contra a Itália. Foi a primeira final do Mundial a ser decidida nos pênaltis. Taffarel brilhou e conseguiu defender a cobrança de Massaro.

Mas o grande lance ficou por conta do chute longe, acima do travessão, que Baggio disparou na última cobrança italiana, dando a vitória para o Brasil. O capitão Dunga ergueu a taça da Copa do Mundo e o Brasil voltou a ser o melhor do mundo.

Os jogadores retornaram com um clima de festa nunca antes visto. Com a conquista do tetra, Mario Jorge Lobo Zagallo tornou-se o único no mundo a vencer uma Copa quatro vezes: 1958 e 1962 como jogador, 1970 como técnico, e 1994 como coordenador técnico.

Foi um jejum de 24 anos até a conquista do tetracampeonato. O grito “É tetra! É tetra!”, proferido pelo narrador esportivo Galvão Bueno, é lembrado até hoje pelos brasileiros.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIFA. 1994 FIFA World Cup USA. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/usa1994/index.html>. Acesso em: 18/04/2018

  • 48
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =