Copa do Mundo de 1982: A “Tragédia do Sarriá” :(

By | abril 19, 2018

Introdução: Copa do Mundo de 1982

A estreia de novas e mais seleções na disputa movimentou a torcida durante a Copa do Mundo de 1982. A seleção canarinho, de Zico e outros craques encantava o mundo com seu futebol-arte, mas um carrasco italiano cortaria suas asas rumo ao título. 🙁

A Maior Goleada em Copas do Mundo

Disputada na Espanha, a Copa do Mundo de 82 foi a primeira a ter 24 seleções na competição (antes eram 16). Também foi o primeiro Mundial a contar com representantes de todos os continentes, incluindo a estreia de alguns países africanos como Camarões e Argélia.

A maior goleada da história das Copas ocorreu em 1982: Hungria 10 x 1 El Salvador.

Seleção Brasileira de 82

Comandada pelo técnico Telê Santana, a seleção brasileira de 1982 se destacava pela harmonia do grupo e o “futebol-arte” de grandes ídolos do esporte. Também era o ano da criação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entidade que substituiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Com Junior, Falcão, Sócrates e Zico, a seleção brasileira passou fácil pela primeira fase. Goleou a Escócia (4 x 1) e a Nova Zelândia (4 x 0). O Brasil também venceu a Argentina (3 x 1), que já contava com Diego Maradona no time.

A equipe brasileira encantava o mundo com jogadas espetaculares e arte de se jogar futebol. Era uma dos grandes favoritas ao título na Copa de 82.

Escalação da seleção brasileira de 1982: Goleiro: Valdir Peres. Laterais: Leandro e Júnior. Zagueiros: Oscar e Luisinho. No meio-campo: Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico. Atacantes: Serginho e Éder.

Voa, canarinho!

Antes da Copa do Mundo de 1982 iniciar, o jogador Júnior cantou e lançou um compacto com o samba “Povo Feliz”, mais conhecido como “Voa Canarinho”. Essa música se transformaria no hino oficial da seleção brasileira naquele Mundial. Vendeu mais de 300 mil cópias em poucos meses.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Brasil x Itália em 1982: A “Tragédia do Sarriá”

A partida entre Brasil e Itália foi um dos jogos mais marcantes da Copa do Mundo de 1982. Como a seleção italiana chegava sem uma campanha expressiva para a disputa, os brasileiros davam como certa a vitória. Mas havia o craque italiano Paolo Rossi no caminho.

Com cinco minutos de jogo, Rossi abriu o placar para a Itália. Brasil conseguiu empatar com um chute forte do “Doutor” Sócrates, mas outro gol de Rossi deixava a seleção italiana novamente com a vantagem.

Falcão consegue empatar o jogo no segundo tempo, resultado que seria suficiente para o Brasil avançar no Mundial. Mas Rossi aproveita uma oportunidade e crava seu terceiro gol na partida, tornando-se o carrasco da seleção brasileira na Copa de 82. A vitória por 3 a 2, no Estádio Sarriá (Barcelona), garantiu a vaga da Azzurra na semifinal.

Final da Copa do Mundo de 1982

De começo discreto, a seleção italiana chegava à final contra a Alemanha Ocidental com extrema confiança após o despertar de Paolo Rossi. E foi ele mesmo quem fez o primeiro gol na partida, tornando-se o artilheiro da Copa de 82.

O jogo seguiu com mais dois gols da Itália e um gol alemão, terminando o placar em 3 x 1. A seleção da Itália se equiparava ao Brasil e conquistava o tricampeonato em Copas do Mundo.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIFA. 1982 FIFA World Cup Spain. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/spain1982/index.html>. Acesso em: 23/03/2018

  • 118
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =