Copa do Mundo de 1982: A “Tragédia do Sarriá” :(

By | 29/03/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Copa do Mundo de 1982

A estreia de novas e mais seleções na disputa movimentou a torcida durante a Copa do Mundo de 1982. A seleção canarinho, de Zico e outros craques encantava o mundo com seu futebol-arte, mas um carrasco italiano cortaria suas asas rumo ao título. 🙁

A Maior Goleada em Copas do Mundo

Disputada na Espanha, a Copa do Mundo de 82 foi a primeira a ter 24 seleções na competição (antes eram 16). Também foi o primeiro Mundial a contar com representantes de todos os continentes, incluindo a estreia de alguns países africanos como Camarões e Argélia.

A maior goleada da história das Copas ocorreu em 1982: Hungria 10 x 1 El Salvador.

Seleção Brasileira de 82

Comandada pelo técnico Telê Santana, a seleção brasileira de 1982 se destacava pela harmonia do grupo e o “futebol-arte” de grandes ídolos do esporte. Também era o ano da criação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entidade que substituiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Com Junior, Falcão, Sócrates e Zico, a seleção brasileira passou fácil pela primeira fase. Goleou a Escócia (4 x 1) e a Nova Zelândia (4 x 0). O Brasil também venceu a Argentina (3 x 1), que já contava com Diego Maradona no time.

A equipe brasileira encantava o mundo com jogadas espetaculares e arte de se jogar futebol. Era uma dos grandes favoritas ao título na Copa de 82.

Escalação da seleção brasileira de 1982: Goleiro: Valdir Peres. Laterais: Leandro e Júnior. Zagueiros: Oscar e Luisinho. No meio-campo: Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico. Atacantes: Serginho e Éder.

Voa, canarinho!

Antes da Copa do Mundo de 1982 iniciar, o jogador Júnior cantou e lançou um compacto com o samba “Povo Feliz”, mais conhecido como “Voa Canarinho”. Essa música se transformaria no hino oficial da seleção brasileira naquele Mundial. Vendeu mais de 300 mil cópias em poucos meses.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Brasil x Itália em 1982: A “Tragédia do Sarriá”

A partida entre Brasil e Itália foi um dos jogos mais marcantes da Copa do Mundo de 1982. Como a seleção italiana chegava sem uma campanha expressiva para a disputa, os brasileiros davam como certa a vitória. Mas havia o craque italiano Paolo Rossi no caminho.

Com cinco minutos de jogo, Rossi abriu o placar para a Itália. Brasil conseguiu empatar com um chute forte do “Doutor” Sócrates, mas outro gol de Rossi deixava a seleção italiana novamente com a vantagem.

Falcão consegue empatar o jogo no segundo tempo, resultado que seria suficiente para o Brasil avançar no Mundial. Mas Rossi aproveita uma oportunidade e crava seu terceiro gol na partida, tornando-se o carrasco da seleção brasileira na Copa de 82. A vitória por 3 a 2, no Estádio Sarriá (Barcelona), garantiu a vaga da Azzurra na semifinal.

Final da Copa do Mundo de 1982

De começo discreto, a seleção italiana chegava à final contra a Alemanha Ocidental com extrema confiança após o despertar de Paolo Rossi. E foi ele mesmo quem fez o primeiro gol na partida, tornando-se o artilheiro da Copa de 82.

O jogo seguiu com mais dois gols da Itália e um gol alemão, terminando o placar em 3 x 1. A seleção da Itália se equiparava ao Brasil e conquistava o tricampeonato em Copas do Mundo.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIFA. 1982 FIFA World Cup Spain. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/spain1982/index.html>. Acesso em: 23/03/2018

  • 118
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =