Copa do Mundo de 1954 _ :) _

By | 13/02/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Copa do Mundo de 1954

Na Copa do Mundo de 1954, muitos acreditaram que as novas cores do uniforme da seleção brasileira trariam sorte. Mas o que se conseguiu foi uma batalha em um dos jogos mais violentos da história do Mundial que a televisão registrou.

Copa de 1954 na Suíça

A Copa do Mundo voltava à Europa, que já se recuperava da grande depressão financeira que havia sofrido. A Suíça, que agora era a sede da FIFA, foi escolhida para receber a Copa de 1954.

Havia um grande destaque para a seleção da Hungria. O time estava invicto em jogos desde 1950 e havia recebido um grande investimento governamental. Toda a equipe estava bem entrosada e chegava como uma das grandes favoritas.

Seleção Brasileira na Copa de 54

História da Copa de 1954

O choque de ter perdido a final na Copa de 50 no próprio país fez com que algumas pessoas culpassem até mesmo a cor da camisa pela má sorte. Mas, por superstição ou não, o uniforme da seleção brasileira realmente mudou para a Copa de 54.

A camisa amarela com detalhes verdes finalmente aparecia para representar as cores do país, uma combinação que iria marcar para sempre a história do futebol.

A “seleção canarinho” – apelido recebido pelo radialista Geraldo José de Almeida – estreou com goleada em cima do México por 5 x 0. No jogo seguinte do Brasil, contra a Iugoslávia, o placar final de 1 x 1 causou confusão para a seleção brasileira.

Achando que o empate não classificaria a equipe para as quartas-de-final, os jogadores brasileiros ficaram desolados ao fim do jogo. A alguns até mesmo saíram chorando, imaginando que estavam eliminados. A notícia da classificação só seria recebida através da Imprensa.

A “Batalha de Berna”

Nas quartas de final, o Brasil enfrentaria a poderosa Hungria. Mas a partir dos 25 min de jogo, a violência tomou conta da partida. Foram três jogadores expulsos (dois do Brasil), por jogadas agressivas, e 42 faltas marcadas no jogo!

Mesmo após o término da partida (4×2) que eliminou o Brasil da Copa de 54, chuteiras voaram, garrafas foram quebradas e socos foram transferidos entre os jogadores. Um episódio lamentável para o esporte, que ficou conhecido como “A Batalha de Berna”.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Final da Copa do Mundo de 54

Para o jogo final da Copa, a seleção húngara contava com a volta de seu craque Ferenc Puskás, que havia se machucado ainda na fase de grupos. Já a seleção alemã, que chegou tímida ao campeonato, havia estudado o adversário e pensado em novas táticas em campo.

Mais de 60 mil pessoas estiveram no estádio Wankdorf, na cidade de Berna, para assistir à final da Copa do Mundo entre Hungria e Alemanha (Ocidental). Em um jogo com muita chuva, o estilo de jogo alemão prevaleceu sobre a forte seleção da Hungria.

A Alemanha, assim, sagrou-se campeã da 5ª edição da Copa do Mundo, por 3 x 2. Este feito também virou filme: O Milagre de Berna.

Primeira Copa do Mundo Transmitida pela Televisão

A Copa de 54 foi a primeira a ser televisionada, ainda que somente para certos países da Europa. Foi também nesta Copa que a equipe húngara introduziu o aquecimento antes de suas partidas, prática incomum na época.

Isso explicaria como a equipe conseguiu grandes vantagens no início de todos os jogos que participou na Copa, apesar da derrota final.

Recordes da Copa de 1954

A Copa de 1954 teve a maior média de gols da história do campeonato até hoje: 5,38 gols por jogo.

Outro recorde foi conseguido com o maior número de gols por partida: 12 (Áustria 7 x 5 Suíça).

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1954 FIFA World Cup Switzerland. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/switzerland1954/index.html>. Acesso em: 07/02/2018

  • 36
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =