Copa do Mundo de 1954 _ :) _

By | 13/02/2018

Introdução: Copa do Mundo de 1954

Na Copa do Mundo de 1954, muitos acreditaram que as novas cores do uniforme da seleção brasileira trariam sorte. Mas o que se conseguiu foi uma batalha em um dos jogos mais violentos da história do Mundial que a televisão registrou.

Copa de 1954 na Suíça

A Copa do Mundo voltava à Europa, que já se recuperava da grande depressão financeira que havia sofrido. A Suíça, que agora era a sede da FIFA, foi escolhida para receber a Copa de 1954.

Havia um grande destaque para a seleção da Hungria. O time estava invicto em jogos desde 1950 e havia recebido um grande investimento governamental. Toda a equipe estava bem entrosada e chegava como uma das grandes favoritas.

Seleção Brasileira na Copa de 54

História da Copa de 1954

O choque de ter perdido a final na Copa de 50 no próprio país fez com que algumas pessoas culpassem até mesmo a cor da camisa pela má sorte. Mas, por superstição ou não, o uniforme da seleção brasileira realmente mudou para a Copa de 54.

A camisa amarela com detalhes verdes finalmente aparecia para representar as cores do país, uma combinação que iria marcar para sempre a história do futebol.

A “seleção canarinho” – apelido recebido pelo radialista Geraldo José de Almeida – estreou com goleada em cima do México por 5 x 0. No jogo seguinte do Brasil, contra a Iugoslávia, o placar final de 1 x 1 causou confusão para a seleção brasileira.

Achando que o empate não classificaria a equipe para as quartas-de-final, os jogadores brasileiros ficaram desolados ao fim do jogo. A alguns até mesmo saíram chorando, imaginando que estavam eliminados. A notícia da classificação só seria recebida através da Imprensa.

A “Batalha de Berna”

Nas quartas de final, o Brasil enfrentaria a poderosa Hungria. Mas a partir dos 25 min de jogo, a violência tomou conta da partida. Foram três jogadores expulsos (dois do Brasil), por jogadas agressivas, e 42 faltas marcadas no jogo!

Mesmo após o término da partida (4×2) que eliminou o Brasil da Copa de 54, chuteiras voaram, garrafas foram quebradas e socos foram transferidos entre os jogadores. Um episódio lamentável para o esporte, que ficou conhecido como “A Batalha de Berna”.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Final da Copa do Mundo de 54

Para o jogo final da Copa, a seleção húngara contava com a volta de seu craque Ferenc Puskás, que havia se machucado ainda na fase de grupos. Já a seleção alemã, que chegou tímida ao campeonato, havia estudado o adversário e pensado em novas táticas em campo.

Mais de 60 mil pessoas estiveram no estádio Wankdorf, na cidade de Berna, para assistir à final da Copa do Mundo entre Hungria e Alemanha (Ocidental). Em um jogo com muita chuva, o estilo de jogo alemão prevaleceu sobre a forte seleção da Hungria.

A Alemanha, assim, sagrou-se campeã da 5ª edição da Copa do Mundo, por 3 x 2. Este feito também virou filme: O Milagre de Berna.

Primeira Copa do Mundo Transmitida pela Televisão

A Copa de 54 foi a primeira a ser televisionada, ainda que somente para certos países da Europa. Foi também nesta Copa que a equipe húngara introduziu o aquecimento antes de suas partidas, prática incomum na época.

Isso explicaria como a equipe conseguiu grandes vantagens no início de todos os jogos que participou na Copa, apesar da derrota final.

Recordes da Copa de 1954

A Copa de 1954 teve a maior média de gols da história do campeonato até hoje: 5,38 gols por jogo.

Outro recorde foi conseguido com o maior número de gols por partida: 12 (Áustria 7 x 5 Suíça).

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1954 FIFA World Cup Switzerland. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/switzerland1954/index.html>. Acesso em: 07/02/2018

  • 36
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 13 =