Copa do Mundo de 1934: Sede, Jogos e Curiosidades _ :) _

By | 17/01/2018

Introdução: Copa do Mundo de 1934

Na Copa do Mundo de 1934 seriam disputados os primeiros jogos eliminatórios em Copas do Mundo. Em um país-sede sob o regime ditatorial onde vencer não era uma opção, a seleção brasileira mostrava que ainda tinha muito o que aprender em sua organização.

Sede da Copa de 1934

Após a desistência da Suécia, coube à Itália sediar a Copa do Mundo de 1934. E lembra que contamos que na Copa de 30 alguns países europeus decidiram não participar do primeiro Mundial realizado no Uruguai?

Pois agora foi a vez do próprio Uruguai decidir não participar, como forma de protesto ao ocorrido quando foi sede. Foi a primeira (e única) vez que um atual campeão decidiu não participar da edição seguinte da Copa do Mundo.

História da Copa do Mundo de 34: jogos, sede, final e curiosidades

Primeira Eliminatória em Copas do Mundo

Foram 32 seleções inscritas para participar do torneio. Com isso, a FIFA decidiu implementar as “Eliminatórias” – jogos que serviriam para definir 16 países que se classificariam para a Copa do Mundo por critérios geográficos.

Na América do Sul, Brasil e Argentina não precisaram disputar as Eliminatórias; e mesmo sendo a anfitriã, a seleção italiana também teve que conquistar sua classificação.

Propaganda Política na Copa de 34

A escolha da Itália como país-sede foi de enorme interesse à época do seu ditador Benito Mussolini, que aplicou enormes investimentos financeiros para garantir um bom desempenho da seleção italiana e utilizar o futebol como propaganda da sua forma de governo.

Entre suas ações, constava a contratação de alguns jogadores sul-americanos descendentes de italianos, como o brasileiro Filó.

Jogos da Copa do Mundo de 34

O Egito entrou para a história ao se tornar a primeira seleção africana a disputar uma Copa do Mundo. A edição ocorreu entre os dias 27 de maio a 10 de junho de 1934.

Foi decidido que a fase de grupos seria realizada no formato mata-mata. Em caso de empate, uma única prorrogação de 30 minutos seria adicionada e, persistindo o placar, o vencedor seria definido em uma segunda partida. Nessa fase, houve destaque para a goleada de 7 x 1 da Itália sobre os Estados Unidos.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Nas quartas-de-final, restaram apenas times europeus. O jogo entre Itália e Espanha foi o único a precisar de duas partidas, que foi decidida com o gol de Giuseppe Meazza, eleito melhor jogador da competição. Foi a primeira vez também que houve a disputa pelo terceiro lugar, conquistado pela Alemanha.

Veja também ⇒ Origem e História do Futebol

Seleção Brasileira na Copa de 34

Se na Copa de 1930 a rivalidade entre paulistas e cariocas atrapalhou a potência da seleção brasileira, o conflito agora residia entre a Federação Brasileira de Futebol (FBF) e a Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Após vários desentendimentos a respeito, foram convocados jogadores amadores e profissionais. Entre eles, estava o atacante Diamante Negro, apelido de Leônidas da Silva, que marcou o único gol do Brasil na Copa de 34. Este jogo, vencido pela Espanha por 3 x1, eliminou a fraca seleção brasileira da competição.

Série Copas do Mundo

  1. Episódio 01: A Primeira Copa do Mundi em  1930
  2. Episódio 03: A Copa de Leônidas da Silva em 1938

Vitória ou Morte: a Final da Copa de 1934

O jogo final da Copa de 34, realizado no Estádio do Partido Nacional Fascista, ocorreu entre as seleções da Itália e Tchecoslováquia. Esta última contava com o habilidoso jogador Oldrich Nejedly, artilheiro da competição com cinco gols.

“Vitória ou Morte”. O recado dado por Mussolini à seleção italiana iria criar uma partida tensa e violenta entre os jogadores. Na prorrogação, o jogador Angelo Schiavio jogou a bola na rede que deu o título de campeão da Copa do Mundo de 1934 para a Itália.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1934 FIFA World Cup Italy. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/italy1934/index.html>. Acesso em: 15/01/2018

  • 25
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − doze =