Copa do Mundo de 1978: A Polêmica Copa na Argentina _ :) _

By | abril 6, 2018

Introdução: Copa do Mundo de 1978

A Copa do Mundo de 1978 ficou marcada por polêmicas com os donos da casa. Com craques como Zico e Roberto Dinamite, a campanha invicta da seleção brasileira não foi suficiente para classificar o Brasil para a grande final.

Copa do Mundo de 78 na Argentina

Realizada na Argentina, entre os dias 1 e 25 de junho, a Copa do Mundo de 1978 tinha como favoritos os times da Alemanha Ocidental, Brasil, Holanda e a própria Argentina.

Houve destaque para a seleção da Tunísia, primeiro time africano a vencer um jogo no Mundial da FIFA. Mas uma polêmica envolvendo o time do Peru e da Argentina iria deixar a Copa de 78 com ares estranhos.

Polêmicas com os argentinos na Copa de 78

A seleção peruana seguiu invicta durante a primeira fase de grupos, mas depois só teve derrotas. Uma em especial, contra a Argentina, é controversa até hoje.

Para ganhar a partida, os argentinos precisavam fazer quatro gols de diferen√ßa, mas conseguiram vencer o Peru por 6 a 0. Houve suspeita de suborno. Essa n√£o seria a √ļnica pol√™mica envolvendo os donos da casa na Copa de 1978. A equipe argentina seria acusada, por um jornal ingl√™s, de forjar exames antidopings.

Milésimo gol da Copa do Mundo

O milésimo gol do campeonato ocorreu na Copa do Mundo de 1978. A marca histórica seria conquistada pelo jogador holandês Rob Rensenbrink, na partida contra a Escócia.

Seleção Brasileira em 78

A seleção brasileira chegou à Copa do Mundo de 1978 com um time razoavelmente forte. Já contava com craques como Zico, Reinaldo e Roberto Dinamite.

Conseguiu passar para a semifinal com resultados t√≠midos em jogos contra Su√©cia (1 x 1), Espanha (0 x 0) e √Āustria (1×0). Depois, venceu o Peru (3 x 0), empatou com a Argentina (0 x 0) e na √ļltima rodada contra a Pol√īnia conquistou a vit√≥ria por 3 a 1. Mesmo assim, a sele√ß√£o brasileira n√£o se classificou.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

⇒ Apostila Educação Física Concursos
‚áí Cursos Online na √Ārea de Educa√ß√£o F√≠sica

Brasil perde em saldo de gols

O jogo entre Argentina e Peru levanta at√© hoje a suspeita de ter sido “comprado”. A d√ļvida tamb√©m se sustenta pela forte ditadura militar que a Argentina passava na √©poca. N√£o era novidade uma Copa do Mundo ser utilizada como forma de propaganda pol√≠tica.

Mas os seis gols argentinos fizeram com que a sele√ß√£o brasileira perdesse a classifica√ß√£o em saldo de gols, mesmo com uma campanha invicta. O Brasil conseguiu conquistar o terceiro lugar em cima da It√°lia, por 2 a 1. Entretanto, para o t√©cnico brasileiro Cl√°udio Coutinho, o Brasil havia sido o “campe√£o moral” da Copa do Mundo de 78.

https://youtu.be/__ucXuLIh3w

Final da Copa de 1978

Repetindo o feito da Copa de 74, Holanda conseguiu chegar à grande final com um time bem estruturado para jogar contra a Argentina. Os argentinos contavam com a muralha do goleiro Ubaldo Matildo Fillol, que havia sofrido poucos gols ao longo do campeonato.

A partida terminou em 1 a 1 e seguiu para a prorrogação. Argentina soube aproveitar a força da torcida e conseguiu fazer dois gols, conquistando seu primeiro título em Copas do Mundo.

O jogador argentino Mario Kempes foi o artilheiro do Mundial, com seis gols, sendo considerado um dos grandes responsáveis pela vitória de sua seleção.

Série Copas do Mundo

REFER√äNCIA BIBLIOGR√ĀFICA

FIFA. 1978 FIFA World Cup Argentina. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/argentina1978/index.html>. Acesso em: 16/03/2018

  • 47
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =