Copa do Mundo de 1978: A Polêmica Copa na Argentina _ :) _

By | 23/03/2018

Introdução: Copa do Mundo de 1978

A Copa do Mundo de 1978 ficou marcada por polêmicas com os donos da casa. Com craques como Zico e Roberto Dinamite, a campanha invicta da seleção brasileira não foi suficiente para classificar o Brasil para a grande final.

Copa do Mundo de 78 na Argentina

Realizada na Argentina, entre os dias 1 e 25 de junho, a Copa do Mundo de 1978 tinha como favoritos os times da Alemanha Ocidental, Brasil, Holanda e a própria Argentina.

Houve destaque para a seleção da Tunísia, primeiro time africano a vencer um jogo no Mundial da FIFA. Mas uma polêmica envolvendo o time do Peru e da Argentina iria deixar a Copa de 78 com ares estranhos.

Polêmicas com os argentinos na Copa de 78

A seleção peruana seguiu invicta durante a primeira fase de grupos, mas depois só teve derrotas. Uma em especial, contra a Argentina, é controversa até hoje.

Para ganhar a partida, os argentinos precisavam fazer quatro gols de diferença, mas conseguiram vencer o Peru por 6 a 0. Houve suspeita de suborno. Essa não seria a única polêmica envolvendo os donos da casa na Copa de 1978. A equipe argentina seria acusada, por um jornal inglês, de forjar exames antidopings.

Milésimo gol da Copa do Mundo

O milésimo gol do campeonato ocorreu na Copa do Mundo de 1978. A marca histórica seria conquistada pelo jogador holandês Rob Rensenbrink, na partida contra a Escócia.

Seleção Brasileira em 78

A seleção brasileira chegou à Copa do Mundo de 1978 com um time razoavelmente forte. Já contava com craques como Zico, Reinaldo e Roberto Dinamite.

Conseguiu passar para a semifinal com resultados tímidos em jogos contra Suécia (1 x 1), Espanha (0 x 0) e Áustria (1×0). Depois, venceu o Peru (3 x 0), empatou com a Argentina (0 x 0) e na última rodada contra a Polônia conquistou a vitória por 3 a 1. Mesmo assim, a seleção brasileira não se classificou.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Brasil perde em saldo de gols

O jogo entre Argentina e Peru levanta até hoje a suspeita de ter sido “comprado”. A dúvida também se sustenta pela forte ditadura militar que a Argentina passava na época. Não era novidade uma Copa do Mundo ser utilizada como forma de propaganda política.

Mas os seis gols argentinos fizeram com que a seleção brasileira perdesse a classificação em saldo de gols, mesmo com uma campanha invicta. O Brasil conseguiu conquistar o terceiro lugar em cima da Itália, por 2 a 1. Entretanto, para o técnico brasileiro Cláudio Coutinho, o Brasil havia sido o “campeão moral” da Copa do Mundo de 78.

https://youtu.be/__ucXuLIh3w

Final da Copa de 1978

Repetindo o feito da Copa de 74, Holanda conseguiu chegar à grande final com um time bem estruturado para jogar contra a Argentina. Os argentinos contavam com a muralha do goleiro Ubaldo Matildo Fillol, que havia sofrido poucos gols ao longo do campeonato.

A partida terminou em 1 a 1 e seguiu para a prorrogação. Argentina soube aproveitar a força da torcida e conseguiu fazer dois gols, conquistando seu primeiro título em Copas do Mundo.

O jogador argentino Mario Kempes foi o artilheiro do Mundial, com seis gols, sendo considerado um dos grandes responsáveis pela vitória de sua seleção.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIFA. 1978 FIFA World Cup Argentina. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/argentina1978/index.html>. Acesso em: 16/03/2018

  • 47
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + seis =