Pular para o conteúdo

Copa do Mundo de 1930: A História da Primeira Copa

Copa do Mundo de 1930
COMPARTILHE!

COPA DO MUNDO DE 1930: A PRIMEIRA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

Conheça a incrível história da Copa do Mundo de Futebol de 1930. Idealizada pelo visionário francês Jules Rimet, a Copa do Mundo em 1930 foi o pontapé inicial para o futebol de campo se popularizar e profissionalizar pelo mundo. Entretanto, A realização da primeira Copa do Mundo de Futebol, aconteceu com muitas polêmicas e rivalidades!

COMO SURGIU A PRIMEIRA COPA

Tudo começou quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o futebol de campo não participaria dos Jogos Olímpicos de 1932, pela sua baixa popularidade nos Estados Unidos, país-sede do evento.

A FIFA divergiu sobre essa exclusão, pois queria a profissionalização do esporte.

Em 1928, o francês Monsieur Jules Rimet, presidente à época da FIFA, anunciou a criação de um torneio que também seria realizado de quatro em quatro anos, mas agora exclusivo para o futebol: a Copa do Mundo.

URUGUAI: PAÍS SEDE DA PRIMEIRA COPA

Copa de 1930: estádio centenário de Montevidéu

 

Com cinco países candidatos, a FIFA escolheu a capital Montevidéu, no Uruguai, para sediar a primeira Copa do Mundo.

Essa escolha não foi por acaso: aquele era o ano do centenário da independência do país e a seleção uruguaia havia conquistado os dois últimos títulos olímpicos de futebol.

Apesar da homenagem, essa decisão causou alguns problemas para a organização do evento.

POLÊMICAS E INÍCIO DA PRIMEIRA COPA

A escolha do Uruguai, um país sul-americano, fez com que vários países desistissem de participar da competição devido aos custos e à duração da viagem.

É importante lembrar que o futebol ainda era encarado como um esporte amador e não recebia um investimento apropriado.

PAÍSES PARTICIPANTES DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO

Isso fez com que apenas 13 seleções participassem do evento, sem jogos eliminatórios: quatro da Europa (a França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia), sete da América do Sul (o Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru) e duas da América do Norte (os Estados Unidos e México).

A primeira Copa do Mundo ocorreu entre os dias 13 e 30 de julho de 1930 sob um inverno rigoroso. Foi dividida em quatro grupos, onde se classificaram para a semifinal: Argentina, Estados Unidos, Uruguai e Iugoslávia.

O PRIMEIRO GOL EM COPAS DO MUNDO

O francês Lucien Laurent marcou, aos 19 minutos do primeiro tempo, o primeiro gol da história das Copas do Mundo no jogo contra o México, no estádio Pócitos.

SELEÇÃO DO BRASIL NA PRIMEIRA COPA DO MUNDO

A seleção entrou em um triangular entre Iugoslávia e Bolívia, onde somente o primeiro do grupo se classificaria. No 1º jogo, perderia pra Iugoslávia por 2 a 1 e no 2º jogo golearia a Bolívia em 4 a 0, mas seria eliminado ainda na 1ª fase desta Copa.

A notícia da eliminação chegou ao país por telegrama e causou tristeza, além de gozações por parte dos paulistas aos cariocas.

A FINAL DA PRIMEIRA COPA EM 1930

A final da primeira copa ocorreu no dia 30 de julho de 1930, no lendário Estádio Centenário de Montevidéu, que ficou pronto quando a Copa do Mundo já havia iniciado.

Argentina e Uruguai estavam repetindo o confronto decisivo do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, no qual o Uruguai venceu por 2 a 1.

ANTES DO JOGO FINAL DA PRIMEIRA COPA

Alguns eventos peculiares ocorreram antes da final.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


As duas equipes finalistas não chegaram a um acordo sobre quem deveria iniciar a partida e que bola seria usada, forçando a federação a intervir e decidir que a equipe argentina iniciaria a partida e forneceria a bola no primeiro tempo e os uruguaios forneceriam a bola e iniciariam o jogo no segundo tempo.

Luis Monti, jogou a final pela Argentina, apesar de receber ameaças de morte na véspera da partida.

O árbitro era o belga, John Langenus, apenas concordou em apitar algumas horas antes do jogo, tendo procurado garantias para sua segurança.

Um de seus pedidos era que um barco estivesse pronto no porto dentro de uma hora após o apito final, caso ele precisasse fazer uma fuga rápida.

DURANTE O JOGO FINAL DA PRIMEIRA COPA

O Uruguai marcou o primeiro gol com Pablo Dorado, após um chute rasteiro ao gol.

Após oito minutos, Carlos Peucelle, recebeu um passe de Ferreira, finalizou para o gol e empatou a partida.

Pouco antes do intervalo, Guillermo Stábile, artilheiro do torneio, marcou e virou o placar em 2 a 1 para a Argentina.

O capitão uruguaio, José Nasazzi, protestou! Afirmando que Stábile estava impedido, mas o gol foi confirmado pelo árbitro.

No segundo tempo, o Uruguai cresceu no jogo. Logo após a Argentina quase ampliar o marcador, o Uruguai contra-atacou e, José Pedro Cea, empatou novamente a partida em 2 a 2.

Dez minutos após, Santos Iriarte, marca e vira novamente o jogo a favor do Uruguai.

E pouco antes do final da partida, Héctor Castro, marcou o último gol, fechando o placar em 4 a 2 para o Uruguai.

Com um público de 93 mil pessoas e o placar de 4 a 2, o Uruguai sagrou-se o primeiro campeão da Copa do Mundo, sendo contemplado com a famosa taça Jules Rimet.

Uruguai campeão da Copa do Mundo de 1930

APÓS A FINAL DA PRIMEIRA COPA

O dia seguinte foi declarado feriado nacional no Uruguai, enquanto na capital argentina Buenos Aires, uma multidão atirou pedras na embaixada uruguaia.

Francisco Varallo, que jogou como atacante pela Argentina, foi o último jogador da final a falecer, em 30 de agosto de 2010.

Com oito gols, Guillermo Stábile, foi o artilheiro do torneio.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO

O Uruguai foi o grande campeão, com a Argentina em segundo, os Estados Unidos em terceiro, a Iugoslávia em 4º, Chile em 5º e o Brasil em 6º lugar.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Orlando. Enciclopédia: Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makron Books, 1998.

FIFA. 1930 FIFA World Cup Uruguai. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/uruguay1930/index.html>. Acesso em: 08/01/2018

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *