Copa do Mundo de 1938: Sede, Final e Curiosidades _ :) _

By | 19/01/2018

Introdução: Copa do Mundo de 1938

Com uma seleção brasileira mais forte, contando com a habilidade do jogador Leônidas da Silva, a Copa do Mundo de 1938, realizada em junho, promovia o futebol com grande sucesso. Entretanto, conflitos políticos já iriam interferir na competição.

País-sede da Copa de 38

A França foi escolhida como país-sede da Copa do Mundo de 1938 por alguns motivos, entre eles, homenagear Jules Rimet, que ainda presidia a FIFA. A Argentina, que havia se candidatado a sediar a competição, decidiu não participar, assim como o Uruguai. Os países acreditavam que a realização das Copas deveria ser intercalada entre os continentes e brigaram com a entidade.

Eliminatórias da Copa de 1938

Brasil, Cuba e Índias Ocidentais Holandesas (Indonésia) classificaram-se sem jogar as Eliminatórias. Dessa vez, o atual campeão (Itália) e a seleção do país-sede não precisaram participar dos jogos eliminatórios para garantir suas vagas.

As regras do torneio eram as mesmas da edição passada. A Áustria seria anexada à Alemanha alguns meses antes do início do Mundial, deixando uma vaga em aberto na fase de grupos, partida que a Suécia venceria por W.O..

A Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 38

A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e outras entidades do futebol nacional entraram, finalmente, em um consenso para organizar uma poderosa seleção brasileira. Um imenso otimismo tomou conta de toda a população. Os torcedores brasileiros conseguiram acompanhar, pela primeira vez, a transmissão ao vivo, via rádio, dos jogos da Copa do Mundo.

Copa de 38: Imagem da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 38.

Leônidas da Silva: o Craque da Seleção Brasileira de 1938

A estreia do Brasil aconteceu com vitória contra a Polônia (6 x 5) com um episódio muito curioso. Na prorrogação, o jogador Leônidas da Silva, o Diamante Negro, havia arrebentado sua chuteira e solicitou uma nova. Quando estava calçando, percebeu uma falha na defesa polonesa e entrou em campo com o pé descalço para marcar um gol para o Brasil!

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

O jogador também foi considerado o inventor da “bicicleta” no futebol, além de ter sido o artilheiro da Copa de1938, com sete gols.

E se você está se perguntando se há alguma relação do apelido com uma famosa marca de chocolate, acertou. Quando voltou ao Brasil após a Copa de 38, Leônidas havia se tornado um símbolo nacional e faturou alto com sua imagem (e nome) em muitas propagandas no mercado.

A “Batalha de Bordeaux” com Brasil e Tchecoslováquia

Já nas quartas-de-final, Brasil e Tchecoslováquia protagonizaram um jogo que seria conhecido como a “Batalha de Bordeaux”. Isso porque a partida teve três jogadores expulsos, três lesionados e dois hospitalizados, demonstrando o quão violenta foi essa disputa que terminou empatada em 1 a 1. Na partida-desempate, o Brasil classificou-se para as semifinais por 2 a 1.

Semifinal da Copa do Mundo de 38

Itália, Brasil, Suécia e Hungria eram as seleções semifinalistas. O jogo entre Brasil e Itália já era considerado uma final antecipada. Mas em uma decisão polêmica do técnico Ademar Pimenta, Leônidas ficou no banco de reservas e não participou do jogo que daria à Itália a vaga para a grande final.

Mesmo assim, o Brasil conquistou o terceiro lugar em cima da Suécia, melhor campanha da seleção em Copas até então.

Final da Copa de 1938

Com dois gols do jogador italiano Piola e o resultado de 4 a 2 sobre a Hungria, a Squadra Azzurra confirmou seu favoritismo e sagrou-se bicampeã na Copa do Mundo de 1938.

Apesar do sucesso da competição, os conflitos políticos iminentes na Europa iriam paralisar a realização da Copa do Mundo por duas edições (1942 e 1946), período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial.

Série Copas do Mundo

  1. Episódio 01: Copa de 30
  2. Episódio 02: Copa de 34

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIFA. 1938 FIFA World Cup France. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/france1938/index.html>. Acesso em: 15/01/2018

  • 35
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + quinze =