Copa do Mundo de 1970 _ :) _

By | 14/03/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Copa do Mundo de 1970

Com um time de estrelas, a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 embalou uma geração que vivia sob o regime militar no país. As partidas transmitidas pela primeira vez ao vivo pela TV pararam o Brasil, que viu um Mundial com novas regras e cores.

México recebe a Copa do Mundo de 1970

A escolha do México como país-sede da nona edição da Copa do Mundo se deu em grande parte pela infraestrutura obtida com os Jogos Olímpicos realizados no país dois anos antes.

Para atender às exigências das emissoras de TV, muitos jogos da Copa de 70 foram realizados ao meio-dia, sob o sol forte. A altitude também era um elemento de preocupação de muitos times participantes: mais de 2 mil metros acima do nível do mar.

A poderosa Argentina foi eliminada ainda na fase de classificação pelo Peru e não participou do Mundial de 70. Israel surpreendeu o mundo ao empatar com a temida Itália, que se recuperou e conseguiu chegar à final.

Novas regras no Mundial

A Copa de 1970 introduziu duas grandes novidades:

  • O cartão amarelo (advertência) e o cartão vermelho (expulsão). Solução encontrada para evitar problemas de comunicação entre os árbitros, que nem sempre se entendiam por gestos e apitos.
  • Permissão de substituição de dois jogadores por time durante as partidas. Antes, os 11 jogadores escalados para o jogo não podiam ser substituídos, mesmo que estivessem contundidos.

Primeira Copa transmitida ao vivo pela TV para o Brasil

A Copa do Mundo de 70 foi a primeira a ser transmitida pela TV, ao vivo, para todo o Brasil. O país recebeu as imagens coloridas, mas a maioria dos brasileiros não tinha aparelhos com essa tecnologia, assistindo aos jogos em preto e branco.

A cobertura pela TV mudou a rotina do país: trabalhadores saíam mais cedo do trabalho, aulas eram canceladas, serviços públicos declaravam ponto facultativo.

Seleção Brasileira na Copa de 1970

O Brasil passava por um período conturbado de regime militar e havia esforços do governo em fazer da seleção brasileira uma forma de propaganda. Foram realizados investimentos e comissão técnica contava, pela primeira vez, com preparador físico, massagista e médico.

Com apenas três meses para o início da Copa de 70, o presidente da época, general Emílio Garrastazu Médici, teria influenciado a saída do técnico João Saldanha para a volta de Mário Jorge Lobo Zagallo. Mesmo assim, a confiança na seleção brasileira não ficou estremecida.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Os jogadores da Copa de 70 eram embalados por um dos hinos mais icônicos da seleção brasileira, onde “noventa milhões em ação” vibravam com Pelé, Rivellino e Jairzinho e todos os craques que foram escalados para o time.

Escalação do Brasil na Copa de 70: Goleiro: Félix. Zagueiros: Brito, Piazza No meio-campo: Clodoaldo, Pelé, Gérson. Lateral: Everaldo, Carlos Alberto. Atacantes: Jairzinho, Tostão e Rivelino.

Defesa histórica na Copa do Mundo de 1970

Na partida entre Brasil e Inglaterra, um momento ficou marcado na memória do futebol. Pelé deu uma cabeçada na bola de forma certeira no canto direito do gol inglês. O gol parecia certo, se não fosse a defesa milagrosa do goleiro Gordon Banks.

Final da Copa de 70

A final foi disputada por Brasil e Itália no estádio Azteca, na Cidade do México. O time campeão ficaria com a posse definitiva da taça Jules Rimet. Com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, a seleção brasileira goleou os italianos por 4 a 1.

Jairzinho marcou gol em todos os jogos do Brasil na Copa de 1970, mas perdeu a chuteira de ouro para o artilheiro alemão Gerd Müller (10 gols).

A campanha do time brasileiro na Copa do Mundo de 1970 transformou essa seleção em uma lenda do futebol. O Brasil era tricampeão da Copa do Mundo.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIFA. 1970 FIFA World Cup Mexico. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/mexico1970/index.html>. Acesso em: 12/03/2018

  • 80
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + vinte =