Copa do Mundo de 1974 _ :) _

By | 22/03/2018

Introdução: Copa do Mundo de 1974

Sem Pelé, a seleção brasileira perdia sua grande força na conquista de uma nova estrela no uniforme. A Copa do Mundo de 1974 revelou a Holanda com um time surpreendente e bem cotada a receber um troféu repaginado para o Mundial.

Copa do Mundo de 74 na Alemanha

A Copa de 74 foi realizada na Alemanha ainda separada. Por isso, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental foram classificadas automaticamente para o campeonato. A mascote dessa Copa, representada por dois garotos (Tip e Tap), era um símbolo da união esportiva do território.

O atentado terrorista ocorrido nas Olimpíadas de 1972, em Munique, fez com que a Copa do Mundo fosse realizada sob um forte esquema de segurança. As concentrações eram vigiadas e os jogadores sempre acompanhados por guardas armados com metralhadoras.

O uso do Saldo de Gols na Copa do Mundo

A Copa de 1974 foi a primeira a usar como desempate o saldo de gols. Também foi quando apareceu o primeiro cartão vermelho da história das Copas, para o jogador Carlos Caszely (Chile).

Primeira Taça da Copa do Mundo FIFA

Desde a Copa de 30, a taça Jules Rimet ficava sob a tutela do time campeão até a realização da edição seguinte do Mundial. O time que vencesse três vezes consecutivas a Copa tinha o direito de ficar com o troféu permanentemente. Foi o que aconteceu com o Brasil após a conquista do tricampeonato em 1970.

Para a Copa do Mundo de 1974, a FIFA elaborou outra taça a ser entregue ao vencedor: a Taça da Copa do Mundo FIFA (FIFA World Cup Trophy). A partir de então, nenhum país ficou mais com a taça original. Os campeões recebem uma réplica no lugar.

No Brasil, a taça Jules Rimet foi exibida na sede da CBF até 1983, quando foi roubada. Reza a lenda que ela teria sido derretida para o ouro vendido.

Seleção Brasileira em 1974

Após ser tricampeã em Copas do Mundo, a seleção brasileira já não contava mais com seu astro maior Pelé. A Copa de 70 foi a última do “rei do futebol”. Mas o Brasil convocou craques como Rivelino, Jairzinho e Valdomiro.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

A seleção brasileira conseguiu vencer a Argentina no primeiro jogo realizado entre as duas seleções em Copas do Mundo, intensificado a rivalidade dos países. O placar foi 2 x 0.

Entretanto, o time brasileiro caiu em um grupo difícil com a poderosa Holanda e não conseguiu passar pelas semifinais. Perdeu para a Polônia em seguida e amargou o quarto lugar na Copa de 74.

Holanda surpreende na Copa de 1974

Jogando em casa, Alemanha Ocidental mostrava um futebol organizado em campo. O time também contava com jogadores habilidosos, como o lendário capitão Franz Beckenbauer e Gerd Müller.

Mas quem se destacou ao longo do campeonato foi a Holanda. O esquema tático ofensivo mesclava os jogadores, que não tinham posições fixas. Foi assim que a seleção holandesa ganhou os apelidos de “Laranja Mecânica” e “Carrossel Holandês”.

As duas seleções eram as mais fortes do Mundial e se enfrentariam na grande final.

Final da Copa de 74

Holanda e Alemanha Ocidental fizeram da final da Copa do Mundo de 1974 um jogo emocionante. Mas mesmo com todo o entusiasmo e inovação da seleção holandesa, os jogadores da Alemanha Ocidental foram melhores em campo e conquistaram o campeonato por 2 a 1.

A Alemanha Ocidental quebrava um jejum de 20 anos para se tornar bicampeã da Copa do Mundo. Foi o primeiro país gravado no novo troféu da FIFA para o campeonato.

Série Copas do Mundo

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIFA. 1974 FIFA World Cup Germany. Disponível em: <http://www.fifa.com/worldcup/archive/germany1974/index.html>. Acesso em: 15/03/2018

  • 34
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =