Pular para o conteúdo

Ginástica na Educação Física e BNCC

COMPARTILHE!

A Ginástica na Educação Física e BNCC

Segundo a BNCC a Ginástica na Educação Física escolar é uma das Unidades Temáticas.

Nessa artigo trataremos sobre Ginástica na BNCC Educação Física do Ensino Fundamental, suas divisões, características e os objetos de ensino e habilidades propostas pela BNCC do Ensino Fundamental para a Educação Física.

Tipos de Ginásticas na Educação Física

A BNCC na unidade temática Ginástica propõe significados e formas de organização muito diferentes dessa prática corporal e adota a seguinte classificação:

  • Ginástica Geral
  • Ginástica de Condicionamento Físico
  • Ginástica de Conscientização Corporal

Ginástica Geral na Educação Física

A Ginástica Geral é também conhecida como a ginástica para todos, Ginástica Básica, Ginástica Expressiva ou Ginástica Acrobática.

A Ginástica Geral é uma prática corporal não competitiva, que envolve possibilidades de expressão corporal, acrobáticas, de interações sociais e de compartilhamento de aprendizagem.

A Ginástica Geral pode ser constituída de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto variado de movimentos corporais como piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.

Também fazem parte da Ginástica Geral os jogos de malabar ou malabarismo.

Ginástica de Condicionamento Físico na Educação Física

As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal.

Também é característica da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas.

Podem ser direcionadas para grupos específicos da população como as mulheres, os idosos ou as gestantes.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


Além disso, podem ter destinação específica, como a Ginástica Laboral.

Ginástica de Conscientização na Educação Física

As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.

Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.

Ginástica na Educação Física e BNCC

E as Ginásticas Competitivas?

“As denominadas ginásticas competitivas foram consideradas como práticas esportivas e, por tal motivo, foram alocadas na unidade temática Esportes com outras modalidades técnico-combinatórias.

Essas modalidades fazem parte de um conjunto de esportes que se caracterizam pela comparação de desempenho centrada na dimensão estética e acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou critérios técnicos.

Portanto, contempla as modalidades de ginástica acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica e de trampolim.”

Ginástica no Ensino Fundamental

A BNCC Educação Física, na Unidade Temática Ginástica, propõe as seguintes habilidades para o Ensino Fundamental.

Ginástica no 1º e 2º Ensino Fundamental

Objeto do Conhecimento

  • Ginástica Geral

Habilidades de Ginástica no 1º e 2º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
  • Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
  • Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental

Objeto do Conhecimento

  • Ginástica Geral

Habilidades de Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
  • Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Ginástica no 6º e 7º Ensino Fundamental

Objeto de Ensino

  • Ginástica de Condicionamento Físico

Habilidades de Ginástica no 6º e 7º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
  • Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
  • Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

Ginástica no 8º e 9º Ensino Fundamental

Objetos de Ensino

Ginástica de Condicionamento Físico e de Conscientização Corporal.

Habilidades de Ginástica no 8º e 9º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando aforma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
  • Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
  • Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
  • Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

Mais sobre Educação Física Escolar

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *