BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL

By | março 31, 2019

INTRODUÇÃO: BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) é um documento que normatiza o Currículo Básico Comum de toda a Educação Básica do Brasil. Sendo a Educação Física um componente Curricular obrigatório da Educação Básica ela também está integrada a BNCC. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a BNCC Educação Física no Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DE LINGUAGENS

Uma primeira novidade, é que assim como já acontecia no Ensino Médio, a Educação Física passa a pertencer também a área de Linguagens no Ensino Fundamental, junto com Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa. Sendo assim, a Educação Física, definitivamente, deixa de ser a disciplina da “prática pela prática”, do professor treinador esportivo ou do professor instrutor de exercícios e passa a ter sua abordagem voltada a tematização de conteúdos da Cultura Corporal, ou seja, tematização das Práticas Corporais.

Veja Também – Plano de Aula de Educação Física: Passo a Passo

O QUE SÃO PRÁTICAS CORPORAIS?

Segundo a BNCC as Práticas Corporais são atividades corporais realizadas fora de obrigações, como no trabalho, nas atividades domésticas, nas atividades religiosas pu higiênicas. Por exemplo, vender picolé na caminhando pela prática, não é uma prática corporal, já jogar Frescobol na praia é uma prática corporal.

BNCC Educação Física do Ensino Fundamental

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS COMUNS ÀS PRÁTICAS CORPORAIS

  • movimento corporal como elemento essencial (a especificidade da Educação Física é o corpo e o movimento);

  • organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica;

  • produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.

COMO TEMATIZAR AS PRÁTICAS CORPORAIS?

Para Tematizar uma prática corporal o professor de Educação Física deve abordá-la de diversas formas e não mais focando apenas no gesto técnico, na competição e na aptidão física. O professor pode, por exemplo:

  • Discutir, analisar e refletir com os alunos sobre um vivência corporal que foi realizada;

  • Utilizar recursos multimídia para preparar uma vivência prática posterior;

  • Levar os alunos para visitar locais onde determinada prática corporal acontece, contemplando, analisando, refletindo e dialogando com os praticantes locais;

  • Convidar grupos de fora da escola para uma apresentação de uma determinada prática corporal.

Por exemplo, a prática corporal Capoeira, pode ser abordada a partir da vivência dos seus movimentos técnicos, mas também analisando e refletindo sobre sua origem, assistindo filmes ou documentários sobre essa prática, levando os alunos a uma roda de Capoeira que aconteça no bairro ou trazendo um grupo de Capoeira para se apresentar na escola.

UNIDADES TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Uma outra novidade é que a BNCC dividiu os conteúdos da Educação Física em seis UNIDADES TEMÁTICAS, que serão distribuídas ao longo dos 9 anos do Ensino Fundamental:

  • Brincadeiras e Jogos – do 1º ao 7º ano;

  • Esportes – do 1º ao 9º ano;

  • Ginásticas – do 1º ao 9º ano;

  • Danças – do 1º ao 9º ano;

  • Lutas – do 3º ao 9º ano;

  • Práticas Corporais de Aventura – do 6º ao 9º ano.

A BNCC deixa claro que “a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar”, ou seja, a BNCC Educação Física não impede que se trabalha uma Unidade Temática numa série/ano de escolaridade na qual ela não está prevista.

PROPORCIONE VIVÊNCIAS CORPORAIS VARIADAS

A BNCC da Educação Física propõe que o aluno vivencie uma ampla e variada vivência de práticas corporais. Portanto, proporcionar aos alunos a vivências de práticas corporais de todas as unidades temáticas é fundamental nessa nova proposta.

DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo. A BNCC Educação Física do Ensino Fundamental relaciona diversas Dimensões do Conhecimento aos objetivos Conceituais (saber sobre a prática), Procedimentais (saber fazer) e Atitudinais (Saber ser e conviver).

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Dimensões Conceituais (saber sobre a prática)

  • Reflexão sobre a ação – é o conhecimento gerado a partir da observação e analise das suas vivências corporais e das vivências realizadas por outros indivíduos;

  • Análise – trata-se de conhecimentos que devem ser transmitidos e construídos com os alunos, de forma que sejam capazes de classificar modalidade esportivas, posições táticas, efeitos do treinamento físico, etc;

  • Compreensão – trata da forma pela qual as práticas corporais são inseridas socioculturalmente. Compreender o lugar que cada prática ocupada no mundo a partir do contexto histórico no qual foi gerada, suas transformações e a vinculação nacional e mundial de cada prática.

Dimensões Procedimentais (saber fazer)

  • Experimentação – diz respeito a vivência das práticas corporais, sem que, necessariamente, ocorra vivência corporal experimental.

  • Uso e Apropriação – é o conhecimento, o saber fazer que gerá autonomia, que permite ao aluno realizar de forma autônoma uma prática corporal dentro ou fora da escola.

  • Fruição – diz respeito a apreciação estética das experiências corporais, a partir de um conjunto de conhecimentos adquiridos com a vivência de práticas corporais o aluno é capaz de desfrutar da realização de práticas corporais ou desfrutar como espectador de práticas corporais realizada por outros indivíduos.

Dimensões Atitudinais ( saber ser e conviver)

  • Construção de Valores – diz respeito a aprendizagem de valores e normas voltadas para o exercício da cidadania e da democracia. O objetivo é deixar pra trás esteriótipos e preconceitos relacionados as práticas corporais.

  • Protagonismo Comunitário – diz respeito aos conhecimentos que fazem do aluno ativo na nas ações e tomadas de decisões em prol da democratização do acesso as diversas práticas corporais. Refletir sobre as condições que a comunidade tem de acessar determinadas práticas corporais, quais são os recursos públicos e privados relacionados e quais são os agentes responsáveis pela situação atual.

VÍDEO AULA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

As Competências específicas da Educação Física no Ensino Fundamental, segundo a BNCC são:

  1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

  2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

  3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

  4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

  5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

  6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

  7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

  8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

  9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

  10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse artigo procuramos passar uma visão geral sobre o documento BNCC Educação Física do Ensino Fundamental, algumas novidades, algumas contradições, mas no final das contas, os estudantes e profissionais de Educação Física que trabalham ou pretendem trabalhar nas escolas precisam estudar para aplicá-la de forma inteligente e crítica.

SÉRIE BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. Esportes na BNCC Educação Física

  2. Ginástica na BNCC Educação Física

  3. Dimensões do Conhecimento na BNCC Educação Física

  4. Brincadeiras e Jogos na BNCC

  • 148
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 3 =