BRINCADEIRAS E JOGOS NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

By | fevereiro 18, 2019

INTRODUÇÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

Na Unidade Temática Brincadeiras e Jogos na BNCC Educação Física serão vivenciadas aquelas atividades exercida de forma voluntária, em um determinado tempo e espaço, com regras criadas e alteradas pelo grupo, com obediência as regras que foram combinadas coletivamente, além disso, é característica dessa atividade a apreciação do ato de brincar em si.

BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES

As Brincadeiras e Jogos NÃO possuem um conjunto universal de regras estáveis, mesmo existindo jogos similares em diferentes épocas e regiões do mundo, pois eles são criados e recriados de forma constante por diversos grupos culturais. Ainda assim, é fato que muitas dessas brincadeiras e jogos são difundidos por redes informais de sociabilidade, dessa forma podemos chamá-los de Jogos Populares.

JOGO COMO MEIO X JOGO COMO FIM

É preciso entender a diferença do jogo como meio auxiliar para alcançar ensinar outros conhecimentos e o jogo como um conteúdo específico da Educação Física escolar.

O JOGO COMO MEIO

Por muitas vezes são criados jogos e brincadeiras com o objetivos de criar interações que vão auxiliar o ensino de outros conhecimentos, que podem nem ter relação com a Educação Física, ou seja, o Jogo torna-se um meio para aprendizagem de outros conhecimentos. Essa forma de Jogo NÃO é adotada pela BNCC da Educação Física.

O JOGO COMO FINALIDADE

Na BNCC os jogos e brincadeiras possuem valor em si, possuem sua própria finalidade e, dessa forma, devem ser organizados e estudados. A BNCC frisa a importância de dar igual relevância a todos os jogos e brincadeiras, incluindo os da memória dos povos indígenas, de comunidades tradicionais que oportunizam diferentes formas de conviver, diferentes valores em diferentes ambientes e contextos socioculturais do Brasil.

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Veja abaixo a organização sugerida pela BNCC das brincadeiras e jogos no Ensino Fundamental.

Brincadeiras e Jogos BNCC Educação Física

1º e 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

HABILIDADES:

  • Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

  • Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

  • Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

  • Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

3º ao 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

HABILIDADES:

  • Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

  • Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

  • Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

  • Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

6º e 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos

HABILIDADES:

  • Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

  • Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

8º e 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATENÇÃO: A BNCC da Educação Física não sugere Brincadeiras e Jogos no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, porém, o professor de Educação Física tem autonomia para trabalhar esse conteúdos nessas sérias, com base no conhecimento local e no trabalho que já vem sendo realizado na escola.

SÉRIE BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. BNCC Educação Física

  2. Esportes na BNCC Educação Física

  3. Ginástica na BNCC Educação Física

  4. Dimensões do Conhecimento na BNCC Educação Física

  • 37
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =