ESPORTES NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

By | 25/01/2019

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


INTRODUÇÃO: ESPORTES NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

Os Esportes na BNCC Educação Física do Ensino Fundamental inclui tanto suas manifestações mais formais, quanto suas derivações. Para a BNCC os Esportes se caracterizam por: comparação de desempenho entre indivíduos ou grupos (competição entre adversários), regras formais institucionalizadas por organizações e essas organizações que promovem e normatizam os pelo mundo.

DERIVAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES DOS ESPORTES

Apesar das características citadas acima, os Esportes possuem outras derivações e, portanto, outros significados. Isso se deve ao contexto no qual ele é praticado, como no contexto do Lazer, da Saúde ou da Educação.

Leia também – A BNCC Educação Física no Ensino Fundamental

ESPORTE É UMA PRÁTICA SOCIAL

Os Esportes são práticas sociais e, portanto, é passível de recriação e ressignificação por seus praticantes. Apesar de manter suas características básicas as derivações dos Esportes se adaptam aos interesses dos praticantes, aos espaços onde é praticado, ao número de praticantes no momento, aos recursos materiais disponíveis e outros adaptações possíveis. Como exemplo, se vemos um grupo de garotos e garotas jogando bola na rua, com golzinho sendo delimitado por pedras, entendemos que eles estão jogando o Esporte Futebol, mesmo sabendo que não estão seguindo as regras oficiais do Futebol.

Esportes na BNCC Educação Física

DIVISÃO DOS ESPORTES NA BNCC

A BNCC coloca os Esportes como uma Unidade Temática da Educação Física e os classifica seguindo alguns critérios como: Cooperação, Interação com o Adversário, Desempenho Motor e Objetivos Táticos da Ação. A partir desses critérios as modalidades esportivas foram divididas em oito categorias, onde são privilegiadas as ações motoras intrínsecas que reúnem modalidades que apresentam exigências motoras semelhantes em sua prática.

Veja abaixo a divisão em Categorias dos Esportes na BNCC Educação Física:

  • ESPORTES DE MARCA: são os esportes o o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso)

  • ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.

  • ESPORTES DE CAMPO E TACO: são esportes onde o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou Beisebol.

  • ESPORTES DE REDE: são esportes onde a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário.

  • ESPORTES DE PAREDE: são esportes parecidos com os de Rede, porém não possuem rede e sim uma parede, onde os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Ex.: Squash.

  • ESPORTES DE INVASÃO: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby.

  • ESPORTES TÉCNICO-COMBINATIVO: são esportes onde a realização de gestos técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Ex.: Ginástica Artística, Patinação Artística, Nado Sincronizado, Ginástica Rítmica Desportiva.

  • ESPORTES DE COMBATE: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, tanto de luta agarrada (Jiu-jitsu, Judô), quanto de luta de trocação de golpes (Boxe, Karatê, Taekwondo).

ESPORTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

A BNCC Educação Física, na Unidade Temática Esportes, propões as seguintes Habilidades para o Ensino Fundamental.

1º e 2º ANO – ESPORTES DE MARCA E PRECISÃO

HABILIDADES:

  • Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

  • Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

3º ao 5º ANO – ESPORTES DE CAMPO E TACO, REDE/PAREDE E INVASÃO

HABILIDADES:

  • Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

  • Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

6º E 7º ANO – ESPORTES DE MARCA, PRECISÃO, INVASÃO E TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS

HABILIDADES:

  • Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

  • Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

  • Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas.

8º e 9º ANO – ESPORTES DE REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO, DE INVASÃO E DE COMBATE

HABILIDADES:

  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

  • Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

  • Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

SÉRIE BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. BNCC Educação Física

  2. Ginástica na BNCC Educação Física

  3. Dimensões do Conhecimento na BNCC Educação Física

  4. Brincadeiras e Jogos na BNCC

VÍDEO: PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Para você que quer se aprofundar no conhecimento das Práticas Corporais, recomendamos o vídeo abaixo.

  • 26
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 1 =