Origem, História e Regras do Vôlei de Praia ☀ :)

By | 21/12/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física



Introdução: História e Regras do Vôlei de Praia

O vôlei de praia é um esporte tradicional nas praias de todo mundo. É um esporte belo, no cenário de praia e que proporciona jogadas emociantes. Por isso hoje vamos explicar um pouco mais sobre a origem, história e regras do Vôlei de praia, para você entender a origem, o desenvolvimento e as regras de um dos esportes mais praticados nas praia de todo mundo.


⇒ A História do Vôlei de Praia


O voleibol de praia teria surgido na década de 20 como lazer entre os frequentadores da praia de Santa Mônica, nos Estados Unidos. A adaptação do vôlei de quadra chegou ao Brasil em meados da década de 30 nas areias das praias do Rio de Janeiro, com a disputa dos primeiros torneios amadores em Copacabana e Ipanema.

A prática no país foi difundida por centenas de pessoas na orla marítima do Rio de Janeiro. A cidade foi palco, em 1986, da competição “Hollywood Volley”, evento que reuniu grandes jogadores internacionais para competir na areia e foi um marco para a popularização do vôlei de praia no mundo.

Vôlei de Praia como Esporte Profissional

Após o “Hollywood Volley”, o esporte conquistou a simpatia dos torcedores e um bom espaço na mídia. O vôlei de praia conquistou sua profissionalização pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) com a realização do primeiro campeonato mundial em 1987, nas areias da praia de Ipanema.

Em 1989 foi instituído o Circuito Mundial Masculino, mas apenas em 1992 apareceram as primeiras competições femininas.

Veja também ⇒ O Futebol de Praia: Regras e Histórico

Voleibol de Praia nos Jogos Olímpicos

Em 1996 o esporte ganhou, finalmente, seu status olímpico nos Jogos de Atlanta. As jogadoras brasileiras reinaram absolutas na primeira competição olímpica do esporte, onde as medalhas do vôlei de praia fizeram diferença para o quadro geral dos Jogos.

Jaqueline e Sandra ganharam o ouro, enquanto Mônica e Adriana conquistaram a prata. As duplas masculinas Zé Marco e Emanuel e Franco e Roberto Lopes não conseguiram medalha naquele ano e ficaram em nono lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=NBoALqv9ei0

Tradição do Esporte no Brasil

De lá para cá, o vôlei de praia brasileiro despontou em todas as competições e hoje é um esporte de tradição que conquista várias medalhas e pódios para o país.

O voleibol de praia leva uma multidão de pessoas a assistir os jogos que proporcionam uma exibição de talento, garra e superação física de muitos jogadores que saíram da quadra e se profissionalizaram também nas areias.

A História do Vôlei de Praia

Leia também ⇒ A História do Beach Soccer

Entidades e Atletas do Vôlei de Praia

A FIVB atua junto à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), entidade responsável pelo esporte em território nacional, e também ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV).

A CBV conta com 21 federações filiadas e mais de 130 mil atletas profissionais de vôlei de quadra e praia. As competições e regras do vôlei de praia incluem circuitos nacionais e internacionais e jogos oficiais masculinos e femininos por faixa etária.

Regras Oficiais do Vôlei de Praia 2017


⇒  As Regras do Vôlei de Praia


Quadra de Vôlei de Praia

A quadra de jogo é retangular e mede 16 x 8 m, circundada por uma zona livre com uma distância mínima de 5 m das linhas laterais, 6 m das linhas de fundo e 12,5 m de altura a partir da superfície.

Areia dos Jogos Oficiais de Vôlei de Praia

De acordo com as regras do vôlei de praia, a areia deve ser nivelada, plana e uniforme, evitando ao máximo objetos que possam apresentar algum risco aos jogadores. Deve ter no mínimo 40 cm de profundidade e ser composta por grãos finos peneirados e descompactados.

As Equipes de Vôlei de Praia

Como as partidas oficiais do vôlei de praia são disputadas em duplas, é permitido que, em jogos internacionais, um país tenha mais de duas equipes representando a nação na competição.

Por isso, muitas vezes temos partidas entre BRA x BRA e nossa torcida fica quadruplicada. Um jogador da dupla é sempre o capitão da equipe e não há substituições durante a partida.

Linhas e Zonas da Quadra de Vôlei de Praia

Todas as linhas possuem largura de 5 cm e a cor deve contrastar nitidamente com a cor da areia. Não há linha central. Existe apenas a zona de saque (8 m atrás da linha de fundo) e a zona livre.

Rede dos Jogos Oficiais de Voleibol de Praia

A rede fica no meio da quadra, sustentada por postes, e tem altura de 2,43 m para jogos masculinos e 2,24 m para femininos. Também possui algumas variações de altura por faixa etária, mas não por sexo nessas condições: sub-13 (2 m), sub-15 (2,12 m), sub-17 (2,24 m).

Possui 8,5 m de largura, um pouco mais que o tamanho oficial da quadra, já que a rede apresenta duas antenas (80 cm acima da altura da rede) em cada extremidade que delimitam o espaço de cruzamento.

Regras do Vôlei de Praia para as Partidas

  • ● O jogo é disputado entre equipes de 2 jogadores cada (em alguns eventos é permitido 4×4).
  • ● Os dois primeiros sets possuem 21 pontos e a equipe que conquistar vitória nestes precisa obter uma diferença mínima de 2 pontos para ser declarada vencedora. As equipes trocam de lado na quadra a cada 7 pontos realizados por uma das equipes.
  • ● Se houver empate nos dois sets, um terceiro set é adicionado à partida com 15 pontos, que também precisa terminar com uma diferença mínima de 2 pontos. Nesse set, a cada 5 pontos as equipes trocam de lado.

Bola do Vôlei de Praia

A bola do vôlei de praia tem uma pressão menor que a bola de vôlei de quadra. É colorida, possui de 66 a 68 cm de circunferência e pesa entre 260-280 g, segundo as regras do vôlei de praia.

Equipamentos dos Jogadores

Os jogadores devem jogar descalços. Os homens devem utilizar camiseta regata e short, e as mulheres sukini/top/maiô. Nas regras oficiais da FIVB, a dupla deve ter uniformes na mesma cor e estilo.

É permitido o uso de bonés/viseiras e óculos escuros, sob a responsabilidade do próprio jogador. Em partidas disputadas com certas condições climáticas, os jogadores podem usar camisas e calças térmicas.

Árbitros do Vôlei de Praia e Sanções

Toda partida é composta pelo primeiro árbitro, segundo árbitro, apontador (que indica irregularidades e registra os tempos) e quatro juízes de linha (que sinalizam bola fora ou dentro com bandeiras).

Apenas o 1º (que fica de pé sobre a cadeira de arbitragem) e o 2º (que fica de pé fora da quadra) árbitros podem apitar durante a partida. Em alguns jogos também há a presença do apontador assistente.

Um cartão amarelo e outro vermelho que podem ser levantados separados ou juntos para aplicar advertências, penalidades, expulsão e desqualificação do jogador ou equipe, além de faltas por quatro toques, condução e outras irregularidades.

Leia também ⇒ Handebol de Areia: Regras e História

Fundamentos do Vôlei de Praia

  • ● Saque ou Serviço: inicia a disputa pelo ponto.
  • ● Passe ou Recepção: recebe a bola sacada.
  • ● Levantamento: posiciona a bola para devolver ao campo adversário.
  • ● Ataque: geralmente o terceiro contato da bola para atingir a quadra adversária.
  • ● Bloqueio: executado perto da rede para impedir o ataque da equipe adversária.
  • ● Defesa: evita que a bola toque a quadra da equipe após o ataque adversário.
História e Regras do Futebol de Preia

A História e Regras do Vôlei de Praia

Leia também >> As Principais Regras do Futebol de Areia

Curiosidades do Vôlei de Praia

  • ● Cada equipe pode solicitar um tempo de descanso por set de 30 segundos. O tempo técnico, período entre os sets, é de 60 segundos.
  • ● A cada ponto marcado os jogadores trocam de posição na própria quadra.
  • ● O jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivamente, a menos que esse toque venha de um bloqueio numa mesma ação, que conta como um segundo toque válido.
  • ● O Desafio 4×4 de Vôlei de Praia é um evento anual que promove uma disputa entre uma equipe de quatro jogadores, composta por uma dupla masculina e outra feminina do mesmo país, contra um adversário com igual estrutura. Os Estados Unidos é um maior rival do Brasil nessa competição.

Referência do Artigo

Confederação Brasileira de Voleibol. Regras Oficiais do Vôlei de Praia 2015/2016. Disponível em: <http://voleidepraia.cbv.com.br/>. Acesso em 18/12/2017

Federação Internacional de Vôlei. Official Beach Volleyball Rules 2017-2020. Disponível em: <http://www.fivb.org>. Acesso em 18/12/2017

  • 23
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + um =