Regras do Futebol de Areia: Regras Oficiais ☀ :)

By | 07/12/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Regras do Futebol de Areia

Quem não gosta de chamar os amigos para ir à praia e jogar uma partida de futebol? Mas você conhece as Regras do Futebol de Areia? Inspirado na grande paixão brasileira pelo esporte, o futebol de areia é uma modalidade que mistura alguns fundamentos do futsal e do futebol de campo em seus jogos e possui regras bem diferentes do Futebol de Campo e de Quadra.

Regras do Beach Soccer no Brasil

Algumas competições possuem regulamentações próprias, mas o Brasil adota principalmente a padronização realizada pela Confederação de Beach Soccer do Brasil, vinculada à FIFA, para estabelecer as regras oficiais do esporte no país. Quer saber quais são elas?

Entenda tudo sobre as regras do futebol de areia no post que o Dicas Educação Física preparou para você.

Veja também ⇒ Campo de Futebol – Guia Completo

Campo de Futebol de Areia

O campo do futebol de areia tem algumas similaridades com as dimensões da quadra de futsal. Ele possui a forma retangular com variações entre 35-37 m de comprimento por 26-28 m de largura.

Os gols têm no máximo 2,2 m de altura com 5,5 m de largura e 1,5 m de profundidade.

Todas as linhas possuem largura entre 8-10 cm e geralmente apresentam a fita na cor azul, para contrastar com a areia e ficarem bem visíveis aos jogadores.

A areia do campo de Futebol de Areia

O jogo não precisa necessariamente ser realizado na praia, mas a areia deve ser trabalhada e possuir algumas características:

  • ● Ter profundidade mínima de 40 cm.
  • ● Ser peneirada para evitar a presença de qualquer tipo de conchas, pedras ou outros objetos que possam machucar os jogadores.
  • ● Evitar ser áspera ou provocar poeira que grude na pele dos jogadores.

Bandeiras do Campo de Futebol de Praia

Como não é possível demarcar a superfície como no futebol tradicional, as regras oficias de beach soccer estabeleceram o uso de bandeiras para traçar linhas imaginárias e orientar as dimensões espaciais dentro do campo.

Ao todo são 10 bandeiras: seis na cor vermelha e quatro na cor amarela. Duas bandeiras vermelhas são colocadas fora do campo para dividi-lo em duas partes iguais. As restantes de mesma cor são fixadas nos cantos das linhas de fundo.

Já as bandeiras amarelas marcam as linhas da área de pênalti nos dois lados do campo e ficam 1-1,5 m afastadas das linhas laterais e a 9 m de distância da linha de fundo.

Número de Jogadores nas regras Beach Soccer

As partidas são disputadas por duas equipes, cada uma formada por no máximo cinco jogadores, contando com o goleiro. E percebam que falamos “no máximo” porque o jogo pode ser iniciado com apenas quatro jogadores no time!

Nas competições oficias da FIFA são permitidos até sete jogadores reservas – uma alteração realizada em 2017 nas regras da organização. O que não pode ocorrer é a equipe ficar com menos de três jogadores na partida. Nesse caso, o jogo é encerrado.

Equipamentos do jogo de Futebol de Areia

Todos os jogadores são proibidos de usar calçados e o goleiro deve utilizar cores que o diferencie dos árbitros e demais jogadores, além de ser o único que pode utilizar calças longas em campo.

É permitido, entretanto, usar faixas nos pés e dedos e/ou tornozeleiras para proteção, desde que não cubram totalmente a região.

Substituições no Futebol de Areia

As regras oficiais do futebol de areia, assim como no futsal, não estipulam um limite para o número máximo de substituições que podem ocorrer durante a partida. Elas também podem ser realizadas em qualquer momento do jogo.

Para haver a substituição, entretanto, os jogadores devem fazer a troca na zona de substituição (que fica a 2,5 m do centro).

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Curiosidade: Durante as substituições, o cronômetro não é paralisado.

Bola de Futebol de Areia

Você já deve ter percebido que, na areia, a bola tem um comportamento diferente. Por isso, de acordo com as regras oficiais do futebol de areia, a bola utilizada deve ser mais leve que a do futebol de campo.

Ela deve ter entre 400-400 g, ser de material resistente à pressão e impermeável. A circunferência fica entre 68-70 cm, o mesmo padrão do futebol tradicional.

Regras do Futebol de Areia

O tempo de jogo no Futebol de Areia

As partidas no futebol de areia são dividas em três tempos de 12 minutos, com o intervalo de três minutos entre eles. O cronômetro é parado quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um gol é marcado.

Diferente do esporte tradicional, as regras do futebol de areia não permitem que a partida termine com o empate entre os times no tempo regular.

Uma prorrogação de três minutos é adicionada ao jogo. Se o empate persistir, há definição nos pênaltis (três cobranças por cada equipe ou até à morte súbita).

Leia também  ⇒  As inovadoras regras do Handebol de Areia

Os Árbitros do Futebol de Areia

O jogo de futebol de areia é controlado por dois árbitros com a mesma autoridade cada um. Apenas em situações divergentes a decisão do árbitro prevalece sobre a do segundo árbitro.

Eles aplicam sanções com o uso de cartão amarelo (advertência) e vermelho (expulsão), assim como nas regras do futebol tradicional.

Além disso, o futebol de areia também conta com um terceiro árbitro, que auxilia os árbitros em campo e registra dados do jogo, e a figura do cronometrista, que tem o objetivo de verificar e controlar todo o tempo da partida e suas paralisações.

Leia também >> Beach Handebol: História e Regras

Outras Regras Oficiais do Futebol de Areia

Tiro Livre Direto no Beach Soccer

  • ● Ocorre quando o adversário comete infrações com o uso exagerado de força, descuido ou negligência do jogador na partida.
  • ● Os jogadores não podem formar barreira.
  • ● Quem recebeu a falta deve ser o mesmo a cobrar o tiro livre direto, a menos que o jogador tenha sido seriamente contundido.

Leia também >> Regras do Voleibol de Praia

Pênalti no Futebol de Praia

  • ● É o tiro livre direto quando as infrações descritas acima são realizadas dentro da área de pênalti, desde que a bola esteja em jogo.
  • ● A bola é posicionada em uma linha imaginária com distância de 9 m do centro do gol.

Lateral no Beach Soccer

  • ● É proibido marcar gol com a cobrança direta pela lateral.
  • ● A lateral poderá ser realizada com o pé ou com as mãos.

Tiro de meta no Futebol de Areia

  • ● Acontece quando o jogador da equipe adversária toca a bola que ultrapassa a linha de fundo do time.
  • ● O goleiro deve arremessar a bola apenas com as mãos.

Recuo de Bola para o Goleiro no Beach Soccer

  • ● O goleiro não pode receber a bola de um jogador da sua equipe pela segunda vez sem que esta tenha tocada em outro jogador antes.

Leia também >> A História do Futebol de Praia

Escanteio do Futebol de Praia

  • ● Assim como no futebol tradicional, as regras do futebol de areia permite que seja marcado gol com a cobrança de escanteio.
  • ● A bola é colocada dentro de uma circunferência imaginária, com um raio de 1 m da bandeira localizada na linha de fundo.

As regras do futebol de areia são importantes para que o jogo seja o mais organizado possível. Quer visualizar um pouco melhor tudo o que explicamos aqui no post? Assista ao vídeo abaixo!

  • 37
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =