A História do Futebol de Areia ☀ :)

By | 15/12/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: História do Futebol de Areia

Sol, mar e futebol. Foi nesse cenário tipicamente brasileiro que surgiu a versão praiana do esporte mais popular do país: o futebol de areia. De começo tímido e descontraído, o futebol de areia conquistou ares profissionais e hoje é um dos esportes que mais cresce em todo o mundo. Conheça a história do futebol de areia e outras curiosidades do esporte no nosso post.

A Origem do Futebol de Areia

A história do futebol de areia, também conhecido como beach soccer ou futebol de praia, surgiu em meados da década de 30 nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Inicialmente visto como uma opção de lazer e diversão, a atividade física ganhou rapidamente popularidade entre os cariocas.

Amigos chamavam outros amigos que se reuniam para jogar todo sábado uma adaptação ainda arcaica do futebol tradicional para as areias. Dessa forma amadora, os times eram organizados e divididos de acordo com os bairros da cidade.

Alguns anos se passaram e pequenas competições foram organizadas. Cada vez mais o esporte chamava a atenção de novos praticantes e interessados no futebol de areia, inclusive de jogadores consagrados no futebol de campo da época.

Mas em 1970 o futebol de areia entrou em declínio por conta da violência na cidade e ficou um bom período apagado.

Profissionalização do Futebol de Areia

Já na década de 90, Giancarlo Signorini, um amigo italiano do jogador Júnior (ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira), ficou deslumbrado ao conhecer o futebol de areia e viu o potencial daquela prática descontraída se transformar em algo mais profissional.

Para conseguir este feito, foi preciso reinventar as regras do futebol que eram utilizadas nos campeonatos amadores e adaptá-las às possibilidades reais do jogo na areia.

Surgimento das Regras de Beach Soccer

Assim foi fundada, em 1992, a organização Beach Soccer Worldwide (BSWW), que reduziu o número de jogadores, delimitou espaços e áreas dentro do campo e estabeleceu regras elementares que ainda são, em grande parte, utilizadas hoje.

No ano seguinte foi organizado um campeonato piloto de futebol de areia em Los Angeles, Califórnia, com a participação das equipes da Itália, Argentina, Estados Unidos e, claro, Brasil.

O jogador Júnior ficou com a responsabilidade de reunir os melhores jogadores para representar o país no torneio. Foi um sucesso de público e um show de habilidades. O time brasileiro de futebol de areia começou com o pé direito e sagrou-se campeão.

Leia também >> Regras do Futebol de Areia

Primeiro Campeonato Oficial de Futebol de Areia

Após a realização do campeonato experimental, o futebol de areia ganhou notoriedade no Brasil e muitos jogos começaram a ser exibidos na grade televisiva. Em 1995, o país recebeu o primeiro campeonato oficial de futebol de areia exatamente na praia onde o esporte deu seus primeiros passos.

Copacabana era o centro das atenções de milhares de torcedores e telespectadores que acompanhavam a grande cobertura da transmissão dos jogos do primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Areia. O Brasil também conquistou essa competição e foi reconhecido como o primeiro grande campeão do mundo de futebol de areia.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

A História do Futebol de Areia ganhou o Mundo

Depois do sucesso do campeonato realizado no Brasil, o futebol de areia despontou internacionalmente e ganhou novos eventos como o Pro Beach Soccer Tour (1996) e a Liga Europeia (1998), abrangendo 60 jogos em toda a Europa, Ásia e os EUA.

Tais competições proporcionaram uma infraestrutura sólida para aumentar o profissionalismo e o espetáculo dos jogos em todos os níveis. Aqui no Brasil não foi diferente.

Confederação de Beach Soccer do Brasil

Também no ano de 1998 foi criada a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBBS), com 22 federações estaduais filiadas à época.

Sua fundação, além de atender a um requisito legal do esporte, tem como objetivo manter a responsabilidade de organizar competições e fazer parcerias para administrar eventos nacionais e internacionais do futebol de areia brasileiro.

Futebol como Arte na Areia

Em 2005, o futebol de areia se tornou parte da família FIFA, que organizou seu primeiro campeonato na cidade sede do esporte, no Rio de Janeiro: a Copa do Mundo FIFA. Naquele ano, o Brasil ficou com o terceiro lugar.

O futebol de areia não só conquistou o público com a capacidade de mostrar um jogo rápido e o “futebol arte”, mas também conseguiu grandes investimentos financeiros e o interesse de patrocinadores.

O esporte proporciona um grande espetáculo de jogadas e inúmeros gols, agradando todos os torcedores. Mas infelizmente, até o momento, não é um esporte incluso nos Jogos Olímpicos.

A História do Futebol de areia, o popular futebol de praia.

Equipes Profissionais de Futebol de Areia

Atualmente o futebol de areia possui mais de 120 times profissionais registrados em toda a parte do mundo participando de competições. Também conta com torneios sub-15 e equipes femininas.

Mesmo com toda a profissionalização que o esporte passou por esses anos, a história do futebol de areia ainda mantém suas raízes nas praias de todo o Brasil.

O futebol de areia se tornou um estilo de vida que proporciona saúde e uma bela paisagem que marca, na areia, a arte de uma grande paixão nacional.

Curiosidades sobre a História do Beach Soccer no Brasil

  • Zico, Júnior, Paulo Sérgio, Renan, Claudio Adão, Júnior Negão, Neném e Magal eram os jogadores da equipe brasileira que ganhou a primeira competição oficial de futebol de areia.
  • ● O bordão “Ih, Nojento!”, do humorista Tião Macalé, surgiu em partidas de futebol de areia. O ator comandava um time chamado Dínamo, que tinha como “regra” não lavar seus uniformes.
  • ● O jogador Júnior é considerado padrinho do futebol de areia brasileiro. Ele começou a jogar nas praias de Copacabana aos oito anos.

  • ● Em 1996, Renato Gaúcho declarou greve ao Fluminense para conseguir jogar um campeonato de futebol de areia com os jogadores Edmundo e Romário.
  • ● A seleção brasileira de futebol de areia já marcou mais de 4 mil gols, uma média de quase 8 por partida. O Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo FIFA e é líder isolado do ranking mundial de beach soccer.

Referência do Artigo

Confederação de Beach Soccer do Brasil. Disponível em: <http://www.cbsb.com.br>. Acesso em: 11/12/2017

  • 57
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =