Handebol de Areia: História e Regras Oficiais ☀ :)

By | 24/12/2017

Introdução: O Handebol de Areia

A bola não quica como na quadra, mas o Handebol de areia também promove jogos rápidos e um espetáculo de gols e habilidades que agradam todas as torcidas. O beach handball é uma modalidade recente do esporte e um pouco desconhecida do público, mas preparamos um post completo para você ficar por dentro da história e entender as regras do handebol de praia. Confira!

⇒ História do Handebol de Areia

O Surgimento do Handebol de praia

O handebol de areia foi idealizado por Gianni Buttarelli e Franco Schiano que, à época, eram presidentes da equipe italiana de handebol de quadra (Indoor). A ideia surgiu inicialmente como uma alternativa de treino para as equipes de handebol tradicional pela falta de quadras para a atividade.

Primeira Competição de Beach Handebol

O primeiro torneio de handebol de areia aconteceu em uma pequena ilha no sul da Itália. A praia de San Antônio recebeu, em julho de 1992, poucas equipes locais que competiram de forma amadora nas areias.

No mesmo ano, Buttarelli e Schiano fundaram o “Comitê Organizador de Handebol de Areia“, primeira entidade que representaria o handebol de praia como uma nova modalidade de esporte.

Em 1993, em Roma, ocorreu o primeiro campeonato internacional de handebol de areia com alguns times juniores da Argélia, Taiwan, Rússia, Itália e Alemanha.

Veja também ⇒ Futebol de Praia: Histórico e Regras

Profissionalização do Handebol de praia

Em 1994, o beach handebol ganhou seu status profissional e foi reconhecido oficialmente pela Federação Internacional de Handebol (IHF), entidade que coordena as atividades gerais de handebol internacionalmente.

O Handebol de Praia no Brasil

No Brasil, assim como muitos esportes de praia, o handebol começou de forma recreativa com as mesmas regras do esporte em quadra.

Em 1995 a modalidade foi incluída no Festival Olímpico de Verão, realizado no Rio de Janeiro, com a ajuda da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Esse foi o primeiro evento com a participação da seleção brasileira de handebol de areia (masculina), que conseguiu ser campeã.

Nos anos seguintes, outros eventos fortaleceram o sucesso do beach handball, como a realização do Campeonato Europeu (2000), Campeonato Mundial de Beach Handball (2001) e os Jogos Mundiais (2001).

Equipes Profissionais de Handebol de Praia

O handebol de praia conta com equipes masculinas e femininas desde o primeiro campeonato oficial realizado. As regras oficiais da IHF também permitem times mistos e equipes juniores em alguns torneios do esporte.

Apesar de não ser um esporte olímpico, o handebol de areia participa dos Jogos Mundiais – evento que inclui esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

⇒ Regras do Handebol de Areia

Quadra de Handebol de Praia

A quadra tem formato retangular medindo 27 m de comprimento por 12 m de largura. Possui uma zona de segurança de 3 m em seu entorno e uma linha (de cor que contrasta com a areia) para cada área do gol a 6 metros de distância em relação à linha de fundo. O beach handball não possui linha no meio da quadra.A Quadra de Beach Handebol

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Bola do Handebol de Praia

A bola deve ser de borracha antiderrapante e pesar 350-370 para jogos masculinos, e 280-300 g para jogos femininos. Possui circunferência de 54 a 56 cm. Os jogadores devem segurar a bola por no máximo 3 segundos e não podem deixar a bola cair e permanecer pelo mesmo período na areia.

Gols do Beach Handball

Uma particularidade desse esporte de esporte é possuir pontuações diferentes para cada tipo de jogada:

  • ● Gol regular: 1 ponto
  • ● Gol aéreo: 2 pontos (quando o jogador recebe e arremessa a bola em suspensão, sem nenhum contato com o solo)
  • ● Gol especial ou Giro (é o criativo ou espetacular, o giro deve ser de 360°, deve começar com os pés apontados para o gol e deve ser aéreo/em suspensão): 2 pontos
  • ● Gol de goleiro (coringa): 2 pontos
  • ● Tiro de 6 metros: 2 pontos.

Jogo de Handebol de Praia

As partidas possuem dois sets de 10 minutos, cada um computado de forma independente com o intervalo de 5 minutos entre eles. Cada equipe pode solicitar um tempo técnico de 1 minuto em cada período.

Se a partida terminar em empate após o término de um set, o árbitro aplica uma prorrogação para que seja marcado o Golden Goal. Se ao final dos dois sets houver o empate, acontece o Shoot-out, que é parecido com um “pênalti” em movimento, para decidir o jogo (cinco tiros para cada time).

Equipes de Handebol de Areia

Cada equipe pode ter até dez jogadores no time, sendo quatro titulares (três jogadores de linha e um goleiro) e o restante reserva. É preciso ter no mínimo seis jogadores por time para a partida começar. A troca de jogadores ao longo do jogo acontece na zona de substituição (que possui 15 m da quadra) de forma ilimitada.

Equipamento dos Jogadores de Beach Handball

Os uniformes devem ser iguais para todos os jogadores de linha. O goleiro utiliza cores diferentes em relação ao seu time e ao goleiro adversário. Mulheres vestem tops e sunquíni, enquanto os homens utilizam camiseta regata e short. Os atletas devem jogar descalços e é permitido utilizar meias esportivas e algumas bandagens.

Árbitros e Penalidades do Handebol de Praia

O jogo de beach handball possui dois árbitros de mesma autoridade que contam com a assistência do cronometrista (ajuda com a contagem de tempo) e um secretário (ajuda com a contagem de pontos).

O árbitro pode aplicar sanções de exclusão, desqualificação, expulsão e violações de regras de jogo, como faltas e dribles ilegais, com os cartões amarelo e vermelho.

Leia também >> História e Regras do Futebol de Praia

Outras Regras do Beach Handebol

  • ● Tiro do Árbitro: movimento para a saída de bola no meio da quadra.
  • ● Tiro Lateral: quando a bola tocada pelo adversário cruza a linha lateral. É executado sem o apito do árbitro.
  • ● Tiro de Meta: executado pelo goleiro quando o adversário faz gol, a bola cruza a linha de fundo ou quando controla a bola em sua área.
  • ● Tiro Livre: quando a equipe comete uma violação às regras.
  • ● Tiro de 6 metros: quando uma chance de marcar gol foi impedida em qualquer lugar da quadra.

Regras do Handebol de Areia

Leia também >> A História e Regras do Vôlei de Praia

  • Curiosidades sobre o Handebol de Praia
  • ● O handebol é um esporte de contato físico muito forte e intenso, mas na areia esse impacto é evitado pelo fair play – além de boa parte ser passível de falta ou punição mais grave.
  • ● Quando há exclusão de um jogador na partida de beach handball, a equipe fica desfalcada até que haja a troca do passe de bola.
  • ● O goleiro não pode tocar a bola com a parte abaixo do joelho ou o pé enquanto ela estiver parada em sua área de gol ou saindo de quadra.
  • ● Na defesa, o goleiro faz o seu tradicional papel. No entanto, durante o ataque ele sai de cena e entra a figura do chamado “jogador especialista”, uma espécie de “jogador coringa” que ajuda o time a ter mais chances de pontuar no avanço.

  • 31
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =