REGRAS DA CAPOEIRA: PRINCIPAIS REGRAS E FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA

By | April 13, 2019

INTRODUÇÃO AS REGRAS DA CAPOEIRA

A capoeira é uma arte que consegue unir pessoas de todas as idades, crenças e gostos. Uma arte que inspira movimento e liberdade e cria raízes no coração de seus praticantes. Fazendo com que estes nunca se esqueçam dos valores do jogo e da beleza da dança.

Apesar de ser uma luta com muita liberdade e criatividade, existem regras na capoeira que todos os praticantes devem conhecer para não ferir seus princípios. São elas que mantém a tradição viva e o jogo como parte de um contexto que vai além da dança, dos movimentos e da música, pois o respeitos as regras e tradições é fundamental para ser um capoeirista.

PRINCIPAIS REGRAS E FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA

Como alguns de nós sabemos a capoeira é formada por diversos elementos, dentre os principais pode-se mencionar a música do berimbau(claro que podemos ter outros instrumentos como forma de acompanhamento), ginga, roda e os diversos movimentos corporais executados pelos seus integrantes.

OS INTEGRANTES

Uma das principais tendências na capoeira é que os capoeiristas se revezem durante o jogo, ou seja, todo integrante que está inserido na roda tem que cantar, tocar ou jogar. Portanto a Capoeira também é integração e inclusão.

Veja também – A História da Capoeira: Como Surgiu a Capoeira

POR QUE JOGAR AO INVÉS DE LUTAR?

Se você frequenta uma roda de capoeira já deve ter percebido que os participantes sempre que se referem á arte marcial como sendo um jogo e não uma luta.

Deste modo, o jogo ocorre sempre no interior de um círculo que por vezes mede 2,5 metros de raio, sendo denominado como “Roda de Capoeira”.

Veja Também – Golpes e Movimentos de Capoeira

EXISTE VIOLÊNCIA NO MEIO DA RODA DE CAPOEIRA?

Principais Regras da Capoeira

Por mais que os integrantes costumem se referi á capoeira como sendo um jogo, todos nós sabemos que também se trata de uma luta. E você pode estar pensando: “Se é uma luta então uma hora ou outra alguém irá se zangar”.

A verdade é que é muito difícil, não é impossível, mas é raro no ambiente da capoeira. Na maioria dos casos os confrontos são realizados de forma passiva, pois na roda de capoeira existe o que costumamos chamar de mandamentos ou regras da capoeira.

Veja Também – A Capoeira Regional

PRINCIPAIS REGRAS DA CAPOEIRA

  • Respeitar o mestre acima de tudo e guardar sua disciplina durante os treinos;
  • Sempre manter a vigilância de forma permanente em todo o ambiente;
  • Jamais perca de vista os movimentos do seu parceiro;
  • Mantenha sempre a calma durante toda e qualquer situação;
  • Zelar pela segurança de todos os companheiros de treino;
  • Jamais utilizar os conhecimentos que foram adquiridos na roda em brincadeiras ou possíveis agressões na rua;
  • Sempre obedecer ao comando do berimbau durante a prática capoeirista;
  • Praticar todos os dias os movimentos que já foram apreendidos ao longo dos treinos;
  • Não se afastar ou virar de costas para o seu parceiro.

CONCLUSÃO

Espero ter ajudado você a entender um pouco melhor as regras da capoeira, essas foram algumas das mais importantes que eu consegui organizar de forma resumida e didática para que você possa aprender e colocar em prática.

Ainda existem várias e tudo vai de acordo com a filosofia dos grupos, encontre um grupo que mais se adéqua ao seu perfil e vá jogar capoeira!

Lembre-se que é de suma importância manter o respeito tanto com os integrantes da roda quanto com terceiros.

Jamais use das técnicas que você aprendeu no ambiente amigável da capoeira para promover brigas ou simplesmente de má fé para prejudicar terceiros.

A roda de capoeira é um local sério que por vezes pode promover um bem estar para a sua saúde mental e física.

  • 9
    Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sixteen − seven =