Sistema Defensivo do Handebol

By | 19/09/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Sistemas Defensivos do Handebol

Nesse post o Dicas Educação Física apresenta uma visão geral dos Sistemas Defensivos do Handebol, falaremos sobre as linhas defensivas, as zonas de defesa, os princípios defensivos do Handebol e de cada sistema defensivo do Handebol: 6×0, 5×1, 4×2, 3×3 e 3x2x1.

As Linhas Defensivas no Handebol

As linhas defensivas ou linhas de defesa é um conceito importante para entender os sistemas defensivos do Handebol, são marcações na quadra com base na profundidade que tomamos como base para o posicionamento defensivo. Dessa forma, a linha tracejada da área de 9 metros chamamos de segunda linha defensiva e a linha de 6 metros da área de gol chamamos de primeira linha defensiva.

Zonas Defensivas no Handebol

As Zonas Defensivas no Handebol são os posicionamentos defensivos com base na largura da quadra:

  • A Posição defensiva 1 à esquerda e à direita da quadra é a posição que fica mais próxima da junção entre a linha de fundo e a linha lateral da quadra, são os principais responsável pela marcação dos pontas adversários;

  • A Posição Defensiva 2 à esquerda e à direita da quadra é a posição defensiva que fica um pouco mais centralizada em relação a posição 1, são os principais responsáveis pela marcação dos meias adversários;

  • A Posição Defensiva 3 à esquerda e à direita da quadra são os responsáveis pela marcação na região central da quadra, conhecidas como posições defensivas de base, possuem a função de marca o armador central e o pivô da equipe adversária;

  • O Goleiro é a última posição ou última linha defensiva no Handebol, tem a função de defender as bolas que vão em direção a meta e também de orientar o posicionamento defensiva de sua equipe.

Princípios Defensivos do Handebol

Um bom sistema defensivo no Handebol começa com a transição para quadra de defesa ou recomposição defensiva após perder a posse de bola. A transição para a defesa deve ser feita o mais rápido possível, para não deixa o sistema defensivo vulnerável. Após a recomposição, alguns princípios devem ser seguidos:

  • ocupar rapidamente suas posições específicas na defesa;

  • tentar antecipar-se aos gestos e jogadas dos adversários;

  • entender e cumprir com sua função específica na marcação;

  • ajudar na marcação de outros jogadores mesmo fora da sua função na zona de defesa;

  • sua movimentação defensiva deve seguir a movimentação dos adversários e da bola.

Tipos de Sistema Defensivo do Handebol

  • Marcação por Zona: É o tipo de sistema defensivo mais utilizado no Handebol, nesse sistema cada jogador tem a responsabilidade de fazer a marcação em determinada zona da quadra de Handebol.

  • Marcação individual: Esse tipo de sistema defensivo é fundamentado na marcação específica de cada jogador, independentemente de que zona da quadra ele está ocupando.

Os Sistemas Defensivos do Handebol por Zona

Sistemas do Handebol: cada sistema defensivo do Handebol são 6x0, 5x1 e 4x2

Veja também >> O Histórico do Handebol

Defesa por Zona 6×0 do Handebol

O sistema de defensivo do Handebol 6×0 é um dos sistemas mais utilizados. No sistema 6×0 todos os jogadores e posicionam por zona à frente da linha de defesa de 6 metros (linha da área de gol). Esse sistema de jogo tem como características:

  • dificulta as infiltrações dos jogadores adversários;

  • dificultada a movimentação do pivô adversário;

    ⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

  • dificulta os arremessos dos pontas adversários;

  • é vulnerável aos arremessos de média/longa distância.

Defesa por Zona 5×1 do Handebol

O sistema defensivo do Handebol 5×1 é um dos sistemas mais conhecidos, onde 5 jogadores vão se posicionar à frente da linha da área de gol e 1 jogador se posiciona mais à frente com o objetivo de dificultar o trabalho dos armadores da equipe adversária. Esse sistema de jogo do Handebol pode deixar a defesa vulnerável as infiltrações, a movimentação do pivô e ao ataque dos pontas.

Vídeo com exemplo de defesa com sistema defensivo 5×1.

Variação do sistema defensivo 5×1

O sistema defensivo 5×1 tem uma variação muito utilizada. Quando a equipe adversária tem um jogador muito habilidoso, que pode desequilibrar o jogo, pode-se designar um jogador para fazer uma marcação individual nesse jogador, e o resto da equipe fica posicionada para a marcação em zona à frente da linha da área de gol. É sistema é uma sistema misto de defesa (zona e individual).

Defesa por Zona 4×2 do Handebol

O sistema defensivo do Handebol 4×2 é um sistema pouco utilizado. Esse sistema de jogo do Handebol é utilizado contra equipes que tem armadores com bom arremesso de média e longa distância e pontas e pivôs de baixa técnica. Esse sistema dificultada a troca de passes dos adversários, porém facilita as infiltrações.

O sistema 4×2 também pode ser utilizado numa variação para uma sistema defensivo misto, onde dois jogadores farão marcação individual e os outros quatro farão marcação por zona.

Sistemas de jogo do Handebol: sistemas defensivos 3x3, 3x2x1 e zonas de defesa no Handebol

Defesa por Zona 3×3 do Handebol

O sistema defensivo do Handebol 3×3 é um dos sistemas mais agressivos, porém vulnerável. Nesse sistema de jogo do Handebol 3 jogadores ocuparão a primeira linha de defesa e os outros 3 jogadores ocuparão a segunda linha de defesa. Esse sistema defensivo dificulta os passes e os arremessos de longa distância, porém fica muito vulnerável as infiltrações, pois deixa muito espaço na primeira linha de defesa.

Defesa por Zona 3x2x1 do Handebol

O sistema defensivo do Handebol 3x2x1 é formado por três linhas de defesa, uma com três jogadores sobre a linha de 6 metros, outra linha com dois jogadores entre a área de 6 metros e a área de 9 metros e uma terceira linha com um jogador sobre os nove metros.

O nomenclatura 3x2x1 é resultante da ordenação dos jogadores quando a bola se encontra no central atacante.

O sistema 3x2x1 é um sistema universal pois engloba a defesa por zona, individual e mista.

Algumas características do sistema 3x2x1:

  • Tentar neutralizar a armação das jogadas com marcação no armador central;

  • Adapta-se a diferentes sistemas ofensivos;

  • Permite uma marcação dupla no jogador de posse de bola;

  • dificulta a troca de passes e os arremessos de longa distância;

  • Aumenta as possibilidades de contra-ataque;

  • provoca muito desgaste físico;

  • Tem dificuldades com equipes bem organizadas que usam dois pivôs e bons pontas.

  • 91
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =