História do Handebol no Brasil e no Mundo

By | 20/05/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: A História do Handebol

Nesse post o Dicas Educação Física apresenta a História do Handebol, explicaremos a historia do Handebol completa, desde a origem do Handebol, onde e como surgiu, a criação da entidades do Handebol, o desenvolvimento do Handebol, o histórico do handebol no Brasil, o Handebol nos Jogos Olímpicos além de curiosidades sobre o Handebol ao lingo de sua história.

Como surgiu o Handebol e em que ano foi criado o Handebol

Como, onde e quando surgiu o Handebol

O Handebol como conhecemos hoje surgiu por volta de 1890 na Alemanha com o nome de Raftball. Em 1912 o alemão Hirschmann, que era secretário da Federação Internacional de Futebol, foi o responsável por levar o Handebol para o campo, surgindo assim o Handebol de campo.

Durante a primeira Grande Guerra Mundial (1915 a 1918) o professor de ginástica Berlinense Max Heiser foi responsável pela criação do “Torball” para as trabalhadores da Fábrica Siemens, que era jogado em um campo com as medidas do futebol.

Quem criou o Handebol?

O professor alemão Karl Schelenz é considerado o criador do Handebol, pois em 1919 ele reformulou as regras do “Torball” e alterou seu nome para “Handball”, mas ainda sendo jogado no campo para 11 jogadores.

O Desenvolvimento do Handebol

Schelenz também introduziu o Handebol na Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1925 foi realizada a primeira partida internacional de Handebol, entre Alemanha e Áustria, os austríacos venceram por 6 a 3.

A Criação da FIHA

Em 4 de agosto de 1928, com 11 países participantes foi fundada a FIHA (Federação Internacional de Handebol Association), o americano Avery Brudage foi escolhido presidente da FIHA.

O Handebol nos Jogos Olímpicos

Em 1394 o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu o Handebol (ainda como Handebol de Campo) como uma das modalidades esportivas a serem disputadas nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. A primeira competição olímpica de Handebol teve a Alemanha vencendo a Áustria na grande final por 10 a 6. A final foi assistida por mais de 100 mil pessoas no Estádio Olímpico de Berlim.

Handebol nas Olimpíadas

O primeiro campeonato Mundial de Handebol

Em 1938 na Alemanha foi realizado o primeiro campeonato mundial de Handebol, com 8 equipes participantes no Handebol de campo e 4 equipes participantes no Handebol de quadra.

A Criação da IHF

Após o fim da segunda guerra mundial, dirigentes do Handebol de vários países se reuniram em Copenhague da atual Federação Internacional de Handebol (International Handball Association – IHA), com sede na Suécia e o presidente eleito foi o sueco Costa Bjork. Desde 1950 a sede da IHA passou a ser na Basiléia, Suíça.

A volta dos Campeonatos Mundiais de Handebol

E 1948 os campeonatos mundiais voltaram a ser realizados, porém sem a participação dos alemãs que ficaram excluídos por um tempo após a segunda guerra. Em 1948 foi realizado o mundial de Handebol de campo masculino e em 1949 o mundial de Handebol de campo feminino. O Handebol de quadra teve seu mundial realizado em 1954, já com com a volta dos alemãs as competições.

Atualmente os campeonatos mundiais de Handebol da IHA são realizados de de 2 em 2 anos .

O Handebol no Brasil

O Handebol no Brasil começou na década de 1930, em São Paulo, quando imigrantes (principalmente os alemãs), introduziram o Handebol de campo. Por muitos anos o Handebol ficou restrito ao estado de São Paulo.

O desenvolvimento do Handebol no Brasil

O professor francês Augusto Listello, durante um curso internacional em Santos, apresentou o Handebol a professores de vários estados. Esses professores passaram a ensinar o Handebol em suas escolas, dessa forma a prática do Handebol se espalhou por vários estados brasileiros.

O Ministério da Educação incluiu o Handebol nos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s), ação essa que vez com que o Handebol se disseminasse por todo território Brasileiro.

Histórico do Handebol no Brasil

  • Em 1973 foi realizado o Primeiro Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil, em Niterói, Rio de Janeiro

  • Em 1974 foi realizado o Primeiro Campeonato Brasileiro de Handebol para adultos

  • Em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)

Curiosidade sobre a sigle CBHb

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

O “b” minúsculo foi introduzido na sigla da Confederação Brasileira de Handebol pois quando a confederação de Handebol foi criada já existia a confederação brasileira de Hipismo com a sigla CBH, por isso o “b” minúsculo foi adicionado a sigla para diferenciar as duas confederações.

  • Em 1980 foi disputada a Primeira Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, organizada pela recém fundada CBHb

  • A primeira participação do Handebol brasileiro em uma olimpíadas foi em 1992 nas olimpíadas de Barcelona, com a seleção masculina que ficou em 12º lugar

  • Após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1999, a equipe feminina do Brasil conquistou a classificação para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000

  • Em Sidney 2000 foi um marco para o Handebol feminino brasileiro, o Brasil conquistou o 8º lugar e começou a chamar a atenção no cenário do Handebol mundial

  • Em 2013 veio a consagração, o maior título da do Handebol Brasileiro. A seleção feminina conquistou o Campeonato Mundial de Handebol disputado na Sérvia, derrotando na final as donas da casa.

História do Handebol no Brasil

A História em Vídeo

Para você que adora um vídeo, indicamos o vídeo abaixo para aprimorar seus conhecimentos sobre o Handebol.

Títulos conquistados pela Seleção Feminina da Handebol do Brasil

Título

Ano

Jogos Sul-americano

2002, 2014

Campeonato Pan-americano

1997, 1999, 2000, 2003, 2005, 2007, 2011, 2013, 2015

Jogos Pan-americanos

1999, 2003, 2007, 2011, 2015

Campeonato Mundial

2013

  • 215
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 3 =