Fundamentos do Badminton: Os Fundamentos Básicos do Badminton

By | 26/05/2017

Introdução: Os Fundamentos do Badminton

Nesse post o Dicas Educação Física preparou para você uma explicação simples sobre os Fundamentos do Badminton, com todas as principais técnicas utilizadas nesse jogo de raquetes. E fique tranquilo, você vai ver que o Badminton não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Clique aqui para mais detalhes sobre o Badminton.

O que é Badminton?

O Badminton é um esporte que já é modalidade olímpica, muito popular no continente asiático. O Badminton tem algumas semelhanças com o tênis, porém em vez de uma bola usa-se uma peteca para se jogar Badminton.

Quais são os Fundamentos Técnicos do Badminton?

Os Fundamentos técnicos do Badminton são as partes mais importantes do jogo, os movimentos e golpes utilizados pelos jogadores de Badminton. Os Fundamentos básicos do Badminton são oito: o Saque ou Serviço, a Empunhadura, o Clear, o Drop ou Drop-Shot, o Smash, o Drive, o Lob e o Net-Shot ou Net-Drop.

Os Fundamentos do Badminton

Empunhadura da Raquete de Badminton

A Empunhadura correta da Raquete de Badminton é feita segurando a Raquete como se estivesse apertando a mão de alguém. A articulação do Punho tem um papel muito importante no Badminton, diferentemente do que acontece no tênis onde o punho permanece rígido, no Badminton o punho deve estar solto para realização dos golpes.

Fundamentos Técnicos do Badminton: Empunhadura

A Empunhadura da Raquete de Badminton

A Diferença entre Forehand e Backhand no Badminton

O Forehande acontece quando o jogador de Badminton golpeia a peteca com a palma da mão virada para frente ou para a rede de Badminton. Já o Backhand é quando o jogador de Badminton golpeia a peteca com as “costas” da mão virada para frente, para rede.

Quase todos os golpes ou fundamentos podem ser realizado de Forehand ou Backhand.

O saque no Badminton

O Saque no Badminton, também chamado do Serviço, deve ser feito em trajetória diagonal, ou seja, em trajetória cruzada. Há um espaço na quadra de Badminton, chamado de área de serviço, onde os Saques devem ser realizados.

Há algumas regras que o sacador deve seguir no Badminton:

a) manter os dois pés ou parte deles no chão em uma posição imóvel;

b) acertar primeiramente a base da peteca;

c) golpear a peteca abaixo da sua linha de cintura;

d) tocar a peteca abaixo da linha da mão que segura a raquete;

e) não enganar o oponente; é preciso manter o movimento contínuo da raquete.

Saque ou Serviço no Badminton

O Clear no Badminton

O Clear é um golpe basicamente defensivo, um dos fundamentos mais básico do Badminton. Ocorre quando a peteca está acima e à frente da cabeça do jogador de Badminton e ele bate nela com a raquete em direção ao fundo da quadra de seus adversários.

Apesar de ser mais usado na defesa, o Clear também pode ser usado para atacar. Isso acontece quando o jogador percebe que seu adversário está posicionado esperando outro tipo de golpe. Assim o jogador surpreende seu oponente, que não tem tempo de se reorganizar na quadra para fazer a defesa adequada.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

O Drop no Badminton

O Drop é um golpe de ataque no Badminton, cujo objetivo é lançar a peteca bem perto da rede, o que dificulta a defesa de seu adversário. A velocidade do golpe pode variar, mas se o jogador conseguir ser rápido, dificilmente o adversário conseguirá se reorganizar para fazer a defesa.

Trajetória dos golpes Clear, Drop e Smash no Badminton

O Smash no Badminton

O Smash é o golpe de ataque mais veloz e mais importante do Badminton. Sua execução é feita golpeando a peteca com precisão e força, de cima para baixo, como uma cortada no Voleibol. O Smash pode ser feito com ou sem salto, dependendo da altura da peteca no momento da realização do golpe.

O Drive no Badminton

O Drive é um golpe realizado quando a peteca está a meia altura, mais ou menos na altura dos ombros do jogador de Badminton. É executado como se o jogador estivesse “chicoteando” a peteca. Mais usado em jogos em duplas, a intenção do drive é lançar a peteca em algum ponto “descoberto” da quadra adversária.

Fundamentos do Badminton: o drive

Exemplo de Drive com Backhand

O Lob no Badminton

O Lob é utilizado no Badminton quando a peteca é lançada bem próximo a rede. Para se defender o jogador de Badminton bate na peteca de baixo para cima, de forma que ela ganhe altura e caia no fundo da quadra adversária em trajetória parabólica.

A diferença do Lob para o Clear é que o Lob é executado de baixo para cima e a peteca deve ganhar altura, diferentemente do Clear, que é um golpe realizado em trajetória reta.

As características fundamentais para um bom Lob são boa altura, boa profundidade e uma boa recomposição em quadra após o golpe.

Leia também >> A Origem do Badminton

O Net-shot no Badminton

Assim como o Lob, o Net-shot é dos Funamentos do Badminton usado quando a peteca é lançada próxima a rede. A diferença entre eles é que no Net-shot o objetivo é devolver a bola também próxima da rede, dificultando a defesa do adversário. Outra diferença entre os Net-shots e o Lob é que os Net-shots podem ser realizados golpeando a peteca tanto de baixo para cima quando de cima para baixo.

Após realizar um Net-shot é importante que o jogador de Badminton tem uma rápida recuperação de seu posicionamento em quadra, pois a tendência que o contragolpe adversário seja rápido.

Fundamentos Básicos do Badminton: Net-shot

“O Net-Shot também é chamado de Net-Drop.”

Vídeo sobre Badminton

Para você que curte conteúdo em formato de vídeo, indicamos o vídeo abaixo sobre o Badminton.

>> Se você quer se aprofundar mais sobre Badminton e não tem problemas com o “inglês”, nós indicamos o site Badminton Bible.

  • 200
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + vinte =