Badminton: História, Regras e Fundamentos

By | 28/10/2017

A História do Badminton


O Badminton primitivo

Um jogo muito muito parecido com o Badminton atual e chamado Battledore e Shuttlecock era jogado no século XVII por civilizações da Europa e Ásia. O jogo era jogado por duas pessoas que rebatiam um objeto, que hoje chama de “peteca”, com o objetivo de mantê-lo no ar, sem cair no chão.

Origem e História do Badminton

A Origem do Badminton atual

A Origem do Badminton atual mais provável é que ele tenha surgido na Índia. Lá ele se chamava Poona ou Poonah, por ter nascido na cidade de Pune, onde era ele muito popular.

A chegada do Badminton a Europa

Oficiais militares ingleses que serviam na Índia conheceram o jogo Poona. O Poona, diferente do Battledore e Shuttlecock, era jogado com uma rede separando os jogadores. Ao voltarem a Inglaterra os oficiais ingleses levaram equipamentos do novo jogo que haviam conhecido na Índia.

A Origem do nome Badminton

Em 1870 o duque de Beaufort apresentou o novo jogo trazido da Índia a seus convidados em sua propriedade que se chamava “Badminton House“, por esse motivo o novo jogo passou a ser conhecido como o jogo de “Badminton”.

A origem do nome "Badminton"

A Badminton House

O Primeiro Campeonato de Badminton

O primeiro campeonato de Badminton da historia aconteceu em 1898 na cidade inglesa de Guilford, o “All England Open Badminton Championship” ainda ocorre até hoje. Inicialmente, o campeonato era apenas para equipes de duplas. Em 1900 as partidas de simples (individuais) foram adicionadas ao campeonato.

O primeiro campeonato de Badminton da História

Criação da Federação Internacional de Badminton

A Federação Internacional de Badminton (IBF) foi fundada em 1934 e tinha nove países membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. A Índia e os Estados Unidos se filiaram em 1936. Já o Brasil se filiou a IBF em 1991 por meio da Federação Paulista.

De IBF para BWF

A Federação Internacional de Badminton (IBF) atualmente chama-se Badminton Word Federation (BWF) ou Federação Mundial de Badminton e já conta hoje com 176 países filiados e, atualmente, tem sua sede localizada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.

O Badminton nos Jogos Olímpicos

O Badminton foi “esporte demostração” nos jogos de Munique, 1972, mas somente em 1992 nos Jogos de Barcelona o foi introduzido oficialmente como modalidade olímpica. Em Barcelona apenas torneios de duplas e simples foram disputado. Os torneios de duplas mistas foram introduzidos nos Jogos de Atlanta em 1996.

O domínio chines e a supremacia asiática

A China tem dominado os torneios olímpicos, tendo ganho 38 medalhas (sendo 16 delas ouro); Coreia do Sul e Indonésia ganharam 18 medalhas cada.

A História do Badminton nos Jogos Olímpicos

O Badminton nos Jogos Pan Amaricanos

A inclusão do Badminton nos Jogos Pan Americanos aconteceu em 1995, em Mar del Plata, na Argentina. As categorias em que houve disputa foram: Individual masculino, Individual feminino, duplas masculino, duplas feminino e duplas mistas.

A História do Badminton no Brasil

A História do Badminton no Brasil é bem antiga, em 2011 foi feita uma pesquisa em Santos, onde se constatou a prática desse esporte no Brasil em 1938 no Clube dos Ingleses. Porém levou muito tempo para o torna-se uma modalidade competitiva no Brasil. Somente em 1984 foi realizada a primeira Taça São Paulo de Badminton.

Criação da Confederação Brasileira de Badminton

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) foi fundada em 1993. As federações fundadoras foram a Federação Paulista, Federação de Brasília e Federação Catarinense. Hoje a CBBd já conta hoje com 21 federações estaduais filiadas.

Resultados do Badminton brasileiro

  • em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano realizado em Buenos Aires, Argentina;

  • Em 1990 o Brasil conquistou o 2º lugar no IV campeonato Sul Americano de Badminton;

  • Em 1993 o Brasil conquistou medalha de bronze no Pan Amaricano na Guatemala;

  • Em 1994 a CBBd passou a ser filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro;

  • Em 2007 no Pan Americano do Rio de Janeiro o Brasil conquistou a primeira medalha de bronze nessa competição, com os atletas Guilherme Pardo e Guilheme Kumasaka

  • Em 2011 nos Jogos Pan Americano de Guadalajara o Brasil conquistou a primeira medalha no torneio de simples com Daniel Paiola

  • Em 2015 o Brasil conquistou três medalhas nos Jogos Pan Americano de Toronto

      • Na Dupla Feminina: Medalha de Prata com Lohaynny Vicente e Luana Vicente

      • Na Dupla Masculina: Medalha de Prata com Daniel Paiola e Hugo Arthuso

      • Na Dupla Mista: Medalha de Bronze com Alex Tjong e Lohaynny Vicente


As Regras do Badminton


A Quadra de Badminton

O tamanho da quadra oficial é de 13,40 metros de comprimento. Já a largura da quadra mede 5,18 para jogos de Simples e 6,10 para jogos de Duplas.

Deve haver um espaço mínimo entre a quadra e as paredes que a cercam de 1 metro nas laterias e de 1,5 metros no fundo.

Badminton Regras e Fundamentos: A quadra de Badminton

A quadra

O Badminton pode ser jogado ao ar livre, porém não é o ideal, já que o vento pode influenciar na trajetória da peteca. O ideal é que seja jogado em local fechado.

A Rede da Quadra de Badminton

De acordo com as Regras altura da rede de Badminton é de 1,55 metros em relação ao solo da quadra. Veja a imagem abaixo sobre a rede de Badminton.

Regras do Badminton: a altura da rede da quadra de Badminton

A altura da rede da quadra de Badminton

Antes de começar o jogo de Badminton: sorteio

Antes de começar um jogo deve acontecer um sorteio, o vencedor escolherá se vai Sacar, receber o saque ou escolher em que lado da quadra quer começar jogando. Além do sorteio, antes do início do jogo os atletas de Badminton têm direito a um aquecimento de dois minutos.

Posição na quadra para começar um Game

O Sacador deve se posicionar dentro da área de serviço da quadra do lado direito. Seu adversário, que irá receber o Saque, também deve ficar na área de serviço, do lado direito da sua quadra, formando um diagonal com o sacador.

Posicionamento do Sacador no Badminton

Preste bem atenção nessa regra! Quando o placar de quem estiver sacando for par, o sacador deve realizar o saque do lado direito da quadra. Se o placar de quem estiver sacando for ímpar, o sacador deve realizar o saque do lado esquerdo da quadra.

“Nós jogo de duplas a mesma regra deve ser seguida. O jogador que irá realizar o Serviço (Saque) permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.”

A execução do Saque no Badminton

Assim como no Tênis e no Tênis de mesa os Saques devem ser realizados na diagonal, ou seja, cruzando a quadra.

Badminton Regras: a posição do sacador no Badminton

A posição do sacador

Outras regras do Badminton que devem ser seguidas no momento do saque são:

  • É obrigatório que o Saque seja realizado batendo na peteca de baixo para cima;

  • a peteca não pode estar acima da linha da cintura do sacador no momento que o saque é executado;

  • o sacador não pode perder o contato dos pés com o solo da quadra no momento da execução do saque;

  • se o sacador ou a dupla do sacador venceu o Rally (ganhou o ponto), o sacador deve mudar de lado da quadra e continuar realizando o saque;

    NOSSO CANAL E WHATSAPP

    Canal Dicas Educação Física

    WhatsApp Dicas Educação Física

    Oportunidades em Educação Física

    Apostila Educação Física Concursos
    Cursos Online na Área de Educação Física
  • como já foi dito acima, o primeiro Saque de um Game no Badminton sempre é realizado do lado direito da quadra.

Sacando do lado errado

Se em um jogo o Saque for realizado do lado errado da quadra, o jogo não deve ser parado. A partida continua e o jogadores não devem mudar de lado na área de serviço no momento do próximo saque.

É considerado Falta no Badminton

  • encostar na rede com o corpo ou raquete enquanto a peteca está em jogo;

  • quando a peteca encosta no corpo do jogador, no teto da quadra ou qualquer objeto fora da quadra

  • quando a peteca cai fora das linha limite da quadra

  • invadir a quadra adversária ou bater na peteca que está no espaço da quadra adversária

  • bater na peteca mais de uma vez

  • quando há mal comportamento ou o jogador retarda o jogo intencionalmente ele perde o direito de sacar ou o ponto é dado ao adversário

  • em um jogo de duplas, quando o companheiro do recebedor do saque recebe o saque

  • quando o sacador erra peteca no momento do saque

ATENÇÃO!

Se no momento da Saque a peteca tocar na rede e cair na quadra adversária, o saque é válido, desde que a peteca caia dentro da área de serviço da quadra adversária.

Quem começa sacando no segundo game?

O jogador ou a dupla que vencer o primeiro Game mudará de lado na quadra e começará sacando o segundo Game. O jogador ou dupla que vencer o segundo Game mudará de lado na quadra e começará sacando no terceiro Game. No terceiro Game haverá mudança de lado da quadra no décimo primeiro ponto do game.

Como vencer um jogo de Badminton?

Uma jogo é disputado em Games ou sets de 21 pontos. Vence o jogo o jogador ou a dupla que vencer dois games primeiro. Para vencer um Game é necessário abrir dois pontos de vantagem, ou seja, caso o Game esteja empatado em 20 a 20, o jogo vai sendo prorrogado até que um dos lados consiga abrir dois pontos. Porém, o limite máximo de pontuação em um Game no Badminton é 30 pontos. Havendo empate em 29 a 29 vencerá a partida quem fizer 30 pontos, sem a necessidade de abrir dois pontos de vantagem.

Regras Básicas do Badminton: Pontuação dos games em uma partida de Badminton

A pontuação

Tempo Técnico

As Regras estabelecem um tempo técnico de um minuto em cada Game toda vez que um jogador ou dupla atinge 11 pontos. Os intervalos entre os Games possuem duração de 2 minutos.


Os Fundamentos do Badminton


O que é Badminton?

O Badminton é um esporte que já é modalidade olímpica, muito popular no continente asiático.Esse esporte tem algumas semelhanças com o tênis, porém em vez de uma bola usa-se uma peteca.

O que são os Fundamentos do Badmnton?

Os Fundamentos são os elementos mais importantes do jogo, os movimentos e golpes utilizados pelos jogadores. Os Fundamentos básicos são oito: o Saque ou Serviço, a Empunhadura, o Clear, o Drop ou Drop-Shot, o Smash, o Drive, o Lob e o Net-Shot ou Net-Drop.

Os Fundamentos do Badminton

Empunhadura da Raquete de Badminton

A Empunhadura correta da Raquete é feita segurando a Raquete como se estivesse apertando a mão de alguém. A articulação do Punho tem um papel muito importante, diferentemente do que acontece no tênis onde o punho permanece rígido, no Badminton o punho deve estar solto para realização dos golpes.

Fundamentos Técnicos do Badminton: Empunhadura

A Empunhadura da Raquete

A Diferença entre Forehand e Backhand

O Forehande acontece quando o jogador golpeia a peteca com a palma da mão virada para frente ou para a rede de Badminton. Já o Backhand é quando o jogador golpeia a peteca com as “costas” da mão virada para frente, para rede.

Quase todos os golpes podem ser realizado de Forehand ou Backhand.

O saque no Badminton

O Saque também é chamado do Serviço, deve ser feito em trajetória diagonal, ou seja, em trajetória cruzada. Há um espaço na quadra, chamado de área de serviço, onde os Saques devem ser realizados.

Há algumas regras que o sacador deve seguir:

a) manter os dois pés ou parte deles no chão em uma posição imóvel;

b) acertar primeiramente a base da peteca;

c) golpear a peteca abaixo da sua linha de cintura;

d) tocar a peteca abaixo da linha da mão que segura a raquete;

e) não enganar o oponente; é preciso manter o movimento contínuo da raquete.

Badminton Regras e Fundamentos: Saque ou Serviço no Badminton

O Saque ou Serviço

O Clear no Badminton

O Clear é um golpe basicamente defensivo, um dos fundamentos mais básicos. Ocorre quando a peteca está acima e à frente da cabeça do jogador e ele bate nela com a raquete em direção ao fundo da quadra de seus adversários.

Apesar de ser mais usado na defesa, o Clear também pode ser usado para atacar. Isso acontece quando o jogador percebe que seu adversário está posicionado esperando outro tipo de golpe. Assim o jogador surpreende seu oponente, que não tem tempo de se reorganizar na quadra para fazer a defesa adequada.

O Drop no Badminton

O Drop é um golpe de ataque, cujo objetivo é lançar a peteca bem perto da rede, o que dificulta a defesa de seu adversário. A velocidade do golpe pode variar, mas se o jogador conseguir ser rápido, dificilmente o adversário conseguirá se reorganizar para fazer a defesa.

Badminton Regras e Fundamentos: Trajetória dos golpes Clear, Drop e Smash no Badminton

Trajetória dos golpes Clear, Drop e Smash

O Smash no Badminton

O Smash é o golpe de ataque mais veloz e mais importante. Sua execução é feita golpeando a peteca com precisão e força, de cima para baixo, como uma cortada no Voleibol. O Smash pode ser feito com ou sem salto, dependendo da altura da peteca no momento da realização do golpe.

O Drive no Badminton

O Drive é um golpe realizado quando a peteca está a meia altura, mais ou menos na altura dos ombros do jogador. É executado como se o jogador estivesse “chicoteando” a peteca. Mais usado em jogos em duplas, a intenção do drive é lançar a peteca em algum ponto “descoberto” da quadra adversária.

Badminton Regras e Fundamentos: o drive

Exemplo de Drive com Backhand

O Lob no Badminton

O Lob é utilizado quando a peteca é lançada bem próximo a rede. Para se defender o jogador bate na peteca de baixo para cima, de forma que ela ganhe altura e caia no fundo da quadra adversária em trajetória parabólica.

A diferença do Lob para o Clear é que o Lob é executado de baixo para cima e a peteca deve ganhar altura, diferentemente do Clear, que é um golpe realizado em trajetória reta.

As características fundamentais para um bom Lob são boa altura, boa profundidade e uma boa recomposição em quadra após o golpe.

O Net-shot no Badminton

Assim como o Lob, o Net-shot é um dos Fundamentos técnicos usado quando a peteca é lançada próxima a rede. A diferença entre eles é que no Net-shot o objetivo é devolver a bola também próxima da rede, dificultando a defesa do adversário. Outra diferença entre os Net-shots e o Lob é que os Net-shots podem ser realizados golpeando a peteca tanto de baixo para cima quando de cima para baixo.

Após realizar um Net-shot é importante que o jogador tenha uma rápida recuperação de seu posicionamento em quadra, pois a tendência que o contragolpe adversário seja rápido.

Badminton Regras e Fundamentos: Net-shot

Net-shot

>> Assista ao show com 25 jogadas top desse incrível esporte de peteca.

  • 141
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + quatro =