Quadra de Badminton: Medidas e Regras

By | 02/06/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física



Introdução: Regras do Badminton

O Badminton é uma esporte divertido e apaixonando. Para quem quer aprender a jogar esse esporte, aprendar o tamanho da quadra de Badminton e suas medidas é bastante importante. Pensando nisso, o Dicas Educação Física preparou para você um resumo especial sobra a quadra desse esporte de peteca, com base nas regras oficiais da Confederação Brasileira de Badminton. Boa leitura! 😉

A Quadra de Badminton

A quadra de Badminton e suas medidas

Veja também >> Badminton para inciante

O tamanho da quadra oficial de Badminton é de 13,40 metros de comprimento. Já a largura da quadra mede 5,18 para jogos de Simples e 6,10 para jogos de Duplas.

Deve haver um espaço mínimo entre a quadra de Badminton e as paredes que a cercam de 1 metro nas laterias e de 1,5 metros no fundo.

O Badminton pode ser jogador ao ar livre, porém não é o ideal, já que o vento pode influenciar na trajetória da peteca. O ideal é que o Badminton seja jogado em local fechado.

A Rede da Quadra de Badminton

De acordo com as Regras básicas do Badminton altura da rede de Badminton é de 1,55 metros em relação ao solo da quadra. Veja a imagem abaixo sobre a rede de Badminton.

A altura da rede da quadra de Badminton

O Lado da Quadra: sorteio

Antes de começar um jogo de Badminton deve acontecer um sorteio, o vencedor escolherá se vai Sacar, receber o saque ou escolher em que lado da quadra quer começar jogando. Além do sorteio, antes do início do jogo os atletas de Badminton têm direito a um aquecimento de dois minutos.

⇒ Vídeo ilustrativo sobre as Medidas da Quadra Oficial de Badminton

Posição na quadra para começar um Game

O Sacador deve se posicionar dentro da área de serviço da quadra de Badminton do lado direito. Seu adversário, que irá receber o Saque, também deve ficar na área de serviço, do lado direito da sua quadra, formando um diagonal com o sacador.

Leia também: Desvendando as Regras do Futebol Americano

Posicionamento do Sacador no Badminton

Preste bem atenção nessa regra! Quando o placar de quem estiver sacando for par, o sacador deve realizar o saque do lado direito da quadra. Se o placar de quem estiver sacando for ímpar, o sacador deve realizar o saque do lado esquerdo da quadra.

“Nós jogo de duplas a mesma regra deve ser seguida. O jogador que irá realizar o Serviço (Saque) permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.”

A execução do Saque no Badminton

Assim como no Tênis e no Tênis de mesa o Saque no Badminton devem ser realizados na diagonal, ou seja, cruzando a quadra.

Outras regras importantes do Badminton que devem ser seguidas no momento do saque são:

  • É obrigatório que o Saque seja realizado batendo na peteca de baixo para cima;

  • a peteca não pode estar acima da linha da cintura do sacador no momento que o saque é executado;

  • o sacador não pode perder o contato dos pés com o solo da quadra no momento da execução do saque;

  • se o sacador ou a dupla do sacador venceu o Rally (ganhou o ponto), o sacador deve mudar de lado da quadra e continuar realizando o saque;

  • como já foi dito acima, o primeiro Saque de um Game no Badminton sempre é realizado do lado direito da quadra.

A posição do sacador na quadra de Badminton

Sacando do lado errado

Se em um jogo de Badminton o Saque for realizado do lado errado da quadra, o jogo não deve ser parado. A partida continua e o jogadores não devem mudar de lado na área de serviço no momento do próximo saque.

  • 16
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =