A História do Badminton no Brasil e no Mundo

By | 27/05/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: A História do Badminton

O Dicas Educação Física preparou para você um resumo ilustrado sobre a História do Badminton, esse esporte que hoje já é uma modalidade olímpica e tem ganhado cada vez mais praticantes no Brasil. Falaremos da origem do Badminton, como e onde surgiu e seu desenvolvimento ao longo da história, além do surgimento do Badminton no Brasil.

O Badminton primitivo

Origem do Badminton

Veja também >> Aprenda Como Se Joga Badminton

Um jogo muito muito parecido com o Badminton atual e chamado Battledore e Shuttlecock era jogado no século XVII por civilizações da Europa e Ásia. O jogo era jogado por duas pessoas que rebatiam um objeto, que hoje chama de “peteca”, com o objetivo de mantê-lo no ar, sem cair no chão.

A Origem do Badminton atual

A Origem do Badminton atual mais provável é que ele tenha surgido na Índia. Lá ele se chamava Poona ou Poonah, por ter nascido na cidade de Pune, onde era ele muito popular.

A chegada do Badminton a Europa

Oficiais militares ingleses que serviam na Índia conheceram o jogo Poona. O Poona, diferente do Battledore e Shuttlecock, era jogado com uma rede separando os jogadores. Ao voltarem a Inglaterra os oficiais ingleses levaram equipamentos do novo jogo que haviam conhecido na Índia.

A Origem do nome Badminton

Em 1870 o duque de Beaufort apresentou o novo jogo trazido da Índia a seus convidados em sua propriedade que se chamava “Badminton House“, por esse motivo o novo jogo passou a ser conhecido como o jogo de “Badminton”.

A origem do nome "Badminton"

A Badminton House

O Primeiro Campeonato de Badminton

O primeiro campeonato de Badminton da historia aconteceu em 1898 na cidade inglesa de Guilford, o “All England Open Badminton Championship” ainda ocorre até hoje. Inicialmente, o campeonato era apenas para equipes de duplas. Em 1900 as partidas de simples (individuais) foram adicionadas ao campeonato.

O primeiro campeonato de Badminton da História

Criação da Federação Internacional de Badminton

A Federação Internacional de Badminton (IBF) foi fundada em 1934 e tinha nove países membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. A Índia e os Estados Unidos se filiaram em 1936. Já o Brasil se filiou a IBF em 1991 por meio da Federação Paulista de Badminton.

De IBF para BWF

A Federação Internacional de Badminton (IBF) atualmente chama-se Badminton Word Federation (BWF) ou Federação Mundial de Badminton e já conta hoje com 176 países filiados e, atualmente, tem sua sede localizada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.

O Badminton nos Jogos Olímpicos

O Badminton foi “esporte demostração” nos jogos de Munique, 1972, mas somente em 1992 nos Jogos de Barcelona o Badminton foi introduzido oficialmente como modalidade olímpica. Em Barcelona apenas torneios de duplas e simples foram disputado. Os torneios de duplas mistas foram introduzidos nos Jogos de Atlanta em 1996.

O domínio chines e a supremacia asiática

A China tem dominado os torneios olímpicos de Badminton, tendo ganho 38 medalhas (sendo 16 delas ouro); Coreia do Sul e Indonésia ganharam 18 medalhas cada.

A História do Badminton nos Jogos Olímpicos

O Badminton nos Jogos Pan Amaricanos

A inclusão do Badminton nos Jogos Pan Americanos aconteceu em 1995, em Mar del Plata, na Argentina. As categorias em que houve disputa foram: Individual masculino, Individual feminino, duplas masculino, duplas feminino e duplas mistas.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Vídeo sobre o Histórico do Badminton

Ok! Nós não esquecemos de você que gosta de conteúdo em vídeo. Assista o vídeo abaixo.

>> Saiba mais sobre Badminton

O Badminton no Brasil

O Badminton no Brasil tem uma história bem antiga, em 2011 foi feita uma pesquisa em Santos, onde se constatou a prática do Badminton no Brasil em 1938 no Clube dos Ingleses. Porém levou muito tempo para o Badminton torna-se uma modalidade competitiva no Brasil. Somente em 1984 foi realizada a primeira Taça São Paulo de Badminton.

Criação da Confederação Brasileira de Badminton

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) foi fundada em 1993. As federações fundadoras foram a Federação Paulista de Badminton, Federação de Badminton de Brasília e Federação Catarinense de Brasília. Hoje a CBBd já conta hoje com 21 federações estaduais filiadas.

Resultados do Badminton brasileiro

  • em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano realizado em Buenos Aires, Argentina;

  • Em 1990 o Brasil conquistou o 2º lugar no IV campeonato Sul Americano de Badminton;

  • Em 1993 o Brasil conquistou medalha de bronze no Pan Amaricano na Guatemala;

  • Em 1994 a CBBd passou a ser filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro;

  • Em 2007 no Pan Americano do Rio de Janeiro o Brasil conquistou a primeira medalha de bronze nessa competição, com os atletas Guilherme Pardo e Guilheme Kumasaka

  • Em 2011 nos Jogos Pan Americano de Guadalajara o Brasil conquistou a primeira medalha no torneio de simples com Daniel Paiola

  • Em 2015 o Brasil conquistou três medalhas nos Jogos Pan Americano de Toronto

      • Na Dupla Feminina: Medalha de Prata com Lohaynny Vicente e Luana Vicente

      • Na Dupla Masculina: Medalha de Prata com Daniel Paiola e Hugo Arthuso

      • Na Dupla Mista: Medalha de Bronze com Alex Tjong e Lohaynny Vicente

  • 195
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − catorze =