Pular para o conteúdo

Regra de Impedimento no Futebol: Completa 2023

Regra de impedimento no Futebol
COMPARTILHE!

Regra de Impedimento no Futebol

Veja a regra de impedimento no Futebol completa com atualizações 2023.

Posição de impedimento no Futebol

Encontrar-se em posição de impedimento não é uma infração no Futebol.

Um jogador estará em posição de impedimento se:

  • qualquer parte de sua cabeça, seu corpo ou seus pés estiver no campo do adversário (excluindo-se a linha de meio de campo) e
  • qualquer parte de sua cabeça, seu corpo ou seus pés estiver mais próxima da linha de fundo do campo do adversário do que a bola e o penúltimo adversário.

Nem as mãos nem os braços de nenhum jogador, incluindo os goleiros, serão considerados. Com a finalidade de determinar com clareza o impedimento, o limite superior do braço se alinha com o ponto inferior da axila.

Não é uma Posição de Impedimento no Futebol

Um jogador não estará em posição de impedimento no Futebol se estiver na mesma linha:

  • do penúltimo adversário; ou
  • dos dois últimos adversários.

Infração por impedimento no Futebol

Infração de Impedimento no Futebol

Um jogador em posição de impedimento quando a bola for tocada (deverá ser considerado o primeiro ponto de contato ao tocar na bola.) por um companheiro de equipe será punido somente se chegar a participar do jogo de forma ativa, ao:


Conheça Nossos Canais

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


  • interferir no jogo por tocar em uma bola passada ou tocada por um companheiro; ou
  • interferir em um adversário ao:
    • impedi-lo de tocar ou ter condições de tocar na bola por claramente obstruir o campo de visão do adversário; ou
    • disputar a bola com o adversário; ou
    • claramente tentar tocar em uma bola que se encontrar próxima de si quando essa ação afetar um adversário; ou
    • executar uma ação que claramente afete a possibilidade de um adversário
      tocar na bola.
  • obter vantagem por tocar na bola ou interferir em um adversário quando a bola:
  • tiver desviado ou tocado nas traves, no travessão, em um membro da equipe de arbitragem ou em um adversário;
  • tiver como origem uma defesa deliberada feita por qualquer adversário.

Toque Deliberado x Defesa Deliberada e Impedimento

Não se considerará que um jogador em posição de impedimento obteve vantagem quando receber a bola de um adversário que tocou deliberadamente nela, incluindo com um toque de mão deliberado, a menos de que se trate de uma defesa deliberada do adversário.

Uma “defesa deliberada” ocorre quando um jogador para ou tenta parar uma bola que se dirige para o interior da meta ou para muito próximo dela com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os braços, a não ser que o goleiro esteja dentro da área penal.

Impedimento ou Falta?

  1. se um jogador que sai da posição de impedimento ou se encontra nela estiver na trajetória de um adversário e interferir no movimento deste em direção à bola, isto será considerado infração por impedimento se afetar a capacidade do adversário de tocar na bola ou disputá-la; se um jogador se colocar na trajetória de um adversário e impedir seu avanço — por exemplo, obstruindo sua passagem —, a infração deverá ser punida de acordo com a Regra 12 (falta);
  2. se um jogador que se encontra na posição de impedimento se deslocar em direção à bola com a intenção de tocar nela e for objeto de uma falta antes de tocar ou tentar tocar na bola ou disputá-la com um adversário, essa falta será punida por ter sido cometida antes da infração por impedimento;
  3. se for cometida uma infração contra um jogador em posição de impedimento que já estiver com a bola, estiver tentando tocar nela, ou a estiver disputando com um adversário, a infração por impedimento será punida por ser anterior à disputa brusca.

Quando NÃO existe Impedimento no Futebol

Não haverá infração por impedimento quando um jogador receber a bola diretamente de:

  • um tiro de meta;
  • um arremesso lateral;
  • um escanteio.

Infração de Impedimento e Sanções

No caso de uma infração por impedimento, o árbitro concederá um tiro livre indireto no lugar da ocorrência, incluindo quando o jogador infrator se encontrar em sua própria metade do campo.

Impedimento e Defensor fora do campo

Com o propósito de determinar o impedimento, se um defensor sair do campo de jogo sem a autorização do árbitro, se considerará que está situado na linha de fundo ou na linha lateral até que o jogo seja novamente paralisado ou até que a equipe defensora tenha tocado na bola e a mandado em direção à linha de meio de campo e a bola se encontrar fora da sua área penal. Caso tenha saído deliberadamente do campo de jogo, o jogador deverá ser advertido com cartão amarelo quando a bola voltar a ficar fora de jogo.

Impedimento e Atacante fora do Campo

Os jogadores da equipe atacante poderão sair do campo de jogo ou permanecer fora dele para não participarem de forma ativa do jogo. Com o propósito de determinar o impedimento, se um jogador voltar a entrar em campo pela linha de fundo e participar do jogo antes de este voltar a ser paralisado, ou antes que a equipe defensora tenha tocado na bola e a mandado em direção à linha de meio de campo e a bola se encontrar fora da sua área penal, esse jogador será considerado como se estivesse situado na linha de fundo. Deverá ser advertido com cartão amarelo todo jogador que sair deliberadamente do campo de jogo, voltar a entrar sem a autorização do árbitro e não for punido por impedimento, mas obtiver uma vantagem por isso.

Impedimento e Jogador dentro da Baliza

Se um jogador da equipe atacante permanecer imóvel entre as traves e dentro da meta adversária no exato momento em que a bola entra nela, o gol será validado, a não ser que o jogador cometa uma infração por impedimento ou viole a Regra 12 (falta); neste caso, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto ou indireto.

Mais sobre Futebol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *