Quem inventou o Futebol: onde foi inventado o Futebol

By | 07/09/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Quem inventou o Futebol?

O Futebol é um dos esportes mais populares de todo o mundo, é praticado em vários países e desperta interesse de várias pessoas, por conta do jeito de como ele é disputado. Porém, há sempre uma dúvida: quem inventou o Futebol? Onde o Futebol foi inventando?

Nesse artigo você vai conhecer mais detalhes sobre a origem do Futebol e se apaixonar ainda mais por esse esporte que encanta multidões. Boa leitura!

A origem do Futebol

Várias culturas do mundo todo possuem alguma referência a invenção do Futebol. Chineses, italianos, japoneses, ingleses, vikings e muitos outros povos já jogavam algum jogo de chutes em bola.

O problema é que ninguém sabe ao certo qual foi o país que inventou esse jogo, muitas pessoas acreditam que quem inventou o Futebol foram os ingleses, porém, não foi bem assim.

A Contribuição dos Ingleses

Os ingleses apenas organizaram e inventaram regras para um esporte que já era praticado a milhares de anos.

A Contribuição Asiática

Em países como o Japão e a China, já era praticado um esporte muito parecido com o que acompanhamos atualmente, há mais de 2 mil anos.

A Contribuição dos Gregos

Gregos antigos também jogavam bola com os pés, assim como também os romanos da época do império.

Onde foi inventado o Futebol?

Assim, podemos que a posição mais aceita sobre a invenção do Futebol é que ele foi inventado pelos chineses e incrementado pelos ingleses.

Quem inventou o Futebol

O Desenvolvimento do Futebol no Mundo

A realidade é que o Futebol se tornou bastante popular, por conta do seu jeito simples de jogar. Em qualquer lugar é possível jogar Futebol. Basta uma bola, as equipes e as traves, que muitas vezes são formadas com itens, como chinelos.

Na escola, no campinho do bairro, na rua, no quintal de casa… o Futebol é motivo de diversão para crianças e para adultos a muito tempo.

Veja também ⇒ A História Completa do Futebol no Brasil

Origens do Futebol na China Antiga

Por volta de 3000 a.C, na China Antiga, os militares chineses tinham um treino militar bem parecido com um jogo de Futebol: o tsu chu. Depois que as guerras acabavam, equipes eram formadas para chutar a cabeça dos soldados inimigos.

Com o passar do tempo, as cabeças dos inimigos foram substituídas por bolas de couro que eram revertidas por cabelo. Duas equipes eram formadas com oito jogadores. O objetivo do jogo era passar a bola de pé em pé, sem que a bola caísse no chão.

A ideia era que a bola fosse levada até uma das estacas que estavam fincadas no campo, ligadas por um fio de cera.

Origem do Futebol no Japão Antigo

No Japão Antigo também foi criado um jogo bem parecido com o Futebol atual, chamado de Kemari.

O Kemari era praticado em um campo de, aproximadamente, 200 metros quadrados, por integrantes da corte do imperador japonês. A bola era fabricada com fibras de bambu e havia 8 integrantes para cada equipe. Uma das regras era que o contato físico não era permitido entre os 16 jogadores.

Alguns historiadores afirmam que jogos entre os chineses e japoneses aconteciam na antiguidade.

Conheça os números históricos do Futebol

Vídeo sobre a Invenção do Futebol

O Futebol chega a Inglaterra

Foi por volta do século XVII que o Futebol chegou na Inglaterra. Foram os ingleses que criaram regras diferentes para o esporte.

O Futebol foi organizado e sistematizado, com as seguintes regras:

  • O campo tinha que medir 120 por 180 metros;

  • Nas duas pontas deveriam estar colocados dois arcos retangulares que eram chamados de “gol”;

  • A bola era de couro e deveria ser enchida com ar;

Com regras objetivas e bem mais claras do que as praticadas anteriormente, o Futebol começou a ser praticados por filhos da nobreza inglesa e estudantes.

Aos poucos, outras regras foram sendo instaladas no Futebol e ele se popularizou, até que se tornou o que conhecemos hoje em dia.

Agora você já sabe quem inventou o Futebol e como o esporte era jogado antigamente. Até mais!

  • 13
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =