15 Benefícios da Caminhada

By | 20/11/2017

Introdução: 15 Benefícios da Caminhada

Afinal, quais são os reais benefícios da caminhada? A caminhada ao ar livre ou na esteira é uma exercício físico que traz inúmeras vantagens para sua saúde física e mental. Andar poucos minutos por dia irá fortalecer todo o seu corpo, prevenir lesões musculares e doenças, e melhorar sua qualidade de vida.

Caminhar faz bem, emagrece e proporciona uma grande mudança no seu corpo se você realizar regularmente. Nesse artigo o Dicas Educação Física vai te mostrar essa super dica de Fitness com 15 benefícios da caminhada para você deixar a vida sedentária para trás!

1. Caminhar faz bem a saúde cardíaca

A melhoria da saúde é um dos benefícios da caminhada mais conhecidos. Cientistas mostraram que caminhar é o melhor exercício para indivíduos sedentários, especialmente os adultos, para reduzir o risco de doenças cardíacas.

Homens e mulheres de 65 anos de idade ou mais, que caminham por pelo menos 4 horas por semana, diminuem o risco de complicações cardiovasculares consideravelmente.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Medical School, caminhar por apenas 2,5 horas por semana, equivalente a 22 minutos por dia, reduz o risco de doenças cardíacas em 30% em adultos.

Leia também ⇒ Grávida pode Andar de Bicicleta

2. Caminhada emagrece

Pessoas que estão acima do peso podem obter muitos benefícios da caminhada para emagrecer. Uma boa ideia é começar a caminhar, em vez de ir dirigindo, para chegar aos lugares próximos. Topa esse desafio?

Usar a esteira da academia para caminhar também ajuda a emagrecer. Quer saber quantas calorias se perde em uma hora de Caminhada? Uma caminhada rápida de 40 minutos queima cerca de 350 calorias e você poderá perder até 2 kg por semana se conseguir manter o ritmo regular.

3. Combate o câncer

O câncer mata milhões de pessoas por ano. Um estilo de vida sedentário pode ser uma das causas para o surgimento da doença. É aí que caminhar todos os dias pode te ajudar.

A caminhar faz bem e também reduz as chances do câncer aparecer. Caminhar também é considerado muito benéfico para aqueles que já estão passando por um tratamento contra a doença, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia.

4. Melhora a circulação sanguínea

Acredite ou não, caminhar pode realmente aumentar sua inteligência e funções celulares. A caminhada ajuda a fornecer ao cérebro as quantidades necessárias de oxigênio e glicose, o que incentiva a mente a funcionar melhor.

Também diminui os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), que obstrui as artérias, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral.

5. Caminhada reduz o risco de diabetes

Uma vida sedentária leva muitas pessoas a terem uma das doenças mais comuns da modernidade – a diabetes. Cientistas recomendam 3000 a 7500 passos por dia para reduzir o risco de desenvolver a diabetes tipo 2.

Andar todos os dias irá controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a doença. A caminhada queima calorias e ajuda a emagrecer, diminuindo a circunferência da barriga e o risco de doenças crônicas coma a diabetes.

6. Fortalece os ossos

Os ossos tendem a ficarem mais fracos à medida que nosso corpo envelhece. Mas a boa notícia é que você pode fortalecê-los caminhando regularmente.

Por ser um exercício de baixo impacto, a caminhada evita a perda de densidade óssea e reduz o risco de osteoporose, fraturas e lesões.

Como nossos ossos determinam a nossa estrutura, quando ficam mais fortes melhoram nossa postura, resistência e equilíbrio do corpo. Caminhar também pode prevenir a artrite e reduzir outras dores crônicas.

7. Fortalece os músculos

Assim como os ossos, nossos músculos também ficam mais fracos à medida que envelhecemos, pois há uma perda de tônus muscular.

Caminhar ajuda a fortalecer e tonificar os músculos, evitando a perda muscular. A caminhada ajuda a fortalecer os músculos das pernas e das costas.

8. Caminhar melhora a digestão

Uma digestão inadequada pode resultar em desconforto gastrointestinal, inchaço, constipação, diarreia e até mesmo o câncer de cólon. Portanto, é muito importante que você mantenha seu sistema digestivo saudável.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Além de manter bons hábitos alimentares e beber água, você também deve caminhar para melhorar a digestão. Uma caminhada leve após as refeições é excelente para reduzir o peso e melhorar seu sistema digestivo.

15 benefícios da caminhada

Veja também >> 10 músicas para correr

9. Aumenta a imunidade do corpo

O sistema imunológico do seu corpo deve funcionar adequadamente em todos os momentos para prevenir infecções, doenças e até a morte. Caminhar é uma ótima maneira de aumentar sua imunidade.

Caminhar por pelo menos 30 minutos por dia ajuda a reforçar as atividades celulares que atuam na imunidade e faz com que o corpo se cure rapidamente.

10. Caminhada diminui riscos de demência

A demência é uma condição neurológica caracterizada pela perda gradual de memória e das funções cognitivas. A doença pode eventualmente tornar o indivíduo incapaz de desempenhar funções simples do dia a dia e se tornar totalmente dependente dos outros.

Caminhar regularmente em um ritmo moderado pode ajudar a prevenir a demência, melhorar a memória e criar confiança em indivíduos mais velhos.

11. Aumenta a capacidade pulmonar

Você respira mais oxigênio durante a caminhada do que quando está parado. Esta troca de oxigênio e dióxido de carbono em um volume maior pode ajudar a aumentar sua capacidade pulmonar, melhorando assim a resistência e seu desempenho físico no exercício.

Uma caminhada média de 60 minutos (com pausas) irá melhorar sua respiração e todo o funcionamento do corpo.

12. Reduz o estresse

A caminhada pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, melhorando a circulação e fornecendo nutrientes e oxigênio para as células. Também estimula os receptores do sistema nervoso e diminui a produção dos hormônios do estresse.

Inspirar e expirar durante a caminhada ajuda a aliviar a tensão e a reduzir a ansiedade.

13. Caminhar previne a depressão

Vários estudos científicos mostram que a atividade física pode ajudar a prevenir a depressão e a melhorar o humor.

Com uma média de três horas de caminhada por dia, você irá se sentir melhor emocionalmente, com mais energia e incentivado para socializar e voltar a ter qualidade de vida.

Leia também >> Como começar a correr

14. Diminui as dores lombares

Para as pessoas que sofrem com dores lombares crônicas, caminhar pode ser tão benéfico quanto um programa de fortalecimento dos músculos abdominais e das costas.

A caminhada regular, realizada três vezes por semana e durante quatro semanas, reduz consideravelmente as dores lombares ao fortalecer os músculos e melhorar a postura do praticante.

15. Atrasa o envelhecimento

Retardar o envelhecimento é um dos benefícios da caminhada mais interessantes. Um estudo realizado com 17 mil pessoas mostrou que aquelas que caminharam por pelo menos 30 minutos todos os dias viveram por mais tempo que as pessoas que optaram por uma vida sedentária.

A caminhada ativa a enzima telomerase, que é responsável por manter a integridade do DNA e deixar mais lento o processo de envelhecimento, ajudando a prevenir todos os problemas relacionados à idade.

Referências usadas nesse artigo:

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8576498

2. http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica_gasto2

  • 82
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =