Grávida pode Andar de Bicicleta? Como Pedalar na Gestação

By | dezembro 7, 2018

Grávida pode Andar de Bicicleta? Saiba como pedalar na Gestação

Durante a gravidez a gestante sempre se depara que várias dúvidas a cerca do que pode e do que não pode. E agora? Grávida pode andar de bicicleta? Nesse artigo vamos te ajudar a tomar a melhor decisão e te dar várias dicas simples e importantes sobre andar de bicicleta na gestação.

O que a Medicina diz sobre pedalar na gestação?

O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia não coloca o ciclismo como uma atividade não permitida durante a gravidez (cavalgadas, andar de esqui e outras “atividades de alto risco” fazem constam na lista de não permitidos). Eles destacam apenas que a gestante deve fugir de estradas com buracos, com subidas e descidas, o que pode ser arriscado, e que andar de bicicleta estacionária (ergométrica) em ambientes fechados é mais seguro do que o ciclismo tradicional devido a possíveis problemas de equilíbrio quando a barriga cresce.

Mary Jane Minkin, professor clínico de obstetrícia, ginecologia e serviços de reprodução na Yale School of Medicine diz: “Se você é uma boa ciclista, tem andado há anos e se sente confortável na bicicleta continue andando.”

Após o Primeiro Trimestre

“Algumas mulheres se sentem desequilibradas à medida que o centro de gravidade avança”, diz Minkin. “Você não deve andar de bicicleta se estiver se sentindo desequilibrada. Você não quer cair. Então use sua cabeça”.

Se você está na primeira gravidez será bombardeada com conselhos, quer você queira ou não. Muitos estranhos irão criticar você se eles não gostarem do que você está fazendo. Por isso, preparamos aqui um guia sobre como se manter segura, se você optar por continuar pedalando. Obviamente que você não deve descartar o aconselhamento médico. Toda gravidez é diferente, mesmo dentro da mesma mulher. Há gravidezes de alto risco em que andar (ou qualquer atividade) pode não ser seguro, portanto, sempre consulte seu médico.

Pedale de forma Moderada

O conselho geral sobre o quanto fazer exercício vai depender do que você estava fazendo antes de engravidar. Para um triatleta, um passeio de bicicleta de duas horas é apenas algo que ela faz antes do café da manhã. Para alguém que está apenas começando, pode ser um filme de terror. Fique dentro de sua zona de conforto e não vai tentar quebrar nenhum recorde ou forçar seus limites durante a gestação. Recomendamos que você mantenha seus esforços moderados, ou seja, se você ainda pode conversar enquanto estiver pedalando, é um bom sinal.

Analise trimestre a trimestre

Mais uma vez, toda gravidez é diferente e você vai se sentir diferente durante a gravidez a cada vez. Em geral, o primeiro trimestre é quando há um mar de mudança nos hormônios, seu corpo está trabalhando para estabelecer a gravidez e criar a placenta, você pode se sentir muito mal ou pode passar bem. Analise bem se andar de bicicleta é uma boa escolha, converse com seu médico a cada momento da gravidez.

O Tempo e o Espaço

Não é preciso dizer que você vai ficar um pouco mais devagar à medida que sua barriga cresce e há menos espaço para respirar profundamente. Há uma pequena pessoa crescendo dentro de você, pegando um pouco dessa energia extra que você estaria usando para pedalar. Seus movimentos usuais começarão a demorar mais, então planeje suas atividades de acordo com sua capacidade e encurte-as conforme necessário.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Você vai ficar maior e mais pesada fisicamente, o que afeta o seus movimentos na bicicleta. Você vai precisar de mais tempo para desacelerar e parar. Você pode achar que é mais complicado. Ciclovias , estradas abertas e tranquilas podem ser seu melhor amigo durante esses meses de gestação.

Ajuste sua Bicicleta

À medida que seu corpo vai mudando, você pode ter mais dificuldade para se posicionar sobre a bicicleta e pode precisar ajustar a sua bicicleta para ficar confortável no banco. Levantar o guidão pode ajudar colocando você em uma posição mais ereta. Mas não se esqueça que você estará cada vez mais pesada, então trocar o banco da sua bicicleta por um mais largo e confortável é uma ótima opção para você continuar pedalando.

Da mesma forma, você provavelmente precisará ajustar sua seleção de roupas para pedalar. Bermudas maiores ou até mesmo um forro acolchoado para seus shorts ou calças devem fazer parte do seu “uniforme” de ciclista gestante. 😉

Alimentação e Hidratação

Não subestime suas necessidades energéticas. Alimente-se corretamente para suprir suas necessidades energéticas durante a pelada. Lembre-se que há uma vida dentro de você que também está consumindo sua energia.

É ainda mais importante manter-se bem hidratada quando estiver grávida. Você precisa de mais água para o seu corpo realizar todas as funções habituais, como também aquelas envolvidas com a gravidez, mas também é mais fácil “superaquecer” quando você está grávida, porque sua taxa metabólica é maior e seu corpo não é capaz de se livrar do calor tão facilmente. Leve o dobro de água que levaria normalmente e não permita uma desidratação que levaria a um superaquecimento.

Experimente treinamento Cruzado na Gestação

Se andar de bicicleta se torna desconfortável – física ou psicologicamente – não se preocupe. Você pode facilmente manter sua forma física usando uma bicicleta ergométrica. Se o ciclismo estacionário te incomoda, você pode nada, caminhar, dançar, etc… Você tem várias opções para cuidar de você do seu corpo durante a gestação. Gravidez não é doença!

Leia também ⇒ 15 Benefícios da Caminhada

Respondendo a Pergunta!

Grávida pode andar de bicicleta? Sim! Com a devida orientação médica e tomando todos os cuidados que explicamos nesse artigo como a hidratação e alimentação, o ajuste da bicicleta, os lugares adequados para andar de bicicleta durante a gestação, respeitando os seus limites de tempo e de espaço, o ciclismo na gravides pode ser uma ótima opção de exercícios físico.

  • 62
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =