10 Músicas para Correr Melhor

By | 11/11/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: 10 músicas para correr melhor

Música e movimento estão intrinsecamente conectados, por isso muitas pessoas procuram músicas para correr e se exercitar. Não há nada como se preparar para correr na rua ou na esteira da academia, colocar os fones de ouvido e dar um play na sua lista de músicas favoritas para se exercitar.

A música mexe com seu corpo

Antes mesmo de você começar a dar os primeiros passos para correr ou caminhar, seu sangue já está sendo bombeado mais rápido, os níveis de energia estão aumentando e você sente o estresse indo embora quase que no mesmo ritmo da música.

A música melhora o desempenho físico?

Quando aquela música perfeita está tocando, seu corpo fica agitando, você se empolga e chega até a correr mais rápido. A explicação para esse comportamento é científica: escutar música realmente melhora o desempenho durante os exercícios físicos.

Entenda por que é interessante escutar música durante a corrida e confira nossa seleção de 10 músicas para sua corrida que irão dar um gás no seu treino.

Leia também ⇒ Como Pedalar na Gravidez

O que a ciência diz sobre música e exercícios?

O ritmo da música que você escolhe para o seu treino de corrida tem um efeito crucial no seu corpo. Na verdade, pesquisadores descobriram que a música pode realmente aumentar ou diminuir o seu batimento cardíaco de acordo com a velocidade que a música tem.

Isso porque, como um estudo comprovou, seu corpo se ajusta involuntariamente às batidas por minuto (bpm) da música que você escuta. Como resultado, os exercícios focados em cardio (aeróbicos) são mais eficazes com músicas em torno de 160 bpm.

Escutar uma música para correr que você goste, com a velocidade adequada para o seu treino, aumenta a atividade elétrica em várias regiões importantes do cérebro que coordenam os movimentos do corpo.

Ao sincronizar a velocidade da música com o ritmo dos seus passos, você não precisa monitorar tanto o tempo e a música acaba proporcionando uma sensação de bem-estar durante a realização da corrida.

Benefícios da música para a corrida

Seu corpo acompanha automaticamente o ritmo da música. Isso ajuda a preservar a energia que pode ser redirecionada para um desempenho superior ao correr. Outros benefícios da música para a corrida são:

● Controlar o ritmo dos passos;

● Simular as velocidades necessárias para atingir seus objetivos na corrida;

● Distrair a dor e a fadiga;

● Ajudar o padrão de respiração;

● Melhorar o rendimento em pelo menos 15%;

● Proporcionar maior prazer ao correr;

● Reduzir o esforço para correr;

● Melhorar a eficiência metabólica;

● Harmonizar corpo e mente para o treino;

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

● Fazer você se sentir bem.

Tipos de música para correr

Não há um estilo musical melhor que o outro para aumentar o desempenho durante a corrida. Obviamente, seu gosto pessoal irá ditar as regras de seleção das músicas.

Pode ser que os jovens prefiram escutar músicas mais modernas e com um ritmo mais intenso, como o estilo trance; e as pessoas mais maduras escolham músicas de sua época, como o estilo disco e alguns clássicos que marcaram sua vida.

Existe rock para correr, músicas nacionais para correr, pop, hip-hop e diversos outros estilos e ritmos que ajudam a correr melhor e mais rápido.

A Escolha das Músicas

O fator principal ao se escolher a músicas boas para integrar a sua playlist para correr deve ser a quantidade de batidas por minuto e a velocidade que você quer atingir com o treino.

Você pode escolher a música Thriller (120 bpm), do Michael Jackson, para uma corrida de passos mais largos, assim como a música Sabotage (170 bpm), da banda Beastie Boys, para acelerar o treino.

Leia também >> Dicas para começar a correr

A batida por minuto certa

Músicas com mais de 120 bpm são boas para quem está começando a correr. Mas, dependendo dos seus objetivos com o exercício físico, você pode precisar de um intervalo mais específico.

Se você tiver em sua seleção de músicas apenas aquelas para correr, o rítmo ideal deve ser por volta de 120 a 125 bpm para uma corrida leve, e de 140 a 145 bpm para correr com algum esforço.

Para manter a sincronia numa corrida mais intensa (correr em um ritmo consistente), a faixa de tempo adequada será de 150 a 180 bpm.

É importante saber que não existe uma única faixa certa para todos os corredores e o atleta deve analisar quais músicas foram ideais para o seu tipo de treinamento.

Correr e ouvir música de forma segura

Usar músicas para correr é ótimo, mas é preciso manter o volume em um nível de segurança adequado para que não abafe muito o som do ambiente. O ideal é que o volume esteja por volta de 75 a 80 dBA, para não danificar sua audição a longo prazo também.

Se você for caminhar ou escolher músicas para a corrida na rua, fique atento ao barulho de um carro se aproximando e de outros corredores na pista. Se for escolher músicas para corrida na esteira, deixe o volume dos fones de ouvido em uma altura suficiente o bastante para que consiga escutar sua respiração.

Leia também >>> Exercícios para pernas e glúteos

Acessórios para correr e escutar música

  1. ● Pochete para corrida
  2. ● Cinto esportivo
  3. ● Braçadeira com compartimento

Aparelhos para ouvir música correndo

  1. ● Smartphone
  2. ● Caixa de som portátil
  3. ● MP3 player (iPod Shuffle, AGPtEK G02, TomTom Spark Cardio, GoGEAR FitDot)

Onde baixar as Músicas

Você pode baixar músicas para sua corrida nos seguintes sites:

  1. https://www.spotify.com/us/running/
  2. http://www.rockmyrun.com/
  3. https://jog.fm/
  4. https://songbpm.com/

Playlist para correr com 10 músicas

Chegamos à nossa playlist para correr melhor. Nós do Dicas Educação Física selecionamos as músicas para sua corrida de estilos variados – e por batidas por minuto – para você adequar ao seu planejamento de corrida.

Lembre-se de escolher músicas que atendam ao seu gosto musical para que o exercício fique ainda mais prazeroso. Confira nossa lista de músicas especiais para correr!

  1. Tik Tok, Ke$ha (120 bpm)
  2. Moves Like Jagger, Maroon 5 (130 bpm)
  3. We Found Love, Rihanna (130 bpm)
  4. For Reasons Unknown, The Killers (140 bpm)
  5. Bleed It Out, Linkin Park (140 bpm)
  6. Bang Bang, Jessie J, Ariana Grande, and Nicki Minaj (150 bpm)
  7. Runaway, Bon Jovi (150 bpm)
  8. Happy, Pharrell Williams (160 bpm)
  9. Runnin’ Down A Dream, Tom Petty and the Heartbreakers (170 bpm)
  10. I’m Not Okay (I Promise), My Chemical Romance (180 bpm)

Referências desse artigo

https://www.armpocket.com/blogs/news/music-can-scientifically-improve-your-running-endurance

  • 142
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =