A Origem e História do Voleibol

By | 07/10/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Origem e História do Voleibol

Conheça a Origem e História do Voleibol de Quadra. Falaremos sobre quem criou o Voleibol, a história do Voleibol na Europa e nas Olimpíadas, a evolução das regras do Voleibol entre outros detalhes da história desse apaixonante esporte.


A origem do Voleibol


Origem e História do Voleibol: Quem criou o Voleibol: William G. Morgan

Veja também >> Como Se Joga Vôlei (Para Iniciantes)

Quem criou o Voleibol?

A história do Voleibol começou em Massachusetts nos Estados Unidos em 1895, seu criador foi o professor de Educação Física William G. Morgan. O nome original do Esporte era “Mintonette”, mas logo foi batizado de Voleibol.

No início o Voleibol foi um esporte praticado somente nos Estados Unidos, mas logo se espalhou por todo mundo, tonou-se um esporte olímpico e um dos esportes mais populares e mais praticados em todo mundo.

A rede na história do voleibol

William Morgan se inspirou no Tênis para ter a ideia de uma rede, porém uma rede que ficaria mais alta que a rede de Tênis.

A Bola na História do Voleibol

A Bola de Voleibol precisava ser algo maior do que uma bola de Tênis, porém mais leve do que uma bola de Basquete. Foi criado então uma bola de couro leve que poderia facilmente ser jogada por cima da rede.

A BOLA NA HISTÓRIA DO VOLEIBOL

Histórico do Voleibol

O jogo de Voleibol experimentou uma grande variedade de mudanças de regras ao longo dos primeiros anos. Em várias partes do mundo foram utilizadas regras diferentes antes da normalização e padronização das regras do Voleibol.

Número de jogadores

Em 1912 a quantidade de jogadores em uma equipe de Voleibol foi fixada em seis, que é a mesma até hoje. O sistema de rotação ou rodízio dos sacadores também foi implementado na mesma época.

O Voleibol chega a Europa

História do Voleibol: a Origem e História do Voleibol na Europa

Em 1915 o Voleibol chega as praias francesas através dos soldados americanos que estavam lutando na Primeira Guerra Mundial. A popularidade do Voleibol cresceu rapidamente. O Voleibol se expandiu especialmente para a Europa Oriental, onde os jogos indoor (em quadras fechadas) são populares devido ao clima muito frio.

A Pontuação

Em 1916 a pontuação mudou para uma forma que lembra o sistema de pontuação de hoje. A pontuação mudou de 21 para 15 pontos e os Sets foram introduzidos. O vencedor era determinado em uma melhor de dois, o que significa que dois Sets eram necessários para ganhar uma partida.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Ainda em 1916 os contatos (toques) consecutivos por cada jogador foram limitados a um toque.

Também foi estabelecido que um jogador comete uma falta se segurar ou conduzir a bola.

Jogando com o Pé

Também era permitido jogar com pés (o que é muito interessante porque FIVB – Federação Internacional de Voleibol – permitiu novamente nas recentes mudanças de regras ocorridas em 1995.)

Regra do Limite de Toques e Bloqueio

Em 1920 houve uma grande mudança nas regra do Voleibol, foi estabelecido o número máximo de três toques na bola por equipe. As primeiras tentativas de bloqueio ocorreram mesmo antes deles serem identificados e reconhecidos pelas regras.

QUANDO O VOLEIBOL SE TORNOU ESPORTE OLÍMPICO

O Voleibol de quadra tornou-se um esporte olímpico oficial em Tóquio 1964, mesmo ano em que as regras internacionais de voleibol foram padronizadas em 1964, quando.

História do Voleibol nos Jogos Olímpicos

Origem e História do Voleibol nos jogos olímpicos

O Voleibol de praia na História do Voleibol

Há alguns relatos de homens jogando vôlei na praia no Havaí já em 1915, mas a história do Voleibol de praia realmente começou em Santa Mônica, na Califórnia/EUA na década de 1920. Foi lá então que as primeiras quadras de vôlei foram colocadas na praia para prática recreativa dos frequentadores.

Origem e História do Voleibol: O VOLEIBOL DE PRAIA NA HISTÓRIA DO VOLEIBOL

Origem e História do Voleibol de Praia

O Voleibol de Praia na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas bases navais americanas tinham quadras de Voleibol de praia e isso ajudou a espalhar o Voleibol pelo mundo.

Primeiras competições de Voleibol de Praia

O primeiro torneio de voleibol de praia de duplas masculinas foi realizado em Santa Monica, Califórnia, em 1948.

Voleibol de praia nos Jogos Olímpicos

O Voleibol de Praia ganhou o status de esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

“Em 2001, o COI atribuiu ao Vôlei de Praia o estatuto de esporte Olímpico permanente.”

  • 110
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =