Pular para o conteúdo

Fundamentos de Defesa do Voleibol

Fundamentos de Defesa do Voleibol
COMPARTILHE!

QUAIS SÃO OS TIPOS DEFESA DO VOLEIBOL

Os Tipos de Defesa são os Fundamentos de Defesa do Voleibol, as técnicas de defesa mais utilizadas no Vôlei são: Bloqueio, Manchete, Defesa com Rolamento, Defesa com Mergulho ou Peixinho e Defesa com o Pé.
Se você está procurando sobre Sistemas de Defesa do Voleibol, ao final desse artigo há um link para um conteúdo onde falamos dos Sistemas Defensivos do Voleibol.

OS FUNDAMENTOS DE DEFESA DO VOLEIBOL

Conheça abaixo as principais Técnicas de Defesa ou Fundamentos de Defesa do Voleibol.

POSIÇÃO DE EXPECTATIVA DE DEFESA

É o posicionamento que o jogador de Voleibol deve  ficar na expectativa de fazer uma defesa. Exige concentração e foco na bola, joelhos semiflexionados, tronco inclinado para frente, pernas afastadas e braços abertos.

O BLOQUEIO

É a primeira ação de defesa contra um ataque adversário. Consiste num salto vertical feito próximo a rede, com os braços estendidos e a palma da mão aberta com o objetivo de bloquear o ataque adversário.

A MANCHETE

É a Técnica de Defesa mais utilizada no Voleibol para defender um ataque e fazer a recepção de um Saque. É feita unindo as mãos uma sobre a outra e fechando com os dedos polegares, deve-se manter os braços totalmente estendidos e a bola deve ser tocada com os antebraços.

O ROLAMENTO

É uma técnica de defesa do Voleibol utilizada quando uma defesa é feite de Manchete ou com apenas um braço e a bola está distante do corpo, o jogador salta em direção a bola, faz a defesa e depois usa o rolamento para finalizar o movimento com segurança.

MERGULHO OU PEIXINHO

É uma técnica de defesa de “sacrifício” do Voleibol, usada par defender bola que estão longe do corpo e muito próxima de tocar no solo. O jogador da um solto bem próximo ao solo da quadra, muitas vezes deslisa pelo solo e a defesa é feita usando apenas uma mão ou braço


Conheça Nossos Canais

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


Quando a técnica do Peixinho ou Mergulho é utilizada o jogador pode tocar na bola com as mãos fechadas (punho fechado) ou com a mão aberta, encostando a mão no solo da quadra e fazendo com que a bola bata na parte de trás da palma da mão.

MARTELO

É um técnica rara de defesa, mas que deve ser usada quando a bola vem na direção do rosto do jogador de Voleibol e não é possível usar o “Toque” devido a velocidade da bola. A Técnica consiste em unir as mãos entrelaçando os dedos, flexionar os cotovelos colocando os antebraços à frente do rosto ou um pouco acima da cabeça. A defesa é feita com a bola batendo nos antebraços.

DEFESA COM O PÉ NO VOLEIBOL

A defesa com o pé já é permitida há muitos anos pelas regras do Voleibol, porém, ela só deve ser usada em casos especiais, onde a utilização das mãos não trará nenhum vantagem técnica.

Veja abaixo os principais fundamentos técnicos de defesa do voleibol feitos com as mãos.

Fundamentos de Defesa no Voleibol

 

MAIS CONTEÚDOS SOBRE VOLEIBOL

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • 1 comentário em “Fundamentos de Defesa do Voleibol”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *