Tecnologia de Linha de Gol no Futebol: Gol, não Gol

By | 28/07/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Tecnologia de Linha de Gol no Futebol

A Tecnologia de Linha de Gol no Futebol (TLM) ou também conhecida como tecnologia “Gol, não gol” é, sem dúvida uma ação de uso da tecnologia na arbitragem do Futebol que tem aceitação quase total, diferente do “Árbitro de Vídeo”, da tecnologia “VAR”, que levanta muitas polêmicas.

Veja também >> Regras Principais do Futebol de Campo

Para que serve a TLM?

O sistema de TLM pode ser utilizado para verificar se um gol foi marcado, e assim dar suporte ao árbitro para tomar a decisão.

Se a TLM for usada, podem ser autorizadas modificações à estrutura das metas, de acordo com as especificações estipuladas no Programa de Qualidade da FIFA para TLM e com as Regras do Jogo. A utilização de TLM deve estar prevista no regulamento da competição.

Veja também ⇒ O Campo de Futebol: Medidas e Tamanho oficiais

Tecnologia de Linha de Gol

Princípios da TLM

A TLM aplica-se somente à linha de meta e apenas para determinar quando um gol for marcado.

A indicação da marcação de um gol deve ser imediata e automaticamente, em cerca de um segundo, confirmada apenas ao árbitro do jogo pelo sistema de TLM, (através do relógio do árbitro por vibração e sinal visual).

Veja também ⇒ História do Futebol no Brasileiro

Requisitos e especificações da TLM

Se a TLM for usada em jogos de competição, seus organizadores devem garantir que o sistema está certificado de acordo com os seguintes padrões:

  • FIFA Quality PRO;
  • FIFA Quality;
  • IMS – INTERNATIONAL MATCH STANDARD.

Veja também ⇒ Onde foi Inventado o Futebol

Vídeo: Teste da Tecnologia de Linha de Gol

Assista ao vídeo da FIFA sobre a Tecnologia de Linha de Gol:

Um Instituto independente de testes deve verificar com rigor a funcionalidade dos sistemas dos vários fornecedores de tecnologia, de acordo com o Manual de Testes.

Se a tecnologia não funcionar de acordo com o Manual de Testes, o árbitro não pode utilizar o sistema TLM e deve reportar este incidente à autoridade competente.

Quando for utilizada a TLM, o árbitro deve testar a funcionalidade da tecnologia antes do jogo, de acordo com o estabelecido no Programa de Qualidade da FIFA no Manual de Testes de TLM.

  • 22
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =