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Quantas Faltas podem ser Cometidas no Futsal? Entenda

Quantas Faltas podem ser Cometidas no Futsal
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Faltas Acumulativas

As Faltas acumulativas no Futsal são aquelas que contam para o limite de faltas que uma equipe pode cometer no Futsal, por tempo de jogo, antes de ser punida com Tiro Livre Direto sem Barreira.

Quais Faltas contam como uma Falta Acumulativa?

Segundo as regras do Futsal, somente as faltas sancionadas com um tiro livre direto ou tiro penal são contabilizadas como faltas acumulativas.

As faltas acumulativas no Futsal serão registradas na súmula de jogo até a 5º falta por tempo de de jogo.

Quantas Faltas podem ser Cometidas no Futsal?

Cada equipe pode cometer até 5 faltas acumulativas por tempo de jogo, a partir da 6º falta acumulativa a equipe será penalizada com Tiro Livre Direto sem Barreira.

Quantas Faltas podem ser Cometidas no Futsal

Tiro Livre Direto sem Barreira no Futsal

Quando uma equipe de Futsal cometer seis ou mais faltas acumulativas no mesmo tempo de jogo, será concedido um tiro livre direto sem barreira.

Se a partir da 6º falta acumulativa a infração for cometida dentro da área do defensor, será dado pênalti.

Cobrança de Tiro Direto sem Barreira no Futsal

O Tiro Livre Direto sem Barreira no Futsal deve ser cobrado diretamente para a meta adversária, com a intenção de fazer um gol.

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O Tiro Direto sem barreira não pode ser cobrado para um companheiro ou para outra direção que não seja a da meta adversária.

Procedimento de Cobrança de Tiro Direto sem Barreira no Futsal

  • A bola deve ser colocada imóvel na marca dos 10 (dez) metros ou no local onde ocorreu a falta;
  • Se foi cometida pela equipe defensora e no espaço que corresponde a uma linha imaginária ligando as linhas laterais e passando pela marca dos 10 dez metros até a linha de meta e fora da área penal, a equipe atacante decide se bate do local onde ocorreu a infração ou na marca dos 10 metros;
  • Os postes, o travessão e as redes não podem ser movimentadas;
  • O executor do tiro direto sem barreira deverá ser claramente identificado;
  • O goleiro defensor permanece dentro de sua área penal a uma distância mínima de 05 (cinco) metros da bola até que seja chutada;
  • Todos os jogadores, exceto o cobrador da falta e o goleiro defensor devem estar:
  • Dentro da quadra de jogo;
  • No mínimo a 05 (cinco) metros da bola;
  • Atrás da linha da bola;
  • Fora da área de meta.
  • Depois que os jogadores ocuparem suas posições de acordo com esta regra, o árbitro autoriza a cobrança para que o tiro livre direto sem barreira seja executado;
  • O executor do tiro livre direto sem barreira deve chutar diretamente para a meta adversária, com a intenção de marcar um gol, sendo vedado o passe da bola, em qualquer sentido para jogador da própria equipe;
  • A bola está em jogo no momento em que for chutada com o pé, em direção a meta adversária e se mova com clareza;
  • O executor do tiro livre direto sem barreira não pode tocar uma segunda vez na bola até que seja tocada por outro jogador;
  • Se os árbitros concederem um tiro livre direto a partir da sexta falta acumulativa ou um pênalti, quando um período está prestes a terminar, o período termina após a execução do tiro livre direto ou pênalti. Em qualquer um dos casos acima, a jogada será considerada como finalizada quando ocorre um dos seguintes casos:
  • A bola chutada deixa de se mover ou saia da quadra de jogo;
  • Após a cobrança, a bola seja chutada por outro jogador ou pelo executor da cobrança, exceto o goleiro defensor;
  • Os árbitros interrompem o jogo por uma infração cometida pelo cobrador ou por um jogador de sua equipe.
  • Se um jogador da equipe defensora, incluindo o goleiro, cometer uma infração e o chute não resultar em gol, o tiro livre deve ser repetido.

Infrações e sanções na Cobrança de Tiro Direto sem Barreira

  • A cobrança do tiro livre direto sem barreira deve ser feita em 4 segundos, caso contrário, será dado tiro livre indireto para equipe adversária, no mesmo local.
  • Se o executor ou companheiro de equipe cometer uma infração:
  • Se a bola entrar na meta, a cobrança é repetida;
  • Se a bola não entrar na meta, o jogo é paralisado e reiniciado através de um tiro livre indireto em favor da equipe adversária.
  • Exceto nos casos acima, o jogo será interrompido e será reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, independente da bola ter entrado ou não na meta:
  • Se tiro livre direto sem barreira não é executado em direção ao gol adversário e com a intenção de marcar um gol diretamente;
  • Se a execução é realizada por jogador diferente ao que estava identificado para a cobrança. Este jogador deve ser penalizado com cartão amarelo e reinicia o jogo com um tiro livre indireto;
  • Se o jogador que executa a cobrança pode fazer fintas, porém depois que já completou a corrida de preparação não é permitido e este jogador é penalizado com cartão amarelo e o jogo reiniciado com tiro livre indireto.
  • O goleiro ou um jogador da equipe defensora comete uma infração:
  • Se a bola entrar na meta, o gol é válido;
  • Se a bola não entrar na meta, a cobrança é repetida e o infrator advertido com cartão amarelo.
  • Se um jogador de cada equipe cometerem uma infração, a cobrança é repetida, a menos que um deles tenha cometido uma infração grave.
  • Se o goleiro defensor e o executor cometem uma infração ao mesmo tempo:
  • Se a cobrança for perdida ou defendida, a cobrança é repetida e os dois jogadores advertidos cor cartão amarelo;
  • Se resultar em gol, este será anulado, o executor advertido com cartão amarelo e o jogo reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária.
  • O jogador adversário deve ser advertido com cartão amarelo por impedir que o cobrador se movimente em direção a bola para cobrar o tiro livre direto sem barreira, mesmo se o infrator estiver mantendo a distância de 05 (cinco) metros.
  • Se após a cobrança de um tiro livre direto sem barreira:
    • O executor tocar uma segunda vez na bola antes que outro jogador toque, é concedido um tiro livre indireto e se tocar com a mão na bola, será concedido um tiro livre diretoA bola for tocada por um agente externo quando ela se move em direção a meta adversária, o arremesso será repetido, exceto se a bola entrar na meta e a interferência não atrapalhe o goleiro ou jogador defensor de tocar na bola. Neste caso o gol será válido mesmo tendo contato com a bola, exceto se a equipe atacante seja a responsável pela interferência;
    • Se a bola bater no goleiro, no travessão ou nos postes, retornar e for tocada por um agente externo, o jogo será paralisado e reiniciado com bola ao chão no local onde foi tocada.

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