DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

By | February 18, 2019

INTRODUÇÃO: DIMENSÕES DO CONHECIMENTO NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

A BNCC Educação Física salienta que lúdico está presente em todas as práticas corporais, mesmo esse não sendo o objetivo da Educação Física escolar. Sabe-se que ao brincar, jogar, dançar, praticar ginástica, esportes ou atividades de aventuras vai além da ludicidade, os alunos interagem com lógicas intrínsecas as práticas corporais, como as regras, os rituais, as táticas etc, fazem trocas entre si e com a sociedade dos significados e representações atribuídos a essas práticas. Sendo assim, as Habilidades vão privilegiar oito Dimensões do Conhecimento na BNCC Educação Física.

Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo. A BNCC Educação Física do Ensino Fundamental relaciona diversas Dimensões do Conhecimento aos objetivos Conceituais (saber sobre a prática), Procedimentais (saber fazer) e Atitudinais (Saber ser e conviver).

Dimensões Conceituais (saber sobre a prática)

  • Reflexão sobre a ação – é o conhecimento gerado a partir da observação e analise das suas vivências corporais e das vivências realizadas por outros indivíduos;
  • Análise – trata-se de conhecimentos que devem ser transmitidos e construídos com os alunos, de forma que sejam capazes de classificar modalidade esportivas, posições táticas, efeitos do treinamento físico, etc;
  • Compreensão – trata da forma pela qual as práticas corporais são inseridas socioculturalmente. Compreender o lugar que cada prática ocupada no mundo a partir do contexto histórico no qual foi gerada, suas transformações e a vinculação nacional e mundial de cada prática.

DIMENSÕES PROCEDIMENTAIS (saber fazer)

  • Experimentação – refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais, pelo envolvimento corporal na realização das mesmas. São conhecimentos que não podem ser acessados sem passar pela vivência corporal, sem que sejam efetivamente experimentados. Trata-se de uma possibilidade única de apreender as manifestações culturais tematizadas pela Educação Física e do estudante se perceber como sujeito “de carne e osso”. Faz parte dessa dimensão, além do imprescindível acesso à experiência, cuidar para que as sensações geradas no momento da realização de uma determinada vivência sejam positivas ou, pelo menos, não sejam desagradáveis a ponto de gerar rejeição à prática em si.
  • Uso e Apropriação – é o conhecimento, o saber fazer que gerá autonomia, que permite ao aluno realizar de forma autônoma uma prática corporal dentro ou fora da escola.
  • Fruição – diz respeito a apreciação estética das experiências corporais, a partir de um conjunto de conhecimentos adquiridos com a vivência de práticas corporais o aluno é capaz de desfrutar da realização de práticas corporais ou desfrutar como espectador de práticas corporais realizada por outros indivíduos.

Dimensões do Conhecimento na BNCC Educação Física

DIMENSÕES ATITUDINAIS ( saber ser e conviver)

  • Construção de Valores – diz respeito a aprendizagem de valores e normas voltadas para o exercício da cidadania e da democracia. O objetivo é deixar pra trás esteriótipos e preconceitos relacionados as práticas corporais.
  • Protagonismo Comunitário – diz respeito aos conhecimentos que fazem do aluno ativo na nas ações e tomadas de decisões em prol da democratização do acesso as diversas práticas corporais. Refletir sobre as condições que a comunidade tem de acessar determinadas práticas corporais, quais são os recursos públicos e privados relacionados e quais são os agentes responsáveis pela situação atual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante ressaltar que não exite uma hierarquia entre as dimensões citadas, nem uma ordem para desenvolvimento do trabalho didático. Cada dimensão tem abordagens e níveis de complexidade para que se tornem relevantes e significativas no contexto da aprendizagem.

As Dimensões do Conhecimento não devem ser tratadas de forma isolada ou sobrepostas, mas sempre de modo integrado, visto que os conhecimento e experiências próprias da Educação Física privilegiam isso.

SÉRIE BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. BNCC Educação Física

  2. Esportes na BNCC Educação Física

  3. Ginástica na BNCC Educação Física

  4. Brincadeiras e Jogos na BNCC

  • 22
    Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

19 − thirteen =