Caminhar ou Correr: qual é melhor?

By | dezembro 7, 2018

Introdução: Caminhar ou correr: o que é melhor?

Caminhar ou correr são atividades físicas populares para o treino cardiovascular (aeróbico). Caminhada e corrida ajudam a promover a perda de peso, melhoram o seu sono, elevam o humor e diminuem o risco de doenças cardíacas.

Mas caminhar é tão bom quanto a correr?

A preferência entre caminhar ou correr, em termos de melhoria da saúde, tem sido debatido há muito tempo. Por isso, nesse artigo, você vai entender as diferenças e semelhanças entre caminhada e corrida e descubra qual exercício será mais vantajoso para você.

Por que caminhar e correr faz bem?

É fato que correr ou caminhar são atividades que irão queimar calorias e melhorar, mesmo que moderadamente, a força muscular, óssea e cardiovascular, ajudando a prevenir doenças.

Para fazer a escolha certa entre caminhada e corrida, você deve considerar suas condições de saúde, suas capacidades físicas e o que você quer alcançar. Ambos são excelentes exercícios pelas seguintes características:

Socialização: você não precisa se exercitar sozinho. Pode começar a caminhar ou correr com um amigo ou membros da família.

Baixo custo: não há necessidade de comprar equipamentos caros. Um bom par de tênis é tudo o que você precisa.

Fácil de realizar: para começar a correr ou caminhar não é preciso entender várias instruções complexas. Basta seguir algumas dicas e colocar um pé na frente do outro para andar.

Pode praticar o ano todo: correr ou caminhar não é um tipo de atividade sazonal. Você pode correr ou caminhar durante todos os dias em qualquer tipo de clima que esteja preparado para enfrentar.

Pode realizar em qualquer lugar: caminhada e corrida podem ser feitos perto de casa, durante as férias, em uma viagem de negócios ou visitando familiares por alguns dias. É possível continuar com a sua rotina e plano de corrida ou caminhada em qualquer lugar que você possa estar.

Caminhar ou correr: qual é melhor?

Quais critérios você pode utilizar para escolher?

Caminhar ou correr são excelentes exercícios para manter e ficar em forma. Veja o que você deve considerar para entender qual deles será mais adequado para sua rotina:

Tempo: correr é um exercício que exige mais esforço físico que caminhar. Ou seja, se você tem por meta alcançar 500 metros, irá realizar a atividade física de forma muito mais rápida correndo que caminhando a mesma distância. Mas você obtém os mesmos benefícios de saúde se optar apenas por caminhar, só irá levar mais tempo.

” O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada cinco dias por semana ou mais, o que pode ser facilmente alcançado através da caminhada.

Nível do exercício: se você começou agora a se exercitar, caminhar é uma opção melhor. Mas se você já tiver experiência e uma condição física adequada, correr poderá ser mais vantajoso.

Peso: para as pessoas que estão com excesso de peso, andar será menos desafiador para os músculos e articulações. É melhor começar a caminhar e ir aumentando gradualmente a velocidade dos passos para se aventurar nas corridas.

Saúde: quem está com alguns problemas de saúde deve começar com a caminhada. Andar não exige tanto do corpo e dos músculos do coração.

Prazer: é essencial que você aproveite e goste de fazer o exercício que você escolher para continuar motivado a realizá-lo todos os dias. Se você não gosta de correr, fique com a caminhada. Você só terá que caminhar mais para obter os mesmos resultados que a corrida proporciona.

Leia também ⇒ Dicas para começar a correr

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Qual objetivo você quer alcançar ao caminhar ou correr?

Perda de Peso

Quando comparamos a quantidade de calorias queimadas ao correr ou caminhar, não há uma diferença significativa:

● Correr por 30 minutos a distância de 8 km, queima cerca de 270 calorias (kcal).

● Caminhar por 60 minutos a distância de 7,5 km, também irá queimar cerca de 270 calorias (kcal).

Ao optar por correr ou caminhar, você irá queimar praticamente a mesma quantidade de calorias, dependendo do tempo de realização do exercício. Claro que correr gasta mais calorias, porém, como dificilmente você vai conseguir correr por um longo tempo, se você caminhar por um longo tempo o gasto calórico das duas atividades é bem parecido.

Nenhum dos dois é melhor ou pior para a perda de peso se você tiver como parâmetro a questão calórica, a diferença está no tempo e na intensidade da atividade. Correr é muito mais intenso que caminhar.

Saúde do Coração

Qualquer tipo de atividade física faz bem para a saúde do corpo. No entanto, a crença de que quanto mais você pega pesado e intensifica o exercício, melhor será para o coração, não é verdade.

Para aqueles que estão em condição física adequada e saudável, a adaptação que acontece pelos exercícios físicos nos músculos do coração pode não gerar um risco tão grande, mas qualquer outra condição médica subjacente pode causar sérios problemas.

O que estamos querendo dizer? Se você é sedentário, consulte um médico e comece caminhando. Prevenir é sempre o melhor caminho.

Desenvolvimento Muscular

Caminhar não estressa tanto os músculos do seu corpo quanto correr. Você geralmente não excede seus limites no treino – se a inclinação for adequada – e também evita alguns problemas, como o estiramento muscular e lesões nas articulações.

A única desvantagem de caminhar, se o seu objetivo é o fortalecimento muscular, é que você precisa dispor de um maior tempo de treino em comparação à corrida para obter os resultados desejados. Mesmo assim será um desenvolvimento muscular limitado.

Para que a caminhada seja efetiva, você precisa realizá-la por pelo menos três horas por semana, sendo a meta ideal por volta de seis horas.

Veja também ⇒ Sintomas e tratamento de Lesões por Esforço

Saúde das Articulações

Para pessoas que possuem alguma condição médica como problemas cardíacos, diabetes, sobrepeso ou estão em idade avançada, a caminhada será a melhor opção de atividade física devido ao seu baixo impacto e intensidade.

O seu tipo corporal também é um fator importante nessa análise. Se você possui uma estrutura óssea de maior densidade, a caminhada será melhor para a saúde das articulações. Mas se você possui uma estrutura óssea de menor densidade, provavelmente não terá problemas com as articulações ao correr.

Afinal, qual exercício é o melhor: caminhar ou correr?

A verdade é que não existe uma competição entre correr e caminhar. A escolha certa ou errada dependerá dos seus objetivos ao se exercitar e dos limites do seu corpo. Você pode até mesmo optar por fazer os dois exercícios.

Leia também ⇒ Playlist com 10 músicas para correr

Benefícios de correr ou caminhar

São inúmeros benefícios para sua saúde. A corrida aumenta sua aptidão física e cardiovascular e a caminhada é fácil de começar e oferece menor risco de lesões.

É sempre aconselhável conversar com seu médico antes de começar qualquer um dos dois exercícios. Também procure um profissional de Educação Física, que irá analisar seu histórico de saúde e estabelecer qual treinamento físico será adequado para suas necessidades.

  • 84
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − sete =