LER Lesão por Esforço Repetitivo: sintomas e tratamento :)

By | janeiro 13, 2018

Introdução: LER Lesão Por Esforço Repetitivo

Você sente dor no punho após usar o computador? Você sente dor no ombro após carregar alguns objetos? Você sente dor no joelho após uma corrida? Então você pode ter uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Aqui nesse post você vai encontrar dicas preciosas para cuidar melhor do seu corpo e prevenir lesões.

O conceito de LER

A Lesão por Esforço repetitivo (L.E.R.) ou Lesão por Estresse são lesões que ocorrem quando muito esforço físico é colocado em uma parte do corpo, resultando em inflamação (dor e inchaço), tensão muscular ou danos nos tecidos. Este estresse ocorre geralmente após repetir os mesmos movimentos muitas vezes, sobrecarregando uma região do corpo.

LER no Trabalho (DORT)

As LERs são lesões bastante comuns relacionadas ao trabalho, nesse caso são chamadas de DORT (Distúrbios Osteomuscalares Relacionados ao Trabalho), é muito comum afetar as pessoas que passam muito tempo usando computadores, por exemplo.

LER em Adolescentes

Embora mais comum em adultos, as LERs estão se tornando mais frequentes em adolescentes porque passam muito tempo usando computadores, notebooks, celulares e tablets.

Os adolescentes que passam muito tempo tocando instrumentos musicais ou jogando vídeo game também estão sujeitos a adquirir Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Nos adolescentes, as lesões por esforço repetitivos ocorrem mais frequentemente em placas de crescimento ósseo.

O que causa a LER?

A maioria das condições de LERs encontrados estão ligados ao estresse de movimentos repetitivos no computador ou na prática de esportes. Quando o estresse ocorre repetidamente ao longo do tempo, as articulações do corpo não têm a chance de se recuperar, irritando e inflamando as articulações, tendões e músculos.

Alguns trabalhos que envolvem tarefas repetitivas – como os caixas de supermercado ou os garções que passam muito tempo levando bandejas pesadas – podem levar a Lesões por Esforço Repetitivo. Tocar instrumentos musicais pode causar problemas de uso excessivo de certos movimentos de mão ou braço. Qualquer tipo movimento repetitivo pode causar uma lesão, inclusive as mensagens de texto nos celulares.

LER no Esporte

O uso de equipamentos inadequados durante a prática de esportes é outro fator importante que pode levar a LER. Por exemplo, correr com tênis de atletismo que não fornecem apoio correto aos pés e tornozelos é um problemas.

As áreas mais afetadas pelos LERs são os cotovelos, ombros, joelhos e calcanhares.

Sintomas de Lesão por Esforço Repetitivo

Os sintomas das LERs incluem:

  • Formigamento, dormência ou dor na área afetada
  • Rigidez ou dor no pescoço ou nas costas
  • Sensação de fraqueza ou fadiga nas mãos ou braços

Se você observar alguns destes sinais de alerta de LER ou DORT é hora de procurar um médico. Não ignore os sintomas ou eles podem levar a problemas mais sérios.

Se não for tratada as LERs podem tornar-se mais grave e impedi-lo de fazer tarefas diárias simples e participar de esportes, música e outras atividades.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Tipos de Lesões por Esforço Repetitivo

Bursite

Lesões de BursiteÉ a inflamação de uma bursa, que é um saco cheio de líquido que atua como uma espécie de almofada para uma articulação. Sinais de bursite incluem dor e inchaço. Ele está associado com frequentes sobrecargas, carregando mochilas pesadas e uso excessivo de certas articulações durante a prática esportiva, como o joelho ou ombro.

Síndrome do Túnel do CarpoSíndrome do Túnel do Carpo

Na síndrome do túnel do carpo, o inchaço ocorre dentro de um estreito “túnel” formado por osso e ligamento no pulso. Este túnel envolve os nervos que conduzem impulsos nervosos e motores relacionados a mão, causando dor, formigamento, dormência e fraqueza. A síndrome do túnel do carpo é causada por movimentos repetidos que podem acontecer durante atividades como digitar ou jogar videogames (usando joysticks). É raro em adolescentes e mais comum em adultos, especialmente aqueles em trabalhos relacionados com o computador.

EpicondiliteLesão de Esforço Repetitivo: Epicondilite

Esta condição é caracterizada por dor e inchaço no ponto onde os ossos se unem no cotovelo. Epicondilite é conhecida como “cotovelo de tenista“, pois é muito comum em jogadores de Tênis.

Doença de Osgood-SchlatterDoença Osgood-Schlatter é um tipo de LER

É uma causa comum relacionada a dor no joelho, especialmente os atletas adolescentes que estão passando por fase de crescimento. O estresse físico frequente (como correr longas distâncias) podem causar inflamação na área onde o tendão patelar se prende à espinha dorsal.

Síndrome Paletofemoral

Lesão por Esforço Repetitivo: Síndrome PaletofemoralA Sindrome Patelofemoral afeta a cartilagem da patela. Agachar-se, ajoelhar-se ou subir escadas e morros pode agravar a dor na região do joelho.

Fraturas por estresse

Lesão por Esforço: Fratura por Estresse

Fraturas por estresse são pequenas rachaduras na superfície do osso causadas por sobrecarga repetitiva. Estas lesões podem ocorrer quando um osso está sob estresse repetido de correr, marchar, andar, ou saltar, ou de estresse no corpo como quando uma pessoa correr ou caminha em uma superfície irregular ou utiliza um tênis desgastados.

Tendinite

Na tendinite, uma inflamação ocorre nos tendões. A tendinite está associada ao excesso de esforço repetitivo dos tendões pelo uso excessivo de certos músculos.

Prevenção: como prevenir a LER?

Como prevenir Lesão por Esforço

Para evitar uma Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT no uso do computador, certifique-se de que sua mesa de computador lhe permite sentar e digitar em uma posição correta. Para saber mais sobre esse tema leia nosso artigo Os principais Vícios Posturais: a melhor postura para trabalhar, estudar e dormir.

Aqui estão algumas Dicas Simples para prevenir as LERs:

  • Certifique-se de que a parte superior da tela do computador esteja alinhada com a sua testa.
  • Sente-se em linha reta com sua coluna alinhada.
  • Evite tensionar seus ombros, que podem colocar estresse desnecessário em seu pescoço, costas e coluna vertebral.
  • Sente-se com toda a sola dos pés no chão ou em um apoio para os pés. (Para testar se suas pernas estão em uma boa posição, tente colocar um lápis em seu joelho – o lápis deve rolar em direção a sua cintura.)
  • O teclado deve ficar perto de você para que você não tem que se esticar ou suspender muito os braços para alcançá-lo.
  • Os dedos e pulsos devem permanecer alinhados durante a digitação. Tente um descanso de pulso para apoio extra. Seus pulsos e antebraços devem estar em um ângulo de 90 graus em relação aos seus braços. Cotovelos devem ser colocados perto do lado do corpo.
  • Faça pausas para esticar ou caminhar a cada 30 minutos – mesmo se você não se sentir cansado ou sentir qualquer dor.
  • A Ginástica Laboral também é um importante aliado para prevenir as LERs.

Prevenção de Lesões Esportivas

  • Faça alongamento adequado antes e depois da prática esportiva.
  • Use roupas e equipamentos apropriados para o seu esporte.
  • Mantenha uma boa hidratação, durante e após os exercícios. Ouça o seu corpo e descanse quando se sentir cansado.
  • Se você estiver enfrentando sintomas como dor, inchaço, dormência ou rigidez durante o seu esporte, pare de jogar imediatamente e consulte o seu médico o mais rapidamente possível.

O Tratamento de Lesão por Esforço (LER)

O Tratamento de Lesão (LER)Quanto mais cedo uma LER é diagnosticada, mais cedo você poderá ser curado, por isso não deixe de consultar o seu médico,

O médico tentará avaliar como a lesão ocorreu e quais movimentos causam dor. O seu médico pode realizar radiografias, exames de sangue ou outros testes para se certificar de que não existem outros problemas de saúde.

Se você é diagnosticado com uma LER ou DORT, o descanso da área afetada é o melhor caminho para ficar melhor. O seu médico pode receitar medicação anti-inflamatória (como o ibuprofeno) durante um período de tempo. O uso de gelo (compressa fria) é recomendado para reduzir o inchaço e a dor.

Após a eliminação da dor e do inchaço é recomendado um tratamento de Fisioterapia.

Gostou desse post? Compartilhe e deixe sua avaliação logo aqui embaixo. Não gostou? Achou algum erro? Deixe seu comentário pois nós queremos sempre melhorar.

Fonte: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO

  • 199
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =