Pular para o conteúdo

Lei da Vantagem no Futebol: A Regra da Vantagem

COMPARTILHE!

O que é a Lei da Vantagem no Futebol?

A Lei da Vantagem no Futebol acontece quando árbitro permite que o jogo prossiga quando é cometida uma infração, e o a equipe que sofreu a infração se beneficiará da vantagem na jogada, devendo marcar a infração ou falta se a vantagem prevista não se concretizar nesse momento ou dentro de poucos segundo.

Quando deve ser dada Vantagem no Futebol?

O árbitro pode aplicar a Regra da vantagem sempre que se cometa uma infração ou uma falta, mas deve ter em consideração as seguintes circunstâncias para decidir se deve aplicar a Regra da vantagem ou parar o jogo:

  • a gravidade da infração: se a infração implicar uma expulsão, o árbitro deve interromper o jogo e expulsar o jogador, a menos que exista uma subsequente clara oportunidade de marcar um gol;
  • o local em que a infração foi cometida: quanto mais próximo da meta adversária, mais a vantagem poderá ser proveitosa;
  • a oportunidade imediata de um ataque perigoso contra a meta adversária;
  • o ambiente em que o jogo decorre.

Lei da Vantagem no Futebol

Vantagem e Punição com Cartão

Se o árbitro aplicar uma vantagem depois de uma falta punível com Cartão Amarelo-CA ou expulsão-CV, a advertência ou expulsão deve ser aplicada quando a bola estiver fora de jogo.

No entanto, se a infração impediu uma clara oportunidade de gol, o jogador deve ser punido com Cartão Amarelo-CA, por conduta antidesportiva. Se a infração foi por interferir ou impedir um ataque promissor, o jogador não deve ser punido com Cartão Amarelo-CA.

Quando não deve ser dada Vantagem no Futebol?

Não deve ser aplicada vantagem em situações de jogo brusco grave, conduta violenta ou em caso de segundo cartão amarelo, a menos que se trate de uma clara oportunidade de gol.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


Neste caso, o árbitro deve expulsar o jogador na primeira interrupção de jogo, a não ser que o jogador jogue a bola, a dispute ou interfira em um adversário, caso em que o árbitro deve parar o jogo, expulsar o jogador e reiniciar o jogo com um tiro livre indireto contra a equipe do jogador expulso, a menos que o jogador tenha cometido uma infração mais grave.

Se um defensor começar a segurar (agarrar) um atacante fora da área penal e continuar a ação até o interior da área penal, o árbitro deve marcar um pênalti.

Se durante a execução de um tiro livre um jogador adversário se encontrar mais próximo da bola que a distância regulamentar, o tiro livre deve ser repetido, a menos que possa ser aplicada uma vantagem.

Se o árbitro conceder vantagem ou permitir a cobrança rápida de um tiro livre, que interfira ou impeça um ataque promissor, o Cartão Amarelo não deve ser aplicado.

Número Insuficiente de Jogadores e Vantagem

Se uma equipe ficar com menos de sete jogadores, porque um ou mais jogadores abandonaram o campo de jogo deliberadamente, o árbitro não é obrigado a interromper o jogo imediatamente, porque pode aplicar a regra da vantagem, mas a partida não poderá ser reiniciada, após a bola sair de jogo, se a equipe continuar sem o número mínimo de sete jogadores.

MAIS CONTEÚDO SOBRE FUTEBOL

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *