Pular para o conteúdo

Técnicas de Voleibol: As Habilidades de Voleibol

COMPARTILHE!

QUAIS SÃO OS TÉCNICAS DO VOLEIBOL

As Principais Técnicas do Voleibol são o Saque ou Serviço, a Recepção ou Passe, o Levantamento, o Ataque (Cortada), o Bloqueio e a Defesa.

TÉCNICA DE SAQUE NO VOLEIBOL

O Saque ou Serviço é uma das principais técnicas do Voleibol, é o ato de colocar a bola em jogo. Na linguagem do Voleibol, o Saque é o fundamento que da início a um Rally. Um Saque bem executado é aquele que dificulta a Recepção (Passe) da equipe adversária, fará com que os jogadores da equipe receptora tenham que se afastar de suas posições e assim tenham mais dificuldade de realizar um Ataque.

“Rally no Voleibol são todas as ações que acontecem no jogo desde o momento que acontece um saque até o momento em que uma equipe marca um ponto. A cada novo saque é iniciado um novo Rally.”

De acordo com as Regras do Voleibol FIVB o jogador sacador deve ficar atrás da linha de fundo de sua quadra, região chamada de zona de saque ou serviço. Veja também: Todas as Regras do Voleibol.

Regras relacionadas ao Saque

“A Zona de Saque ou Serviço no Voleibol é uma área de 9 metros de largura atrás da Linha de Fundo de cada lado da quadra.”

TIPOS DE SAQUE DO VOLEIBOL

Existem três tipos ou estilos de Saque no voleibol: o Saque por Baixo, o Saque por Cima,e o Saque por cima com salto ou Saque Viagem ao Fundo do Mar (Saque Viagem).

O SAQUE POR BAIXO

É um tipo de saque mais lento, no qual a bola viaja mais alta sobre a rede. É o saque mais indicado para iniciantes no Voleibol.

TÉCNICA DE SAQUE POR BAIXO

Se você for destro, segure a bola em sua mão esquerda na altura da sua cintura, com a mão direita fechada com o polegar para fora bata na parte inferior da bola com força suficiente para que ela ultrapasse por cima da rede e caia dentro da quadra adversária. Se você for canhoto basta fazer o mesmo movimento invertendo as mãos.

Técnicas do Voleibol: Saque por Baixo

O SAQUE POR CIMA

O Saque por cima é um saque mais rápido e eficiente, usado inclusive por jogadores profissionais.

TÉCNICA DE SAQUE POR CIMA

Segure a o bola com uma ou as duas mãos, jogue-a para o alto, para cima da cabeça, bata na bola com a palma da mão.

Técnicas de Saque por cima no Voleibol

O SAQUE VIAGEM NO VOLEIBOL

O Saque Viagem um Saque muito rápido e eficiente, o mais usado no nível profissional de Voleibol.

TÉCNICA DE SAQUE VIAGEM

O jogador deve ficar alguns passos afastado da linha de fundo, jogar a bola bem alto e para frente, correr, saltar e bater na bola com a palma da mão com o maior potência possível.

Técnica de Saque Viagem no Voleibol

TÉCNICA DE RECEPÇÃO OU PASSE NO VOLEIBOL

A Recepção ou Passe é um dos Fundamentos básicos do Voleibol, é o ato de receber o Saque adversário e passar a bola para o levantador da equipe. A Recepção ou Passe é o primeiro dos três toques permitidos para cada equipe.

A técnica mais utilizada no passe é a Manchete (ver imagem acima). É importante que durante a execução da Manchete que a bola seja tocada com o antebraço.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


Técnicas de Recepção ou Passe no Voleibol

TÉCNICA DE LEVANTAMENTO NO VOLEIBOL

O Levantamento é normalmente o segundo toque dos três toques permitidos para cada equipe. A técnica mais utilizada para realizar um Levantamento é o Toque (ver imagem). Porém, o Levantamento também pode ser realizado de Manchete.

O objetivo do Levantamento é levantar a bola próxima a rede para que um companheiro de equipe realize um Ataque.

Técnicas de Levantamento no Voleibol

Regras relacionadas ao Levantamento

“Se o Líbero estiver na Zona de Ataque e fizer um Levantamento usando o Toque (voleio), os seus companheiro não podem corta a bola acima da faixa superior da Rede.”

TÉCNICA DE ATAQUE OU CORTADA NO VOLEIBOL

O Ataque é, na maioria da vezes, o terceiro toque na bola permitido a cada equipe. A técnica mais utilizada na realização do Ataque é a Cortada. Geralmente o Ataque é feito saltando e batendo na bola com a palma da mão, com a maior força possível e para baixo.

 

Técnica de Ataque ou Cortada no Voleibol

TÉCNICA DE LARGADA OU LARGADINHA NO VOLEIBOL

A Largada é um tipo de ataque que não utilizar a força, é quando um jogador salta para realizar um ataque e, ao invés de realizar um Cortada, da um toque na bola com a ponta dos dedos com objetivo de desviar do Bloqueio adversário.

TÉCNICA DE BLOQUEIO NO VOLEIBOL

O Bloqueio (ver imagem) é um fundamento de defesa que tem como objetivo bloquear o Ataque e enviar a bola de volta para quadra adversária.

O Bloqueio pode ser individual (realizado por um jogador), duplo (realizado por dois jogadores) ou triplo (realizado por três jogadores).

Técnica de Bloqueio no Voleibol

 

Regras Relacionadas ao Bloqueio

“É proibido Bloquear o Saque adversário”

“O Líbero não pode bloquear ou tentar bloquear”

TÉCNICAS DE DEFESA NO VOLEIBOL

A Defesa é um fundamento que pode ser realizado com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. O objetivo da Defesa é impedir o exito do Ataque (cortada ou Largada) da equipe adversária.

A Defesa é um fundamento tão importante no Voleibol que existe jogador especialista em defesa, o Líbero.

Fundamentos do Voleibol: Defesa

Mais Conteúdos sobre Voleibol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *