Regras do Futsal: Resumo das Regras Oficiais do Futsal :)

By | May 26, 2019

INTRODUÇÃO: AS REGRAS DO FUTSAL

Estudar regras esportivas é quase sempre algo chato, que pouca gente gosta de fazer. Mas aqui no Dicas Educação Física nós preparamos um material precioso sobre as regras do Futsal, um resumo das regras oficiais do Futsal elaborado com qualidade para você saber tudo sobre as regras do nosso velho e bom Futebol de Salão.

A QUADRA DE FUTSAL: REGRA 01

Medidas da Quadra de Futsal

QUAL TAMANHO DA QUADRA DE FUTSAL

A quadra de Futsal é um retângulo e suas medidas são:

  • Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.

  • Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.

  • Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros

Veja também – A História do Futsal

ÁREA PENAL DA QUADRA DE FUTSAL

A área penal/área do goleiro no Futsal é uma das principais regras desse esporte de quadra, fica em um raio de 6 metros das traves. A marca penal ficará marcada a 6 metros do ponto médio entre as duas traves.

Há também um segundo ponto penal há 10 metros do ponto médio entre as duas traves. Para cobrança de Tiro Livre Direto sem barreira, quando uma equipe ultrapassa o limite de 5 faltas por tempo de jogo.

Regras do Futsal: A área penal do Futsal

Veja também >> Como jogar Futsal (para iniciantes)

MARCAÇÃO DO TIRO DE CANTO NA QUADRA DE FUTSAL

Nos quatro cantos da quadra de Futsal serão marcados um quarto de círculo de 25 centímetros, para cobrança do tiro de canto/escanteio.

METAS OU TRAVES DA QUADRA DE FUTSAL

Qual tamanho das traves de Futsal? O tamanho das traves é uma das regras básicas do Futsal, a distâncias entre as traves é de 3 metros de largura, e o travessão ficará a 2 metros de distância do solo.

Qual Tamanho das traves do Futsal

ZONA DE SUBSTITUIÇÃO NA QUADRA DE FUTSAL

Há uma zona onde serão feitas as substituição no Futsal, que fica em frente a cada banco de reservas/área técnica com 5 metros de largura.

Zona de substituição na quadra de Futsal

Regras Básicas do Futsal atualizadas

A BOLA DE FUTSAL: REGRA 02

Nas categorias adulta, sub-20- sub-17 e sub-15, masculina e feminina, a bola de Futsal terá uma circunferência de 62 a 64 centímetros e um peso de 400 a 440 gramas.

Regras do Futsal: a bola de Futsal

POR QUANTOS JOGADORES É FORMADA UMA EQUIPE DE FUTSAL: REGRA 03

Uma equipe de Futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas. As substituições no Futsal são ilimitadas. As substituições podem ser feitas com o bola em jogo ou fora de jogo, desde que na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.

OS EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES DE FUTSAL: REGRA 04

Os equipamentos de um jogador de Futsal são: camisas de manga longa ou curta, calção curto, meião, caneleira e tênis. As camisas serão numeradas na frente e nas costas, a numeração pode ser de 01 a 99. Os goleiros devem usar camisas de cores diferente dos jogadores e árbitros.

OS ÁRBITROS DE FUTSAL: REGRA 05

No Futsal há o árbitro principal e o segundo árbitro/auxiliar que atuam em quadra, e o terceiro árbitro/anotador e o cronometrista que atuam fora de quadra, na mesa.

DURAÇÃO DE UMA PARTIDA DE FUTSAL: REGRA 07

Uma partida de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.

TEMPO TÉCNICO E TEMPO EXTRA NO FUTSAL

Os pedidos de tempo também são regras básicas do Futsal, cada equipe de Futsal tem direito a um tempo técnico por tempo de jogo. O tempo extra/prorrogação será de dois tempo de 3 ou 5 minutos.

Regras Básicas do Futsal: Pedidos de Tempo

TIRO DE SAÍDA NO FUTSAL: REGRA 08

O tiro de saída no Futsal é decidido por sorteio, a equipe que vencer o sorteio escolhe o lado da quadra que quer jogar, a que perder o sorteio sairá com a bola. Não é permitido gol direto de tiro de saída no Futsal.

Principais regras do Futsal: Tiro de saída

IMPEDIMENTO NO FUTSAL: REGRA 11

Não existe impedimento nas regras oficiais do Futsal.

FALTAS NO FUTSAL: REGRA 11

TIRO LIVRO DIRETO

São as faltas cometidas por qualquer jogados que envolva contato físico com o adversário ou de toque intencional de mão na bola.

TIRO LIVRE INDIRETO NO FUTSAL

São as faltas cometidas pelo goleiro ou um jogador de linha que não envolve contato físico direto. Ex.: Quando o goleiro toca com as mãos uma bola recuada por um companheiro de equipe.

TIRO PENAL OU PÊNALTI NO FUTSAL: REGRA 14

É a falta de tiro livre direto cometida dentro de sua própria área penal.

Regras do Futsal: Tiro livre direto

REGRAS PARA GOLEIROS DE FUTSAL

No Futsal não é permitido ao goleiro ficar com a bola, com os pés ou com as mãos, por mais de 4 segundos em sua quadra de defesa. Na quadra de ataque o goleiro pode tocar na bola livremente e por quanto tempo quiser como um jogador de linha.

Regras do Futsal relacionas ao Goleiro

É permitido apenas um recuo de bola para o goleiro, e ele não pode receber a bola recuada usando as mãos, após um recuo, ele só poderá receber a bola em sua quadra de defesa se ela tocar em um adversário.

SANÇÕES DISCIPLINARES NO FUTSAL

No Futsal o cartão amarelo significa advertência e o cartão vermelho significa expulsão.

PROCEDIMENTOS APÓS UM CARTÃO VERMELHO/EXPULSÃO NO FUTSAL

  1. Se uma equipe tiver um jogador expulso, ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol.
  2. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos e estiverem com o mesmo número de jogadores em quadra, a recomposição das equipe só será feita após os 2 minutos.
  3. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos, porém uma das equipes estiver em inferioridade numérica por ter tido mais jogadores expulsos, a equipe em inferioridade numérica pode ter a reposição de um jogador após sofrer um gol. Ex.: A equipe A teve dois jogadores expulso, a equipe B teve 1 jogador expulso, caso a equipe A, que está em inferioridade numérica, sofra um gol antes de passado 2 minutos após a expulsão, a equipe A poderá ter a reposição de um jogador.

O TIRO LATERAL NO FUTSAL: REGRA 15

O tiro lateral no Futsal é cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha ou até 25 cm fora da quadra, o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com os pés dentro da quadra. A cobrança deve ser feita em 4 segundos. Não é permitido gol direto de tiro lateral.

Veja também – Todas as Regras sobre Tiro Lateral no Futsal

Regras do Futsal: Tiro Lateral

O ARREMESSO DE META NO FUTSAL: REGRA 16

O arremesso de meta no Futsal deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos.

Regras do Futsal: Arremesso de meta

O TIRO DE CANTO NO FUTSAL: REGRA 17

O tiro de canto/escanteio no Futsal é cobrado com a bola no quarto de círculo, com os pés em até 4 segundos.

Regras do Futsal: Tiro de Canto

VÍDEO: AS REGRAS DO FUTSAL

Assista ao Vídeo sobre as Regras do Futsal do Canal Dicas Educação Física.

 

  • 48
    Shares

6 thoughts on “Regras do Futsal: Resumo das Regras Oficiais do Futsal :)

  1. ROBERTO CARLOS DE OLIVEIRA

    Oi meu nome é ROBERTO estou com uma duvida quando um jogador devolver a bola para o goleiro duas vezes aonde é cobrada a falta.

    Reply
    1. Prof. Marcio Costa Post author

      Roberto, se o goleiro recebeu a bola pela segunda vez FORA da área, a cobrança deve ser feita no local onde ele recebeu a bola. Já se ele recebeu a bola DENTRO da área, a cobrança será sobre a linha da área no local mais próximo de onde ocorreu o segundo toque na bola por parte do goleiro.
      Um abraço!
      Prof. Marcio Costa – Dicas Educação Física

      Reply
  2. Émerson Leandro Frias

    Preciso de um treinador para meu time de Futsal, em São Paulo, Zona Leste. Time de várzea, alguém que esteja estudando Educação física e gostaria de treinar suas práticas. Sem fins lucrativos, mais uma experiência mesmo.
    Seria bom pra ambos.

    (11) 9.7415-1973 Émerson

    Reply
  3. Amanda Vitoria de Souza Santos

    Olá, meu nome é Amanda Vitoria e fiquei com uma dúvida sobre o escanteio, se a equipe que esta atacando, chutar a bola para a área, e a bola bater em um jogador adversário e entrar, o gol não será validado?

    Reply
    1. Prof. Marcio Costa Post author

      Olá, Amanda!
      Gol de escanteio à favor vale sempre, seja cobrado direto para o gol, seja desviando em qualquer jogador em quadra.
      Um abraço,
      Prof. Marcio Costa

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

9 + 1 =