HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL

By | May 27, 2019

ORIGEM E HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL

A História do Futsal no Brasil começou na década de 1930 quando o Futebol de campo começou a ser adaptado as quadras de outros esportes e salões. Um dos motivos da migração do campa para a quadra seria a escassez de campos de Futebol devido ao avanço da urbanização das cidades.

Em 1936 Roger Grain publicou na Revista de Educação Física nº 6 as normas e regulamentos para a prática do Futebol de Salão. Foi a primeira publicação sobre Futsal no Brasil que ajudou a disseminar o esporte pelo país.

As A.C.M.s (Associação Cristã de Moços) do Rio de Janeiro e de São Paulo foram as principais promotoras do Futsal no Brasil, fazendo com que o Esporte se torna-se cada vez mais conhecido e popular.

AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES NO BRASIL

Na década de 1940, com a popularização do Futsal, havia a necessidade de aperfeiçoamento e unificação das regras.

A boa estrutura das A.C.M.s foi importante para criação da primeira entidade do Futsal no Brasil, a Liga de Futebol de Salão do Departamento de Extensão da A.C.M., que foi a organizadora de uma campeonato aberto na cidade de São Paulo que contou com a participação de associações e Clubes recreativos.

A PRIMEIRA ENTIDADE OFICIAL DE FUTSAL NO BRASIL

Em 1954 foi fundada a primeira entidade oficial de Futsal no Brasil, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro.

Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão, que teve como seu primeiro presidente Habib Maphuz.

O PRIMEIRO LIVRO DE REGRAS DO FUTSAL

Em 1956 o mesmo Habib Maphuz foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, autor do primeiro livro de regras do Futsal editado no mundo.

PRIMEIRO CAMPEONATO NACIONAL DE FUTSAL

Em 1958 a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) fundou o Conselho Técnico de Futebol de Salão com as federações estaduais filiadas. A partir daí as regras foram novamente aperfeiçoadas e unificadas.

Em 1959 em São Paulo foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções de Futebol de Salão, a seleção do Rio de Janeiro foi a campeã.

A CRIAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA

Em setembro de 1969 o Brasil participou em Assunção no Paraguai da fundação da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão.

A CRIAÇÃO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

A FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) foi fundada no Brasil, 1971 em São Paulo. Além dos brasileiros havia representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Portugal. O primeiro presidente da FIFUSA foi o brasileiro João Havelange.

FUNDAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL

Finalmente em 1979 com o fim da CBD foi criada a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), que elegeu Aécio de Borba Vasconcelos como primeiro presidente.

O BRASIL NAS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE FUTSAL

A seleção brasileira de Futsal é maior vencedora títulos internacionais.

Em 1980 foi realizado o primeiro Pan-americano de Futebol de Salão no México, com a participação de Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos. O Brasil foi o vencedor desta competição.

Em 1982 a FIFUSA realizou o primeiro Campeonato Mundial de Futsal, em São Paulo/Brasil. O Brasil foi o primeiro campeão mundial de Futsal/Futebol de Salão, o torneio teve a participação de Brasil, Paraguai, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Colômbia, Uruguai, México, Itália, Holanda e Japão.

Em 1985 foi realizado o segundo mundial de Futebol de Salão na Espanha, novamente vencido pelo Brasil.

Já em 1988 o terceiro mundial de Futebol de Salão foi realizado em Austrália e vencido pelo Paraguai.

O BRASIL NA TRANSIÇÃO DO FUTEBOL DE SALÃO PARA O FUTSAL

Em 1989 a FIFUSA controlava o Futebol de Salão e a FIFA o Futebol de Cinco, a FIFA articulou fusão do Futebol de Salão com o Futebol de Cinco, dessa fusão surge o Futsal, agora controlado pela FIFA. A adesão da CBFS ao Futsal FIFA foi grande importância para o sucesso do Futsal.

O BRASIL VENCE A 1º COPA DO MUNDO DE FUTSAL FIFA

Ainda em 1989 foi realizado na Holanda a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A equipe brasileira do Bradesco foi autorizada pela CBFS a participar da competição e se tornou a campeã da 1º Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

A partir de 1992 as Copas do Mundo de FUTSAL organizadas pela FIFA passaram a ser realizadas de 4 em 4 anos.

O BRASIL NA HISTÓRIA DO FUTSAL

Sem dúvida o Brasil foi o principal desenvolvedor do Futsal no mundo, o aperfeiçoamento das regras e das técnicas desse esporte teve grande contribuição dos brasileiros.

HISTÓRIA DOS TÍTULOS MUNDIAIS DO BRASIL

História do Futsal no Brasil

  • 1882 – Brasil (FIFUSA)

  • 1885 – Brasil (FIFUSA)

  • 1989 – Brasil (FIFA)

  • 1992 – Brasil (FIFA)

  • 1996 – Brasil (FIFA)

  • 2008 – Brasil (FIFA)

  • 2012 – Brasil (FIFA)

VÍDEO: HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL

Assista ao vídeo do Canal Dicas Educação Física sobre a História do Futsal Completa.

  • 7
    Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

fourteen + 2 =