Regras para Goleiros de Futsal: recuo, goleiro linha, gol de goleiro

By | 12/02/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física



Introdução: Regras para Goleiros de Futsal

Trataremos nesse artigos sobre as regras para goleiros de Futsal, somente as regras relacionadas aos goleiros, de forma simples e sem complicação. Falaremos sobre substituição do goleiro, recuo de bola para o goleiro, se o goleiro pode fazer gol, regras para goleiro linha e as infrações cometidas pelos goleiros de Futsal.

Regras do futsal para Goleiros: Substituição

Qualquer jogador reserva pode substituir o goleiro, não é necessário avisar ao árbitro e nem que a partida seja parada para isso.

O Goleiro também poderá ser substituído por qualquer jogador da sua equipe que esteja em quadra, nesse caso, o árbitro deve ser avisado e a partida paralisada para que ocorra a substituição, além disso, o jogador de linha que for para o gol deve usar uma camisa da mesma cor usada pelos goleiros de sua equipe e manter o mesmo número na camisa com o qual foi relacionado.

Regras para Goleiros de Futsal: Cor do uniforme

A cor do uniforme do goleiro deve ser diferente do restante da sua equipe, da equipe adversária e dos árbitros. Em caso excepcionais, quando há uma impossibilidade, será permitido que o goleiro use uniforme da mesma cor que dos árbitros.

A camisa do goleiros de uma equipe também não pode ser da mesma cor da camisa do goleiro da equipe adversária.

Quando é utilizado o Goleiro Linha o uniforme do goleiros linha deve ser da mesma cor do uniforme usado pelos goleiros de sua equipe, mantendo apenas a sua numeração conforme foi relacionado antes da partida. Os goleiros, assim como os jogadores de linha, também devem ter sua numeração escrita no calção.

O Goleiro pode fazer gol no Futsal?

O Goleiro pode fazer gol no Futsal?Não será valido um gol feito pelo goleiro de um arremesso de meta ou outro arremesso realizado com as mãos, porém se após o arremesso a bola tocar em um outros jogador de linha, da sua equipe ou da equipe adversária ou mesmo no goleiro adversário o gol será válido.

Qualquer outro tipo de finalização realizada pelo goleiro que resultar em um gol, usando os pés, a cabeça ou qualquer parte do corpo que não seja as mãos ou os braços e antebraços, será considerado um gol válido.

Regras do Futsal para goleiro linha

Regras do Futsal para goleiro linha

As regras do Futsal para goleiros linhas são exatamente as mesma para o goleiro normal, ele terá que respeitar os 4 segundos de posse de bola na quadra de defesa, poderá tocar livremente na bola na quadra de ataque, não poderá fazer gols com as mãos, não poderá ter a bola devolvida para ele em sua quadra de defesa após ter tocado nela uma vez.

Caso o goleiro linha seja um jogador de linha, o processo de substituição também está descrito aqui nesse artigo.

Regras do Futsal para Goleiros: Faltas

Caso o goleiro ultrapasse o limite de sua área penal segurando a bola com as mãos e estando a bola em jogo, será marcado Tiro Livre Direto para equipe adversária.

Uma defesa parcial do goleiro não será considerada como primeiro toque na contagem de recuo de bola para o goleiro, dessa forma, os jogadores de sua equipe ainda poderão devolver a bola para o goleiro, mesmo adversário.

Recuo de Bola para o Goleiro no Futsal

  • O goleiro de Futsal não poderá tocar a bola com as mão dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de uma tiro lateral, de cando, tiro livre direto ou indireto.
  • Se um jogador de linha levantar a bola intencionalmente para devolve-a ao goleiro, e o goleiro tocar na bola com qualquer parte do corpo será marcado tiro livre indireto.
  • Se o goleiro receber a bola pela primeira vez na quadra de ataque e voltar para sua quadra de defesa com a bola, será considerado o primeiro toque e o árbitro abrirá a contagem de 4 segundos.
  • Após cobrar um arremesso de meta o goleiro não poderá receber a bola novamente na quadra de defesa, sem que ela tenha sido tocada por um jogador da equipe adversária.
  • Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocar na bola pela segunda vez, sem que a bola tenha sido tocada por um jogador adversário, será marcado tiro livre indireto se o toque foi realizado com qualquer parte do corpo que não seja as mão.
  • Uma defesa parcial do goleiro não é considerado como primeiro toque do goleiro
  • Já se a bola for tocada pela segunda vez pelo goleiro usando as mãos, será marcado tiro livre direto se o toque foi realizado fora da área penal e será marcado tiro livre indireto se o toque foi dentro da área penal, com o tiro sendo cobrado sobre a linha da área penal no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.

Regras do Futsal relacionas ao Goleiro

O Goleiro e os tiros livres sem barreira e penal

  • Se o goleiro se adiantar na cobrança do tiro livre sem barreira e a cobrança não resultar em um gol, o goleiro será penalizado com cartão amarelo e a cobrança repetida.
  • Se o goleiro se adiantar na cobrança do tiro penal e a cobrança não resultar em gol, a cobrança será repetida, mas o goleiro só será penalizado com cartão amarelo em caso de reincidência.
  • Se o goleiro se adiantar na cobrança do tiro livre sem barreira ou na cobrança do tiro penal, mas a cobrança resultar em gol, o gol será validado e o goleiro não será punido com cartão amarelo.
  • O goleiro reserva poderá substituir o goleiro titular em qualquer momento numa decisão por tiros penais.

O goleiro e o tiro lateral

Caso o goleiro efetue a cobrança de um tiro lateral, ele não poderá receber a bola novamente em sua meia quadra de defesa sem que ela tenha sido tocado por um jogador adversário.

O goleiro e a regra dos 4 segundos

O goleiro só poderá ficar com a bola sob seu domínio em sua quadra de defesa por no máximo 4 segundos.

Se o goleiro receber a bola pela primeira vez em sua quadra de ataque e resolver voltar para a quadra de defesa com a pose da bola, terá que respeitar a regra dos 4 segundos.

Tiro ou arremesso de meta do goleiro

  • O tiro ou arremesso de meta é atribuição exclusiva do goleiro de Futsal, nenhum outro jogador de linha poderá realizar a tarefa.
  • O goleiro terá 4 segundo para realizar o arremesso de meta, se ultrapassar esse tempo, será marcado um Tiro Livre Indireto para a equipe adversária, que será cobrado sobra a linha da área penal no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
  • Durante o arremesso de meta o goleiro não poderá ultrapassar a bola do limite da linha penal, podendo ultrapassar partes do corpo, porém nunca a bola.
  • Caso o goleiro erre a cobrança do Arremesso de Meta o árbitro mandaŕa repetir, porém a contagem dos 4 segundos recomeçará a partir dos segundos que já tinham sido contados na cobrança incorreta.
  • O goleiro não poderá efetuar o arremeto de meta para si próprio.
  • Se após um arremesso de meta a bola for devolvida para o goleiro em sua quadra de defesa por um jogador de sua equipe, sem que tenha tocado em um adversário, será marcado tiro livre indireto para equipe adversária.

Infográfico: 5 regras do Futsal para Goleiros

Clique na imagem para ampliar a visualização.

Infográfico Regras do Futsal para goleiros

Bônus: Vídeo treinamento para goleiros de Futsal

Veja o incrível treinamento de velocidade de reação mais chutes sem direção do canal Douglas Belusso.

  • 144
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =