História do Vôlei de Praia ☀ :)

By | 21/12/2017

Introdução: História do Vôlei de Praia

O saque parece desafiar o sol, mas quem brilha mesmo são os jogadores que conquistam ponto a ponto, e com belas jogadas, a torcida nas partidas de vôlei disputadas nas areias das praia pelo mundo. O vôlei de praia já é um esporte tradicional do Brasil e hoje vamos contar um pouco mais sobre a história do Vôlei de praia, um dos esportes mais práticados nas praia de todo mundo.

A Origem: onde e como surgiu o Vôlei de praia

O voleibol de praia teria surgido na década de 20 como lazer entre os frequentadores da praia de Santa Mônica, nos Estados Unidos. A adaptação do vôlei de quadra chegou ao Brasil em meados da década de 30 nas areias das praias do Rio de Janeiro, com a disputa dos primeiros torneios amadores em Copacabana e Ipanema.

A prática no país foi difundida por centenas de pessoas na orla marítima do Rio de Janeiro. A cidade foi palco, em 1986, da competição “Hollywood Volley“, evento que reuniu grandes jogadores internacionais para competir na areia e foi um marco para a popularização do vôlei de praia no mundo.

Vôlei de Praia como Esporte Profissional

Após o “Hollywood Volley”, o esporte conquistou a simpatia dos torcedores e um bom espaço na mídia. O vôlei de praia conquistou sua profissionalização pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) com a realização do primeiro campeonato mundial em 1987, nas areias da praia de Ipanema.

Em 1989 foi instituído o Circuito Mundial Masculino, mas apenas em 1992 apareceram as primeiras competições femininas, importante marco da história do Vôlei de praia.

Voleibol de Praia nos Jogos Olímpicos

Em 1996 o esporte ganhou, finalmente, seu status olímpico nos Jogos de Atlanta. As jogadoras brasileiras reinaram absolutas na primeira competição olímpica do esporte, onde as medalhas do vôlei de praia fizeram diferença para o quadro geral dos Jogos.

Jaqueline e Sandra ganharam o ouro, enquanto Mônica e Adriana conquistaram a prata. As duplas masculinas Zé Marco e Emanuel e Franco e Roberto Lopes não conseguiram medalha naquele ano e ficaram em nono lugar.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Tradição do Esporte no Brasil

De lá para cá, o vôlei de praia brasileiro despontou em todas as competições e hoje é um esporte de tradição que conquista várias medalhas e pódios para o país em campeonatos mundiais e olimpíadas.

O voleibol de praia é um esporte que proporciona lances de rara beleza, leva uma multidão de pessoas a assistir os jogos que também proporcionam uma exibição de talento, garra e superação física de muitos jogadores que saíram da quadra e se profissionalizaram também nas areias.

Leia também ⇒ História do Futebol de Praia

Entidades e Atletas do Vôlei de Praia

A FIVB atua junto à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), entidade responsável pelo esporte em território nacional, e também ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV).

A CBV conta com 21 federações filiadas e mais de 130 mil atletas profissionais de vôlei de quadra e praia. As competições e regras do vôlei de praia incluem circuitos nacionais e internacionais e jogos oficiais masculinos e femininos por faixa etária.

A História do Vôlei de Praia

Leia também ⇒ As Regras do Vôlei de Praia

Os Campeões Olímpicos de Vôlei de Praia

Campeões Olímpicos de Vôlei de Praia torneio feminino:

Atlanta 1996Brasil
Jaqueline Silva
Sandra Pires
Sydney 2000Austrália
Natalie Cook
Kerri Pottharst
Atenas 2004Estados Unidos
Kerri Walsh
Misty May
Pequim 2008Estados Unidos
Kerri Walsh
Misty May
Londres 2012Estados Unidos
Kerri Walsh
Misty May
Rio de Janeiro 2016Alemanha
Laura Ludwig
Kira Walkenhorst

Campeões olímpicos de Vôlei de Praia torneio masculino:

Atlanta 1996Estados Unidos
Karch Kiraly
Kent Steffes
Sydney 2000Estados Unidos
Dain Blanton
Eric Fonoimoana
Atenas 2004Brasil
Ricardo Santos
Emanuel Rego
Pequim 2008Estados Unidos
Todd Rogers
Phil Dalhausser
Londres 2012Alemanha
Julius Brink
Jonas Reckermann
Rio de Janeiro 2016Brasil
Alison Cerutti
Bruno Schmidt

  • 43
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 5 =