HISTÓRIA DA CAPOEIRA: COMO SURGIU A CAPOEIRA

By | April 13, 2019

INTRODUÇÃO: A HISTÓRIA DA CAPOEIRA

A Capoeira é o patrimônio vivo da cultura brasileira, ela é a primeira e genuína arte marcial brasileira. Criada pelos negros que foram escravizados e forçados a trabalhos pesados em terras tupiniquins, ela traz consigo a herança matriz do povo brasileiro.

Mas o que pouca gente sabe, é que a história da Capoeira vai além do que se vê hoje da capoeira nas academias de ginástica e que  se aprende em sala de aula. Por isso, este artigo reuniu os elementos fortes dessa arte que atravessou séculos e se espalhou pelo mundo como a Arte Marcial do Brasil. Acompanhe!

ORIGEM DA CAPOEIRA

Atualmente é difícil apontar uma origem oficial para a capoeira, o motivo nesta dificuldade vem de 1890 quando por ordem do então ministro da fazenda, Rui Barbosa, todos os documentos referentes a escravidão no Brasil foram, criminosamente, incinerados.

COMO SURGIU A CAPOEIRA

O surgimento da Capoeira está diretamente ligado aos desdobramentos da escravidão dos negros no Brasil, porém, a falta de documentação sobre esse período e a pouca pesquisa científica sobre os assunto nos leva apenas a inferir sobre uma série de correntes de possibilidades para os acontecimentos que levaram ao surgimento e popularização da capoeira.

Veja Também – Movimentos e Golpes de Capoeira

O fato é que a Capoeira surgiu através da mistura de diversas lutas, danças, rituais e instrumentos musicais vindos de várias partes da África. Mistura essa realizada em solo brasileiro, durante o regime de escravidão e usado pelos negros lutar compra opressão e seus opressores.

Veja Também – Regras da Capoeira: Principais Regras e Fundamentos da Capoeira

ONDE SURGIU A CAPOEIRA

Entre as mais aceitas correntes de pensamento podemos destacar a de que a capoeira surgiu inicialmente no Brasil, pois estudiosos apontam para o fato de que não existem evidências da existência da capoeira na áfrica e nem em outros países para onde negros foram levados.

Os estados brasileiros onde há muitos relatos sobre a Capoeira são a Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

A História da Caṕoeira

O QUE É CAPOEIRA?

A Capoeira por origem seria então uma forma de combinar as já tradicionais danças africanas com um novo aspecto marcial, uma luta com técnicas de ataque e defesa que mistura música, dança e golpes.

O SIGNIFICADO DO NOME “CAPOEIRA”

Mais tarde o nome “capoeira” viria a ser adotado graças ao costume dos escravos foragidos e quilombolas de atacarem seus opressores em regiões de mata rasteira ou de recente queimadas. Tais áreas eram então chamadas de “capoeira” e por isso esses negros eram chamados de “os Capoeiras” fazendo com que o nome ganhasse um significado maior e mais forte.

ESTILOS DE CAPOEIRA

Na história da capoeira, dois estilos ficaram muito evidentes em sua forma de jogo e em suas filosofias e vantagens de atuação. A Bahia onde a tradição da capoeira sempre teve raízes fortes, foi o berço para essa diferenciação.

A CAPOEIRA REGIONAL

A capoeira mais solta, jogada de maneira mais desprendida e com golpes altos, cadenciados por batidas mais enérgicas e um compasso mais acelerado do ponto de vista musical. Foi fomentada, ensinada e difundida por muitos mestres, mas um dos mais famosos sem dúvidas foi o mestre Bimba.

Para saber mais sobre a Capoeira Regional do Mestre Bimba acesse o artigo Capoeira Regional: História, Características e Golpes

A CAPOEIRA ANGOLA

Já a capoeira mais lenta com golpes introspectivos fechada e baseada em posições de defesa, contra ataque cadenciado por ritmo calculado e lento ficou conhecida como Angola, sendo esta divulgada e ensinada com ênfase pelo saudoso mestre Pastinha.

CAPOEIRA NO BRASIL HOJE

A história da capoeira no Brasil de hoje é objeto de estudo de muitas áreas do conhecimento. Pesquisadores de universidades querem testar as propriedades, capacidades e possibilidade de alterações fisiológicas. Além de quererem estudar as entidades de defesa da cultura e da valorização das raízes negras.

Um fato curioso sobre a capoeira na atualidade, é que ela foi adaptada a exercícios físicos em academias de ginástica. Hoje ela é uma atividade física que atrai muitas pessoas que querem emagrecer ou melhor sua aptidão física. A “capoeira localizada” e tantas outras adaptações começam a surgir em academias de ginástica com uma frequência cada vez maior.

Mas o fato é que a maioria dos grupos de capoeira ainda preservam as raízes e a ancestralidade. O que é fantástico! Sendo assim, a Capoeira é hoje uma ponte que liga nossa busca em fugir do sedentarismo, com uma rica história de luta dos nossos ancestrais.

DOCUMENTÁRIO SOBRE CAPOEIRA

Para complementar seus conhecimentos sobre a Capoeira, recomendamos que assista o Documentário abaixo:

CONCLUSÃO

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que tenha esclarecido a história da capoeira. Se você gostou do que leu no artigo, não perca tempo e venha jogar com a gente, boa sorte!

  • 50
    Shares

2 thoughts on “HISTÓRIA DA CAPOEIRA: COMO SURGIU A CAPOEIRA

  1. José Carlos de Oliveira

    Parabéns pelas publicações.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sixteen + nine =