Capacidades Físicas Básicas

By | dezembro 7, 2018

Capacidades Físicas: Quais são elas?

Você sabe quais são as capacidades físicas do organismo humano? Nossas habilidades de movimentar o corpo, de fazer atividades simples ou mais complexas, dependem da força, resistência e outros elementos que podem ser treinados ao longo dos anos. É através da capacidade física que podemos melhorar nossa saúde e o desempenho técnico nos esportes. Conheça mais sobre cada tipo de capacidade física em nosso artigo completo!

O que são as Capacidades Físicas?

As capacidades físicas são os atributos físicos treináveis no corpo humano. São qualidades ou condições internas de cada pessoa que podem ser trabalhadas por meio de treinamento e preparação para desenvolver determinada condição ou aptidão física.

Existem dois tipos de capacidades físicas: capacidades condicionantes, também conhecidas como condicionais, e capacidades coordenativas. Vamos explicar abaixo mais detalhadamente.

Leia também ⇒ Ética no Esporte

Capacidades Físicas Condicionantes

São as capacidades físicas básicas que dependem do metabolismo energético do organismo.

Força Muscular

A Força Muscular é Capacidade que um músculo específico ou um grupo muscular tem de produzir tensão para vencer a resistência. Permite deslocar objetos e pessoas ou o próprio corpo pela contração muscular. É subdividida em três formas:

  • Força Dinâmica ou Isotônica: envolve a força dos músculos em suportar movimentos repetidos ou o próprio peso do corpo. Também conhecida por força máxima ou pura.

  • Força Estática ou Isométrica: capacidade de produzir tensão muscular sem gerar movimento.

  • Força Explosiva ou Potência: capacidade de produzir o máximo de energia para realizar um movimento explosivo. Exemplo: saltar à distância.

Resistência Física

  • Capacidade de realizar um esforço contínuo por determinado tempo, suportando a fadiga e mantendo a qualidade do exercício. A resistência física pode ser:

  • Resistência Aeróbica: suportar por um longo período uma atividade física com equilíbrio fisiológico – capacidade cardiovascular e de oxigenação.

  • Resistência Anaeróbica: sustentar um esforço físico de alta intensidade pelo maior tempo possível. A absorção de oxigênio é melhor que seu consumo.

  • Resistência Muscular Localizada: realizar no maior tempo possível um movimento repetido com a mesma eficiência.

Flexibilidade

  • Capacidade de ampliar a extensão dos movimentos e a capacidade funcional das articulações. Depende também elasticidade muscular.

  • Flexibilidade Ativa: maior amplitude de movimento realizado pela contração muscular voluntária.

  • Flexibilidade Passiva: maior amplitude possível que seja possível alcançar com a ação de forças externas.

Velocidade

Tem relação com a capacidade muscular do corpo e coordenações neuromusculares. Permite realizar movimentos que constituem uma só ação, com intensidade máxima e no menor tempo possível. A Velocidade é uma Capacidade Física que pode ser classificada em três tipos:

Capacidades Físicas Coordenativas

São as capacidades de controle motor e de processos reguladores do sistema nervoso central do corpo. Ou seja, coordenam o sistema muscular e o sistema nervoso para resultar em determinado controle de movimento. As capacidades coordenativas são o alicerce para o domínio de movimentos técnicos.

  • Capacidade de Equilíbrio: sustentar uma posição do corpo contra a ação da gravidade.

  • Capacidade de Coordenação Motora: atividade psicomotora onde o indivíduo adquire a habilidade de melhorar aos poucos seus movimentos através da repetição de execução. Com o tempo, realiza o mesmo movimento com muito menos esforço.

  • Capacidade de Agilidade: habilidade de mover o corpo no espaço de forma eficiente.

  • Capacidade de Ritmo: sequência de movimentos de forma harmônica e equilibrada que se repetem várias vezes.

  • Capacidade de Descontração: capacidade neuromuscular que reduz a tensão na musculatura. Faz com que o indivíduo se recupere dos esforços físicos realizados ou descontraia grupos musculares desnecessários para a execução de algum movimento.

  • Capacidade de Orientação: capacidade de calcular a mudança do corpo em uma posição, para determinado objetivo no campo de ação. Exemplo: sacar uma bola alta em jogo de voleibol.

  • Capacidade de Reação: responder de forma rápida e objetiva, com uma ação motora, a um movimento ou sinal.

  • Capacidade de Diferenciação: capacidade de obter uma harmonia nos movimentos que geram maior precisão e economia de energia. Exemplo: remar.

  • Capacidade de Adaptação a variações: habilidade para se adaptar ao encontrar adversidades ou uma nova situação devido a condições externas, realizando o movimento de outra maneira.

As Qualidades Físicas é um dos conteúdos de Educação Física escolar que já caiu no ENEM. O vídeo abaixo fala sobre isso.

Capacidades Físicas x Habilidades Físicas

Quem não é da área de Educação Física pode confundir bastante esses dois termos: capacidades físicas e habilidades físicas. Mas vamos acabar com a dúvida e explicar a diferença entre eles.

As capacidades físicas são os aspectos do movimento determinados geneticamente ou hereditariamente. Ou seja, todos os seres humanos nascem com o potencial para desenvolver suas capacidades físicas. O limite máximo da potência do organismo pode variar de uma pessoa para outra.

Cada pessoa pode nascer com certa quantidade de força ou resistência, mas ninguém nasce com a habilidade de jogar futebol. É aqui que entram as habilidades físicas, que são os movimentos específicos aprendidos com o treinamento para alcançar determinado objetivo ou para certa finalidade.

O objetivo pode ser desenvolver tanto capacidades para atividades esportivas ou competitivas quanto para atividades diárias do cotidiano. As capacidades físicas são a base de todas as habilidades motoras. Alguns autores também consideram as capacidades físicas coordenativas como habilidades físicas.

As capacidades físicas são qualidades que cada pessoa possui em relação ao seu corpo e sua habilidade de movimentação. A prática de esportes e de outras atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde e permite que você possa desenvolver seu potencial.

Se você quer melhorar suas capacidades físicas e habilidades motoras, converse com um profissional de Educação Física. Ele poderá orientar os exercícios adequados para você aprimorar seu condicionamento físico.

  • 181
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =