Pular para o conteúdo

História do Futebol no Brasil

COMPARTILHE!

Introdução: História do Futebol no Brasil

Quem assiste aos jogos de futebol no Brasil e no mundo de hoje, certamente pensa que, pelas habilidades dos jogadores negros e afrodescendentes, a primeira bola que aqui chegou tenha sido chutada por um semelhante. Nesse post vamos faremos um resumo sobre a História do Futebol  no Brasil.

O Futebol Surgiu no Brasil?

Pode até pensar que o futebol tenha surgido no Brasil, dado o histórico de grandes jogadores que tivemos, especialmente, nos anos gloriosos do século XX. Mas, como você vai ver nesse post, a história do futebol no Brasil não foi bem assim.

Quem trouxe o futebol para o Brasil?

Não há contradição alguma quando se afirma que o responsável por introduzir esse esporte no Brasil foi um brasileiro de nome Charles William Miller, filho de pai escocês e mãe brasileira com descendência britânica.

Do Críquete ao Futebol

No final do século XIX, antes de Miller apresentar-nos a mais recente modalidade esportiva, era comum o jogo de críquete, também de origem inglesa. Mas, em 1894, o país conheceu o que viria a ser o seu principal esporte: o futebol.

Curiosidades sobre Charles Miller

Charles Miller, inclusive, é um nome muitíssimo conhecido pelos torcedores do São Paulo, pois foi ele quem fundou o São Paulo Athletic Clube em meados de 1894, quando passaram a surgir vários clubes desportivos e dedicados a este esporte. Mas somente em 1930 que o time de futebol foi criado.

Como o Futebol chegou ao Brasil

Miller aprendeu tudo sobre o futebol quando estudava em Southampton e fez parte da equipe atlética da Bannister Court School. Foi jogador, árbitro e até dirigente, o que o fez um dos maiores entusiastas da modalidade na época.

Então, de volta ao Brasil, Miller trouxe a novidade, bem aceita pela comunidade paulista. Mas, não era qualquer pessoa que podia ser jogador de futebol, pois o país ainda caminhava a passos lentos em seu processo pós-abolição.

História do Futebol no Brasil

Negros eram proibidos de jogar futebol

Sim, o Brasil ainda vivia à sombra do escravagismo e era um país onde o racismo tinha força o suficiente para determinar o que um negro ou um índio poderiam ou não fazer.

No início o Futebol era um esporte elitizado

Os jogos “oficiais”, principalmente, só eram permitidos a pessoas ligadas à aristocracia, aos burgueses ricos e que não fossem de pele escura. Se isso acontecia, era nos recantos escondidos das periferias.

Os Negros no Futebol Brasileiro

Somente a partir de 1920 que os negros passaram a integrar alguns times de futebol, com ênfase ao Vasco, que se uniu a equipes não-oficiais do subúrbio carioca a fim de possibilitar a inclusão de pessoas de baixa renda no esporte.

Os primeiros times de Futebol no Brasil

Nas primeiras décadas do séc. XX começaram a surgir os principais clubes de futebol:

  • América Mineiro (1912)

  • Avaí (1923)

  • Corinthians (1910)

  • Cruzeiro (1921)

  • Flamengo (1912)

  • Grêmio (1904)

  • São Paulo (1930)

  • Vasco (1915).

No entanto, os dois times de futebol mais antigos do Brasil ainda em atividade são o Sport Club Rio Grande, fundado em 1899 sob o nome de Sport Club Germânia, e o Ponte Preta (AAPP), fundado em 1900.

O Primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futebol

1914 é considerado o “ano oficial” do primeiro jogo da Seleção Brasileira, que venceu a Argentina na Copa Roca, num jogo amistoso e único, realizado no país vizinho. A Copa Roca teve sua última edição em 1970, quando foi substituída pelo Superclássico das Américas.

Aquele também foi o ano em que surgiu a instituição que viria, a partir de então, a ser a administradora da Seleção Brasileira, a Federação Brasileira de Sports (FBS), hoje conhecida como Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O primeiro presidente brasileiro a incentivar a prática do futebol foi Getúlio Vargas, já em sua primeira fase de governo, que começou em 1930. A partir desta época, foi que o esporte começou a ganhar força e público.

Como o Futebol se desenvolveu no Brasil?

Não se pode descartar o incentivo do governo Getúlio Vargas (1930-1945), que deu apoio irrestrito ao esporte, mas, principalmente, pelo interesse crescente dos brasileiros em jogar futebol.

Com o incessante surgimento de novos clubes desportivos e a introdução do futebol como sua principal atividade, a modalidade foi ganhando novos adeptos.

Os estádios começaram a ganhar um certo glamour, com a presença de famílias inteiras e interessadas em assistir aos espetáculos produzidos pelos jogadores, que driblavam uns aos outros com a bola em campo, na tentativa de fazer o gol.

A Primeira Copa do Mundo no Brasil

Em 1950, o brasileiro teve a chance de assistir em casa ao que viria ser o mais importante campeonato de futebol do mundo, a Copa do Mundo. Apesar da decepção com a final vitoriosa do Uruguai, o Brasil se tornaria um dos melhores times do mundo.

A partir de então, com regulamentações e fundamentos determinados, o futebol brasileiro ganhou notoriedade e força, não só aqui, como no resto do planeta.

Hoje, a Seleção Brasileira é a única que detém o título de Pentacampeã do Mundo, tendo participado de 21 edições e não ter ficado de fora de nenhuma.

Mais Conteúdos sobre Futebol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *