Pular para o conteúdo

Campo de Futebol Oficial: Tamanho e Medidas

o Tamanho do Campo de Futebol
COMPARTILHE!

Introdução: Campo de Futebol Oficial

Olá, Amigos! Vamos falar de Futebol, mais precisamente sobre o campo de Futebol oficial, seu tamanho, medidas e regras relacionadas, um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o campo de jogo do Futebol, tudo de acordo com o livro de regras da oficial da CBF.

Superfície de jogo

O campo de jogo deve ser de superfície totalmente natural ou, se o regulamento da competição permitir, de superfície totalmente não natural (grama artificial). Também, se o regulamento da competição permitir, o campo de jogo pode ser totalmente natural e artificial – sistema híbrido (Não pode haver uma zona do campo com grama natural e outra com grama não natural).

  • A cor das superfícies artificiais (grama sintética) deve ser verde.

A Marcação do Campo de Futebol

A Forma do Campo

O campo de jogo deve ser retangular e marcado com linhas contínuas que não podem constituir qualquer perigo. As linhas demarcatórias dos campos de grama natural podem ser feitas com grama artificial, desde que não constituam perigo.

  • As linhas são parte integrante das áreas que delimitam.

Linhas Laterais e Linhas de Fundo

As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta ou de fundo. O campo de jogo é dividido em duas metades (meio de campo) por uma linha de meio de campo (linha central) que une os pontos médios das linhas laterais.

O Centro do Campo de Futebol

O centro do campo é marcado com um ponto situado no meio da linha de meio de campo, em volta do qual é traçado um círculo com um raio de 9,15 metros.

O Tamanho das Linhas

Todas as linhas que marcam o campo de jogo devem ter a mesma largura e devem ter no máximo 12 centímetros. A linha de meta deve ter a mesma largura dos postes das metas e dos travessões.

Dimensões: qual tamanho do campo de Futebol?

O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de meta.

Comprimento (linhas laterais):

  • Mínimo: 90 metros
  • Máximo: 120 metros

Comprimento (linhas de meta):

  • Mínimo: 45 metros
  • Máximo: 90 metros

Dimensões para jogos internacionais

Comprimento (linhas laterais):

  • Mínimo: 100 metro
  • Máximo: 110 metros

Comprimento (linhas de meta):

  • Mínimo: 64 metros
  • Máximo: 75 metros

O Campo de Futebol Oficial

Os organizadores das competições podem determinar o comprimento da linha de meta e das linhas laterais dentro dos limites acima indicados.

Área de meta (pequena área)

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta (linha de fundo), a 5,50 m do interior de cada poste de meta. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do campo de jogo por 5,50 m e são unidas por uma linha paralela à linha de meta.

Área penal (grande área)

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta (linha de fundo), a 16,5 m do interior de cada poste de meta. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do campo de jogo por 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de meta.

Marca do Pênalti

Em cada área penal será feita a marca do tiro penal (pênalti) a 11,5 m da linha que une os dois postes da meta e deles equidistante.

No exterior de cada área penal (área de pênalti) é traçado um arco de círculo (meia lua da grande área) com 9,15 m de raio, tendo por centro a marca do tiro penal (pênalti).

Área de tiro de canto

A área de tiro de canto é marcada por um quarto de círculo com raio de 1 metro, a partir de cada bandeira de canto e no interior do campo.

Postes de bandeiras (Bandeirinhas)

Em cada canto do campo de jogo deve ser colocado um poste de bandeira (bandeirinha de escanteio), com 1,5 m no mínimo de altura, cuja ponta não pode ser pontiaguda e no qual devem ser colocadas bandeiras.

Postes e bandeiras também podem ser colocados no meio de campo, no mínimo a 1 m de distância das linhas laterais para fora do campo.

Área técnica (Banco de Reservas)

  • As áreas técnicas dos bancos de reservas podem se estender no máximo 1 m para cada lado dos assentos existentes e ficar no mínimo a 1 m de distância da linha lateral do campo;
  • Recomenda-se que se utilizem marcações para delimitar as áreas técnicas;
  • O número de pessoas autorizadas a utilizar as áreas técnicas deve ser definido no regulamento das competições;

Metas ou Traves

As metas ou traves são colocadas no centro de cada linha de meta e são constituídas por dois postes verticais equidistantes das bandeiras de canto e unidos na parte superior por uma barra transversal horizontal (travessão).

Os postes e a barra devem ser de material aprovado. Devem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não devem constituir qualquer perigo.

Qual Tamanho das Traves de Futebol?

A distância entre os dois postes é de 7,32 m e a distância da borda inferior da barra transversal ao chão é de 2,44 m.

Os postes da meta e a barra transversal devem ser de cor branca e devem ter a mesma largura e espessura, não devendo exceder os 12 cm.

Se a barra transversal partir ou for deslocada, o jogo deve ser interrompido até que seja reparada ou recolocada no seu lugar. Se não for possível reparar o travessão, o jogo deve ser encerrado. Não é permitido o emprego de uma corda ou de qualquer outro material flexível ou perigoso para substituir a trave. O jogo deve ser reiniciado com um bola ao chão.

Podem ser fixadas redes nas metas e no chão, por trás das metas , desde que sejam devidamente apoiadas e não interferiram nas ações dos goleiros.

Segurança

As metas (inclusive as móveis) devem ser fixadas ao chão de maneira segura

Publicidade comercial no Campo

É proibido qualquer tipo de publicidade comercial, real ou virtual, no campo de jogo de Futebol, no espaço delimitado pelas redes das metas, nas áreas técnicas e a menos de um metro das linhas delimitadoras do campo, desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo e até saírem para o intervalo e desde o momento em que regressam, após o intervalo, até ao final do jogo.

Em particular, é proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes de metas, postes e bandeiras de canto, onde nenhum tipo de equipamento (câmaras, microfones, etc.) pode ser fixado.

Além disso, a publicidade vertical deve situar-se no mínimo:

  • a 1 metro das linhas laterais do campo de jogo;
  • a mesma distância da linha de meta que seja igual à profundidade da rede da meta;
  • a 1 metro de distância da rede da meta.

Mais Conteúdos sobre Futebol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • 8 comentários em “Campo de Futebol Oficial: Tamanho e Medidas”

      1. Olá!
        Estádio Rungrado Primeiro de Maio, localizado em Pyongyang, na Coreia do Norte é o maior estádio do mundo, com uma excelente infraestrutura e acomodação para 150 mil torcedores.

      1. Olá, Grossmann!
        A área técnica pode se estender até 1 metro das laterais do banco de reservas e se estende até uma distância de 1 metro da linha lateral do campo.
        Um abraço,
        Prof. Marcio Costa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *